sexta-feira, 29 de abril de 2016

CATARINA PINHO LANÇA PRIMEIRO DISCO




















Catarina Pinho, cantautora lisboeta de fusão de música portuguesa com música do mundo,lança já na primeira semana de maio o seu primeiro registo de originais, intitulado “Da Raíz do Coração”, em formato físico.

O disco, lançado com o selo da Music In My Soul e disponível em edição digital desde o início de abril, foi masterizado nos míticos estúdios Abbey Road e antecedido pelos singles “O Bairro do 7” e “A Manhã”.

Nascida a 21 de setembro de 1982, em Lisboa, Catarina Pinho, despertou para a músic desde muito cedo. Aos 9 anos integrou pela primeira vez um grupo coral, e desde entã nunca mais deixou de estar ativamente envolvida na música.
 
Em 2002 foi convidada para integrar o Grupo Coral Gospel 100 Vozes, com o qual atuou com solista, em dezenas de Auditórios no continente e ilhas e nas mais prestigiadas sala da capital, Aula Magna, MEO Arena, Coliseu de Lisboa, entre dezenas de outras salas por todo o país.

Durante os dez anos seguintes, participou ainda nos coros Grupo Gospel de Lisboa, Fait Gospel Choir e Gospel Collective.
 
Em 2011, impulsionada por Tino Dias, tomou a decisão, há muito adiada, de compor  escrever o seus próprios temas. Assim, desta parceria que teve início em 2004, nasceu começou a tomar forma “Da Raíz Do Coração”.
 
A sua formação é bastante eclética tendo passado pelo canto clássico, jazz, gospel,  Alexandre Technique, com professores de craveira internacional como Manuela de Sá, Maria Anadon, Bárbara Lagido, Paula Sousa, Carlos Ançã, Gui Destino, entre outros. Atualmente, a par do seu trabalho como cantora e compositora, Catarina Pinho leciona a disciplina de canto, em reconhecidas escolas do concelho de Oeiras e Cascais, onde se mantém muito próxima da nova geração de músicos, partilhando a paixão pela música com crianças, jovens e adultos, o que lhe dá enorme prazer e imensa alegria.
 
No seu primeiro disco Catarina Pinho apresenta uma mescla das suas muitas influências musicais que se fundem numa voz repleta de Fado e de emoção. As escolhas instrumentais revelam uma predominância acústica que remete para a música tradicional portuguesa, com laivos de contemporaneidade, num flirt assumido com o jazz. “Da Raíz do Coração” leva-nos até à encruzilhada onde tantas influências são percorridas, se encontram e se voltam a
perder...
 
Na voz, Catarina traz a esperança de viver das melodias que canta e abraça a sua herança, as suas raízes e o seu país, como um tesouro que lhe foi, um dia, confiado. Traz as estórias que os seus avós contavam, as lembranças de uma família humilde e turbulenta, as memórias da vida entre os invernos no subúrbio, e os verões no campo. Em cada tema, existe a vontade profunda de partilhar com o ouvinte a incessante felicidade que a música e a vida lhe dá… Com as palavras que escreveu, anseia falar ao coração de quem as ouça e repeti-las vezes sem fim, seduzir como foi um dia seduzida pelos poetas e pelas canções.
 

Sem comentários: