quinta-feira, 14 de julho de 2016

BATIDA NO SBSR














“Batida é Pedro Coquenão e Pedro Coquenão é Batida. Há momentos em que é Pedro Coquenão sozinho em frente a multidões. E há outros em que Batida é um corpo mutante, com músicos, imagens e gente que canta e dança mascarada em palco." (Rui Miguel Abreu in Blitz 2015 )

No sábado será o Pedro e a sua Lata de óleo costumizada num espetáculo baptizado de: “Uma Lata DJ Set”:

“Tentei escolher o nome mais literal e auto explicativo possível, para não enganar ninguém. Não é um concerto. Nesta noite, sou um DJ com uma lata. A mesma que uso nos meus shows como instrumento, desta vez vai servir para misturar temas favoritos e brincar com alguns dos meus próprios temas e remisturas. Vai ser a primeira vez que me apresento assim. Sendo que habitualmente gosto de me fazer bem acompanhado e como tenho uma grande dificuldade em separar a palavra música da palavra dança, acho que não preciso de me explicar mais. Há que manter um certo mistério nestas coisas. Já disse que é a primeira vez que me apresento assim?”
Pedro Coquenão

Como já dissemos ao início, os seus DJ Sets são raros, mas este mês começou com um em Nairobi, no Quénia, onde se fez acompanhar por um bailarino local, hoje viaja para Madrid para outro no CA2M, o Museu de arte Contemporânea de Madrid, acompanhado de uma bailarina, e no mês passado fez a sua quinta passagem pelo Boiler Room, com um DJ Set dançado do princípio ao fim por alguns dos seus bailarinos preferidos, depois de se ter estreado em 2014 como o primeiro Angolano e Português a protagonizar uma das sessões da sala de espetáculos itinerante mais conhecida do mundo.

Voltando ao Rui Miguel Abreu e ao ano passado, dizia assim noutra cronica: “Pedro Coquenão é como o Homem Aranha e entende que grande poder implica grande responsabilidade. O poder que Pedro convoca com Batida é o que lhe é oferecido sempre que conquista espaço num palco - e têm sido muitos e muito internacionais e cada vez maiores. Batida tem um poder enorme, mas tem igualmente consciência plena da sua responsabilidade. A arte é, afinal de contas, um motor para mudar o mundo.”

No seu palco nunca faltaram as referências a desigualdades e atropelos à liberdade, especialmente na sociedade Angolana, o país onde nasceu. Desde dia 20 de Junho de 2015 não têm faltado as menções ao processo dos 17 Ativistas presos em Angola por terem sido “apanhados” a estudar o livro escrito por Domingos da Cruz, inspirado no premiado “Da Ditadura à Democracia” de Gene Sharp. Atualmente em Liberdade Provisória, aguardando a decisão do recurso à sua condenação no passado dia 28 de Março, correm já boatos de que podem ser amnistiados ainda este mês. Seriam inocentes amnistiados!?

BATIDA TOUR 2016

JULHO
14 - Batida DJ Set - Picnic Sessions - Madrid, ES
16 - Batida "Uma Lata" DJ Set - Super Bock Super Rock - Lisboa, PT
17 - Barbican Walthamstow Garden Party - Londres, UK

21 - Konono Nº 1 Meets Batida - Pirineos Sur - Lanuza, ES
22 - Music I Lejet Festival - Tisvildeleje, DK
29 - Konono N 1 Meets Batida - FMM Sines, PT



AGOSTO

14 - Summerstage Festival - Central Park - Nova Iorque, USA
19 - Afro Banana Festival - Lanarca, CY

SETEMBRO
2 - Kerveguen - Ilha Reunião, RE
3 - St Pierre - Ilha Reunião, RE
17 - Festival Boreal - Tenerife, ES
24 - Konono Nº 1 Meets Batida - Festival Île de France - Paris, FR
 

Sem comentários: