quarta-feira, 10 de agosto de 2016

SOL DA CAPARICA












O Sol da Caparica já está montado e aguarda por ti!

É já amanhã, dia 11 de Agosto, que arranca a edição 2016 d'O Sol da Caparica, quatro dias de animação, surf e muita música que não vai estar só em cima do palco!

30 ANOS DE MÚSICA PORTUGUESA COM ZÉ PINHEIRO

Zé Pinheiro é um dos mais importantes realizadores portugueses que tem uma longuíssima carreira de três décadas ligada à música portuguesa: fez o mítico Pop Off para a RTP, realizou dezenas e dezenas de videoclipes para as mais importantes bandas nacionais, dos Mão Morta aos Madredeus, e assinou importantes documentários como, por exemplo, Brava Dança, sobre os Heróis do Mar. É ele o fio condutor desta mostra de vídeos que é afinal de contas um retrato de 30 agitados e muito criativos anos de música nacional. A iniciativa “30 anos da Música Portuguesa por Zé Pinheiro” poderá ser visionada no ecrã da área Lounge Floresta!
Dançando na Caparica!

Música e dança são artes irmãs. Uma não existe sem a outra! E o Sol da Caparica pretende celebrar essa aliança na edição 2016 com um palco dedicado, por onde vão passar entre dia 11, 12 e 13, uma série de formações que traduzem em movimento toda a energia que a música contemporânea transmite. As presenças das várias disciplinas dentro do espectro da nova dança,do Krump ao Kuduru do Hip Hop ao Afro-House!

DEBAIXO DA LÍNGUA: DISCUTIR O PORTUGUÊS NO CONTEXTO DA MÚSICA

Dois mil e dezasseis traz a segunda edição da série de livros Debaixo da Língua. Para este novo volume de conversas coordenadas por Rui Miguel Abreu foram convocados Adolfo Luxúria Canibal, Ana Moura, António Avelar de Pinho, Boss AC, Carlos Tê, David Fonseca, Emicida, Márcia, Pedro Ayres de Magalhães, Rui Reininho, Valter Hugo Mãe e Xandão dos brasileiros O Rappa. E tudo se discute aqui: o português e o inglês, o "brasileiro" e o que nos chega de África, o som e o sentido, as letras e a poesia, como nasce, como se trabalha e como cresce este nosso idioma quando é cantado.
O novo livro Debaixo da Língua, editado uma vez mais pela Câmara Municipal de Almada, resultado de uma encomenda d'O Sol da Caparica, será apresentado no decorrer do festival e inspira uma série de informais conversas a terem lugar no recinto no stand Debaixo da Língua em que participarão artistas como Aline Frazão, Miguel Araújo ou a Ala dos Namorados.

Sem comentários: