sexta-feira, 30 de setembro de 2016

EXPERIMENTACULO APRESENTA













Assinala-se amanhã, dia 1 de Outubro, o Dia Mundial da Música. E em Setúbal, essa celebração estende-se a todo o mês, com vários espectáculos e iniciativas. A Experimentáculo, desde o seu início, que não deixa também passar a efeméride em claro e este ano volta a não ser excepção.

Assim, Outubro vai ser um mês em cheio para a Experimentáculo no que diz respeito a concertos. Tio Rex vai dar três concertos, em três espaços diferentes, em três dias seguidos, cada um dedicado a um dos seus discos, todos eles com o selo da Experimentáculo Records. Logo a seguir, promovemos o encontro entre dois nomes maiores da música exploratória, Emídio Buchinho e o francês Justin Lépany. E no final, recebemos a visita de Lourenço Crespo, cantautor maior da nova vaga da música portuguesa.

Paralelamente a isto, há ainda o regresso do Clube de Cinema de Setúbal à Casa da Cultura, numa parceria com o Cinema Cá em Casa, que neste primeiro mês dedica a sua programação à..., exacto, adivinharam, à música!

DIA 21, 22 e 23
Club Setubalense, Capricho Setubalense e Casa da Avenida

Tio Rex
É o encerrar de um ciclo: o nosso cantautor favorito setubalense dá três concertos em três dias, cada um dedicado a um dos seus álbuns, todos eles com o selo da Experimentáculo Records - "Preaching to a Choir of Friends and Family", "5 Monstros" e "Ensaio sobre a Harmonia". Não é uma despedida, mas um até já, até porque muito em breve há por aí disco(s) novo(s). Estes concertos trazem muitos amigos convidados, surpresas e, quem sabe, um outro pé de dança.

DIA 24
Casa da Avenida

Justin Lépany + Emídio Buchinho
Em Outubro celebramos a Música e os encontros que isso possibilita. É o caso deste concerto, que junta o francês Justin Lépany a Emídio Buchinho. Lépany é um compositor e musicólogo com uma carreira internacional de respeito, especialmente na área da improvisação mais livre. Em 2014, a sua composição "Ringing Peace" foi inclusive premiada durante a cerimónia do prémio Nobel da Paz. Habituado a colaborar com vários nomes do experimentalismo, como Frantz Loriot ou Mia Zabelka, Justin Lépany vai estar em digressão por Portugal, onde vai encontrar Emídio Buchinho, um dos nomes maiores da música exploratória portuguesa

DIA 29
Casa da Cultura

Lourenço Crespo
Memorizem este nome: Lourenço Crespo! Já o fizeram? Outra vezz: Lourenço Cerspo. É que, se o mundo for um local justo, este é um nome que muito em breve entrará no léxico da música pop nacional. O Público descreveu o seu disco de estreia, "Nove Canções", como um monumento pop e a coisa não é para menos. Vindo da família da Cafetra, que tem contribuido muito para o novo cancioneiro nacional, Lourenço Crespo estreia-se em palcos setubalenses, com a sua música que tanto deve a B Fachada como a Sérgio Godinho ou a Adriano Correia de Oliveira.

Sem comentários: