terça-feira, 11 de outubro de 2016

CAPITÃO CAPITÃO COM DISCO NA CALHA




















Capitão Capitão lança disco de estreia, "32" (ed. Blitz Records), no final do mês

​Capitão Capitão é o pseudónimo musical de J.P. Mendes. Depois de se estrear com um EP, onde se incluía o tema “O Lugar” (Novos Talentos FNAC 2012), seguido de “II”, segundo EP produzido e gravado por Bernardo Barata (Diabo na Cruz) e José de Castro, este duplo capitão lança a dia 28 de Outubro pela Blitz Records (parceria entre a Blitz e a Sony Music) o primeiro disco de longa duração, “32”. O concerto oficial de apresentação acontecerá no Musicbox Lisboa no dia 20 de Outubro, às 22h00 (evento Facebook aqui).

A capa serve de mote para o título do disco. Retirada de um quadro de Bernardo Simões Correia, a imagem é o resultado da justaposição de dois retratos fotográficos de duas gerações separadas num espaço de 32 anos. Pai e filho. Se há uma razão para tudo, “Sessenta & Quatro” (ver vídeo em baixo), tema póstumo de um alinhamento de dez canções, serviu de single de apresentação para este disco. Como quem fala com pouco para tentar dizer tudo, a repetição continua a dominar a palavra. Em termos sonoros abre-se um espaço mais rigoroso para os teclados enquanto as guitarras seguem um espaço já trilhado no segundo EP.

“32” foi co-produzido por J.P. Mendes em parceria com João Gil (Vitorino Voador/Diabo na Cruz/You Can’t Win, Charlie Brown). Sendo J.P. Mendes responsável pelas composições e interpretações dos temas, este disco conta ainda com a participação de António Vasconcelos Dias (Tape Junk/Benjamim/Golden Slumbers) na bateria, de Salvador Carvalho (Trêsporcento) e Luís Nunes (Benjamim) nos baixos e João Gil nos teclados e baixos. A mistura e a masterização foram conduzidas por Luís Nunes.

Os bilhetes para o concerto de apresentação no Musicbox Lisboa custam 5 € e 10 € (com direito a disco; sendo esta promoção limitada a 32 bilhetes) e podem ser comprados no local, na Bilheteira Online e nos locais habituais. Antes, Capitão Capitão estará na Casa do Livro no Porto (13 de Outubro) e no Club de Vila Real (15 de Outubro). Tem ainda, no Porto, showcases agendados na FNAC de Santa Catarina (14 de Outubro), na FNAC NorteShopping (14 de Outubro) e na FNAC do Mar Shopping (15 de Outubro). Ao vivo, J.P. Mendes (voz e guitarras) será acompanhado por Nuno Lucas no baixo, António Vasconcelos Dias na bateria e Zé Guilherme Vasconcelos Dias nas teclas.​

Sem comentários: