sábado, 8 de outubro de 2016

FADO EM SEVILHA




















A 2.ª edição do Festival de Fado, em Sevilha, no sul de Espanha, realiza-se no Teatro Lope de Vega, nos dias 08 de outubro, 30 de novembro e 10 de dezembro, foi hoje divulgado.

António Zambujo abre o festival, no dia 08 de outubro, seguindo-se Ana Moura e Cristina Branco, respetivamente em novembro e dezembro.

Além da capital andaluza, o Festival de Fado já conta com edições em Madrid, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Fado e Outras Músicas” é o tema do certame este ano, que “contará com uma programação alargada que terá lugar no Consulado de Portugal, e que inclui projeções de filmes e conferências com a temática do fado, assim como a exposição ‘Estar com Paredes’, que permanecerá aberta até ao final do festival, dia 10 de dezembro”, anunciou a organização.

No que diz respeito às conferências, estas estarão a cargo de Rodrigo Costa Félix, “um dos mais importantes fadistas da sua geração”. E ao painel junta-se a conferência de Rui Vieira Nery sobre os “Inventores e reinventores do Fado”.

Em exibição estarão os filmes “Movimentos perpétuos” (2006), de Edgar Pêra, um documentário dividido em 17 “movimentos” que revela através de música e testemunhos uma homenagem à vida e obra do músico Carlos Paredes, e “Mísia a voz do fado” (2003), de Carmen Castillo, um retrato da carreira da fadista.

Sem comentários: