quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CAPICUA NO GRANDE AUDITÓRIO DO CCB














“José Afonso, Fausto, Zé Mário Branco, Sérgio Godinho fizeram com que, na minha concepção de música, a palavra fosse sempre indissociável. Não só do ponto de vista estético (no seu protagonismo e inventividade), mas sobretudo enquanto veículo de mensagem, enquanto discurso e (porque não?) enquanto posicionamento. Talvez por isso, tenha encontrado no Hip Hop (anos mais tarde) um sentido de identificação, uma familiaridade.”

Capicua in Visão

No princípio era a palavra. É fácil de perceber. Tal é o cuidado com que ela é usada, a certeza com que é escolhida. E isto já todos sabemos. Ou não fosse a dimensão literária das suas rimas aquilo que mais a distingue. Sejamos francos, aquilo que a trouxe até aqui.

Mas a sua música, o seu peso num movimento que já ultrapassou, há muito, as suas barreiras geracionais é muito mais do que, só e apenas, a palavra.

Nos seus dois discos de originais é evidente o seu sentimento de pertença a essa forma particular de entender a música que nos foi trazida pelo Hip Hop. O fascínio pelo poder que um ou dois samples certeiros, acompanhados por um assertivo boom bap, podem ter. É essa força que lhe motiva a palavra, que a conduz em direção à luz ou à sombra, à intervenção ou à confissão, à contemplação ou ao divertimento.

Penso até que é esse respeito pela essência original desta música que a levou a escolher apresentar-se, em palco, com uma formação que faz justiça à grande revolução operada por Kool Herc, quando transformou os gira-discos, até aí veículos de consumo, em instrumentos de criação e experimentação. É uma espécie de statement. Mesmo quando desafiada a dar outra vida às suas canções, através de abordagens mais convencionais, com os They’re Heading West ou com Mistah Isaac, volta sempre, orgulhosamente, à casa partida. E fá-lo por amor, não por qualquer tipo de ortodoxia.

Uma música que nasceu como nasceu o Hip Hop, pode ser tudo menos dogmática, por muito que o comportamento de algumas das figuras que a alimentam possa denotar o contrário. Só uma mente completamente aberta e uma insaciável vontade de quebrar barreiras poderiam estar na sua génese. E, mais uma vez, é isso que Capicua se propõe fazer, sem que isso signifique desviar-se, um milímetro que seja, das suas convicções.

Por isso convidou Sérgio Alves (teclados), Luis Montenegro (baixo, guitarra e sintetizadores) e Ricardo Coelho (bateria) a juntarem-se ao seu núcleo duro, D-One e Virtus nos pratos e nas programações e M7 nos raps. Tentar levar mais longe a sua relação com uma linguagem musical que ama, acrescentando-lhe uma dimensão extra, sem nunca a desvirtuar, será o seu objectivo. Porque se nas suas canções no princípio é a palavra, no Hip Hop é o sample.

Conhecendo, tão bem, a sua exigência quase obsessiva, o seu controlador cuidado com o pormenor e forma doentiamente coerente com que constrói o seu discurso, prevejo um concerto daqueles que fazem questão de nos acompanhar, durante muito, muito tempo.

Pedro Tenreiro
Porto, Novembro de 2016

LISBOA - CCB - 02 DEZEMBRO
Grande Auditório – 21horas

PREÇO DOS BILHETES
1ª plateia: 15€
2ª plateia: 15€
Laterais: 10€
Mobilidade Condicionada: 10€
Camarotes centrais: 15€
Camarotes laterais: 15 € 1º Balcão: 12,5€
Balcões laterais: 10€
2º Balcão: 7,5€
Galerias: 5,0€

COMPRE ONLINE
TICKETLINE


LOCAIS DE VENDA
Bilheteira CCB,www.ticketline.sapo.pt – reservas/info: Ligue 1820 ( 24h ) e a partir do estrangeiro ligue + 351 217941400, FNAC, Worten, El Corte Inglês, C.C.Dolce Vita, Casino Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Agências Abreu, A.B.E.P., MMMticket e C.C.Mundicente, Fórum Aveiro, U-Ticktline, TimeOUt Mecado da Ribeira, Shopping Cidade do Ponto, Lojas NOTE, SuperCor-Supermercados e ASK ME Lisboa.

Descontos
25% para menores de 30 anos e maiores de 65 (em toda a sala exceto 1ª plateia)
20% para grupos de mais 10 pessoas
30% para aquisição, só no dia do mercado
50% para titulares do cartão Público (na aquisição do 2ª bilhete)
10% para titulares do cartão FNAC (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
25% para clientes da CP, após averiguação dos Bilhetes CP (para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
50% para desempregados, contra apresentação de comprovativo do IEFP (válido no Grande Auditório e Pequeno Auditório, para bilhetes adquiridos nos postos de atendimento)
50% para bilhetes de última hora, a partir das 15h00 do próprio dia do espetáculo
5€ para profissionais da área do espetáculo, estudantes (este desconto só se aplica a espetáculos de produção CCB adquiridos na Bilheteira CCB, e tem um número limitado de bilhetes)
Desconto Cartão Amigo CCB

Assinatura CCBEAT
Desconto cumulativo com a apresentação dos bilhetes anteriores.
Levante o seu cartão na bilheteira do CCB quando comprar o 1.º bilhete para um dos concertos CCBeat

Sem comentários: