quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

NO GNRATION EM BRAGA




















Do deserto da Califórnia a Braga. The Legendary Tigerman apresenta How to Become Nothing este sábado.
How To Become Nothing junta o músico The Legendary Tigerman, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa roadtrip pelo deserto da Califórnia. Resultado da viagem origina filme musicado ao vivo, exposição otográfica e um disco a lançar em setembro.

Um falso diário em super8 e fotografia, com textos de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), fruto de três visões sobre a viagem de um homem que, mais do que desaparecer, procura chegar a nada, procura ser nada. How To Become Nothing junta o músico The Legendary Tigerman, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa roadtrip pelo deserto da Califórnia.

O roadmovie em formato filme-concerto, com banda sonora ao vivo de The Legendary Tigerman e manipulação de imagens em tempo real de Pedro Maia, chega este sábado a Braga para uma das primeiras apresentações nacionais. O filme foi gravado durante a sua estadia recente nos Estados Unidos, na companhia da fotógrafa Rita Lino e do realizador Pedro Maia, durante a qual gravou o seu novo álbum, com data de lançamento marcada para setembro.

Para além do filme-concerto, a ter palco pelas 22:30 de sábado, o gnration receberá ainda a exposição fotográfica resultante da viagem. Um conjunto de fotografias da fotógrafa portuguesa Rita Lino estará exposto até 18 de fevereiro, na galeria gnration, com entrada gratuita. The Legendary Tigerman é o alter-ego de Paulo Furtado, multifacetado artista de Coimbra. Inspirado no velho formato de “one-man-band”, nascido nas margens do Delta do Mississipi, o músico transporta este conceito para o Século XXI, com uma estética muito particular.

Pedro Maia trabalha principalmente em torno do conceito de “Analogue Cinema”, explorando a potencialidade do próprio meio, expandindo a estética e “herança” técnica do trabalho em película de 16mm e 8mm. Rita Lino tem vindo a desenvolver série de fotografias que exploram uma “obsessão natural” com o “eu”, um contínuo “trabalho em progresso”, que usa o autorretrato e o corpo como matéria primária para ser recriado e exorcizado. Ainda este trimestre, o gnration receberá os norte-americanos Xiu Xiu (8 fev), a musicar o filme de terror Under the Blossoming Cherry Trees, o português Duquesa (25 fev), que apresentará o novo disco Norte Litoral, Pedro Tudela e Miguel Carvalhais sob @c (3 mar), a estrear Lâminas, e The Field, Photonz e Consórcio na gnration club night (25 mar), numa noite dedicada à música das pistas de dança.

HOW TO BECOME NOTHING

por The Legendary Tigerman, Rita Lino e Pedro Maia
4 fevereiro, sábado
Blackbox e galeria gnration
Filme-concerto: 22:30 - 7 euros

Exposição – inauguração: 21:30 - gratuito

Os bilhetes podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Sem comentários: