sexta-feira, 17 de março de 2017

10 ANOS DE BATIDA
















Depois de ter começado o ano com um show em Nova Iorque, a apresentação do The Almost Perfect DJ e a celebração dos 10 anos com um Rádio DJ Set.

Faixa escondida: há um novo vídeo com Konono Nº1!

“Batida é Pedro Coquenão e Pedro Coquenão é Batida”, dizia há um par de anos Rui Miguel Abreu num artigo que escreveu para a Blitz. Mas há 10 anos, Batida era apenas o nome de um programa de rádio que o Pedro emitia na Antena 3, onde partilhava as novidades da música Afrotrónica. Desde então, Batida, mais do que um alter ego, passou a ser nome do universo artístico de Pedro Coquenão, onde o centro é a música, com discos editados cá e fora daqui, remisturas para artistas favoritos, espectáculos em centenas de palcos, também por todo o mundo, onde para além da música há outras artes, e há uma procura de reconstrução/desconstrução da sua memória, das suas vivências e interações.

MUDANÇAS: RESIDÊNCIA NO VILLAGE UNDERGROUND

Neste ano Batida deixa a sua garagem na zona da Ajuda e muda-se para debaixo da ponte em Alcântara, no Village Underground, com o seu Candongueiro, que já lá está, e um contentor marítimo que irá chegar em breve, ao contrário de um que se perdeu para sempre, com alguns dos pertences da sua família, na altura recém chegada de Angola.

Será neste novo espaço vazio que vai desenvolver as suas novas ideias ao longo dos próximos meses. As mudanças já começaram, havemos de ter mais novidades em breve!

BATIDA: 2007-17 RADIO DJ SET
“BATIDA: o estado do grave no planeta!”

Na passada sexta-feira, dia 10 de Março, no Clube da Antena 3, no Lisboa Dance Fest, Batida recuou e recriou o começo de tudo, numa emissão especial feita para a pista de dança.

Uma performance que implicou a recolha de rádios, que durante 1h30 receberam um Radio DJ Set, sintonizável apenas naquele dia e aquela hora em 88.4 FM. Não foi gravado “e não vai estar disponível On Demand e cenas”. Esta emissão provocou uma longa fila à porta do Clube da Antena 3. Aqui fica um pequeno resumo dessa noite:
 


YAMBADI MAMA”: UM DOS TEMAS DE KONONO Nº1 MEETS BATIDA AGORA COM VÍDEO
Não se devem assumir preferências num disco que fazemos. Pode dar a ideia de que as outras músicas não são tão boas. Esta é a minha favorita do disco com Konono n°1. E o vídeo também.” d;^/Foi assim que Pedro Coquenão partilhou nas redes sociais, a notícia da estreia do vídeo de um dos temas que fez com os Konono Nº1 para o disco que gravaram juntos na sua garagem em 2015. Foi realizado por Catarina Limão, estreou em exclusivo esta terça-feira na versão online da revista Les Inrockuptibles, e pode ser visto aqui: 
 
 
THE ALMOST PERFECT DJ

Em Setembro do ano passado, Batida foi convidado para fazer parte do alinhamento da primeira edição do Festival Iminente, com curadoria do artista plástico Vhils.

Desafiado pela componente experimental do festival, criou uma peça à qual, mais tarde, viria a dar o nome de: The Almost Perfect DJ.

Meses mais tarde, já em Janeiro deste ano, esta nova performance foi apresentada no Eurosonic, na sua terceira passagem pelo festival, que este ano tinha Portugal como Country Focus, no qual foi embaixador e orador numa conferência sobre a música Portuguesa ao lado de David Ferreira (Ex-EMI/Valentim de Carvalho) e Márcio Laranjeira da Lovers and Lollypops.

No próximo dia 1 de Abril Batida apresenta: The Almost Perfect DJ na edição de 2017 do TEDx Oporto.

Sem comentários: