terça-feira, 21 de março de 2017

4.º ANIVERSÁRIO DO SABOTAGE








O que desde 1999 foi uma das mais activas distribuidoras de discos independente em Portugal, é desde 2013 um club de Rock´n´Roll. José Maria Sousa e Ana Paula Flores, parceiros desta aventura, contornaram as dificuldades da queda do mercado discográfico com o realizar de um sonho, o da abertura dum clube de Rock´n´Roll, equipado com um excelente PA, onde artistas nacionais e internacionais pudessem ter as melhores condições para apresentar ao público os seus trabalhos.

Falar de Sabotage implica falar da Zounds, editora e promotora de eventos. Ambas as empresas dedicavam a sua actividade à música através da representação e distribuição de editoras nacionais e internacionais em Portugal. Da edição discográfica de artistas nacionais à produção de eventos, ao longo dos anos revelou grandes músicos e bandas ao público português como: The Black Angels, Eagles of Death Metal, Bon Iver, Swans, Michael Gira, Calexico, Explosions in the Sky, Dirtbombs, Devendra Banhart, Cocorosie, Mike Patton, Melvins, Sunn O))), Black Mountain, TV on Radio, Lula Pena, Glass Candy, Jonh Fahey, entre muitos outros. Representaram em Portugal editoras como a Soul Jazz Records, Young God Records, In The Red, Touch and Go, Sonic Youth Records, Secretly Canadian, Soundway, Strut, Ipecac, K Records, DFA Records, Suicide Squeze, Temporary Residence, Asthmatic Kitty, Takoma, Vengeance Records, Dischord, Italians do it Better, Light in the Attic, Ba Da Bing!, Durtro / Jnana, Badman, Web of Mimicry, ATP Recordings e uma série de outras editoras do universe independente.

Com o aparecimento da era digital e a consequente queda do mercado dos discos, o sonho do club de rock´n´Roll começou a ganhar forma e torna-se uma necessidade. A vontade de continuar a ser parte activa na divulgação de novos projectos evou à criação do Sabotage Rock’n’Roll Club, um clube que veio preencher uma lacuna em Lisboa, a da não existência dum espaço com uma programação semanal e regular de eventos, dedicado ao Rock’n’Roll e às suas mais variadas vertentes, no espírito dos míticos Rock Rendez-Vous e CGBG. Há até quem diga “Quando se quer ter uma experiência a la New York, vai-se ao Sabotage” – Vítor Rua.

Com uma direcção artística virada para as raízes e ramificações do Rock´n´Roll, a aposta tem passado por nomes emergentes não só do panorama musical nacional, mas também internacional, colocando o Sabotage em diversas rotas de digressões.

O clube oferece ao público a possibilidade de experienciar concertos num espaço intimista, onde se pode não só sentir o som, mas também as vibrações dos seus intervenientes de bandas já conceituadas do público lisboeta. De Mão Morta a Pop Dell´Arte, de Toy a …and Also the Trees e Motorama, de Legenday Tigerman a Parkinsons, de King Khan a Cosmic Dead, Dean Wareham, Kid Congo, Ringo Deathstarr, Messer Chups, TAU… são perto de 500 concertos em 4 anos.

A festa do 4ª aniversário será 4 dias de festa a começar com Capitão Fantasma, um regresso aos palcos, mas também ao Sabotage. Haverá ainda 3 das mais promissoras bandas nacionais, Memória de Peixe, Alek Rein e Cave Story, mas também a visita do lendário Tav Falco com os seus Panther Burns. Pioneiros da cena garage/psychobilly juntamente com os The Cramps, regressam a Portugal para um concerto único. Para terminar, mais um regresso, Repórter Estrábico voltam aos palcos para uma noite cheia de surpresas depois de um interregno de 10 anos pois o seu último concerto data de 2007. A abrir este concerto estarão os Sacapelástica, banda de Paulo Lopes que nos levarão numa viagem delirante. Após os espectáculos o DJ residente Nuno Rabino convida vários amigos da casa a passar discos e a convidar ao pézinho de dança, entre os ilustres estarão Mário Lopes (Público), Tiago Castro (SBSR Fm), Dr.Feelgood ou A Boy Named Sue!

PROGRAMA:
27 Abril: Capitão Fantasma + DJ Serotonin (Graveyard Thrills), Nuno Rabino (Sabotage)

28 Abril: Memória de Peixe, Alek Rein, Cave Story + DJ Mário Lopes (Público), António Manuel, Nuno Rabino (Sabotage).

29 Abril: Tav Falco Panther Burns + DJ A Boy Named Sue (Kaleidoscope/Chills & Fever), Johnny Chase, Nuno Rabino (Sabotage)

30 Abril: Repórter Estrábico, Sacapelástica + DJ Tiago Castro (SBSR fm), Dr.Feelgood (Sabotage/Zounds), Nuno Rabino (Sabotage)

*Todos os dias a porta abre-se às 22:00, começando os primeiros concertos às 22:30. Excepto o primeiro dia (27 de Abril) que encerra às 04:00, nos restantes dias, a casa fechará pelas 06:00.

Site Oficial
http://www.sabotage.pt/

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/SabotageRockClub
https://twitter.com/sabotagelisboa
https://www.instagram.com/sabotagerock/

Sem comentários: