segunda-feira, 27 de março de 2017

AFONSO RODRIGUES E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA
















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Hoje alguém que já passou pela RUC antes de se tornar músico a sério. Afonso Rodrigues dos Sean Riley & The Slowriders e Keep Razors Sharp.

"O Santos da Casa é um programa ímpar no panorama nacional da rádio. O valor do trabalho prestado à musica portuguesa ao longo das últimas décadas é incalculável. Tive o privilégio de trabalhar lado a lado com o Ávila e com o Fausto nos anos que passei na RUC e foi com enorme satisfação que testemunhei na primeira pessoa a devoção com que diariamente dedicavam uma hora aos sons nacionais (fins de semana incluídos!).

Além do programa, espaço para gentes de todos os géneros, a generosidade do duo estendia-se ao Festival. Esse grande Festival, feito por vezes com parcos recursos e muita força de vontade, que serviu de montra para muitas bandas, algumas ainda em estado embrionário, que se vieram a tornar valores de referência. O Fausto e o Ávila, sempre atentos, sempre a chegar primeiro, sempre a dar espaço ao puto que mandava uma demo em cassete por correio com esperança de vir a cumprir o sonho de tocar na rádio.

Uns anos depois, também eu fiz músicas e discos... e lá estiveram eles, no sitio de sempre para as partilhar com todos os que os seguem. Com todos os que inspiram.

Obrigado amigos, felicidades e longa vida!"

Afonso Rodrigues (Sean Riley & The Slowriders e Keep Razors Sharp)

Sem comentários: