sábado, 25 de março de 2017

HENRIQUE AMOROSO E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA












O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Para hoje um senhor que dá pelo nome de Henrique Amoroso  que foi cantor e membro fundador (juntamente com Pedro Temporão) dos Corsage, entre 2003 e 2014, e encontra-se presentemente em vias de editar o seu primeiro disco a solo, com novidades nos próximos meses e edição prevista para o último trimestre de 2017.

"Conheci a RUC e o Santos da Casa através dos Corsage, aquando da edição do nosso EP homónimo, em 2004. Lembro-me de ter conhecido o Ávila num bar com uma pista de aterragem (extinto Le son), e de ter partilhado esse voo com os "a Jigsaw", disparados de umas escadas directas ao backstage, já por sí bem volátil. Apesar de parte da memória ter fundido, a luz da nossa amizade veio para ficar, como uma chama acesa que se tem de ir aconchegando de quando em vez.

Após esse primeiro contacto, crescemos juntos em vários concertos e entrevistas em Coimbra, como por exemplo no Salão Brazil, no Arte à Parte ou no próprio Festival Santos da Casa. Sempre que nasciam, as canções dos Corsage desemaranhavam-se em direcção a Coimbra, sem GPS nem faro canídeo, era como uma espécie de Caminho de Santiago certo e predestinado.
 
Ávila, Fausto, sempre que vou a Coimbra faço questão de vos procurar para um copo, partilhar duas de treta e três de conhecimento, Salão abaixo, Académico acima, amigos assim, de sempre, sempre aparecem.

Tenho muito a agradecer à RUC e ao Santos da Casa e espero do fundo do coração estar muito em breve convosco, amigos. Deixo-vos esta minha homenagem, aos dois santos (na foto, Fausto à esquerda e Ávila à direita, a guitarra é minha), a fazer milagres pela divulgação e descoberta da música portuguesa há 25 anos."

Henrique Amoroso

Sem comentários: