quinta-feira, 2 de março de 2017

JERÓNIMO E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA





















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.
 
A vez hoje a Jerónimo, senhor das barbas dos Birds Are Indie. Ele que é também o patrão da Murmürio Booking e um dos elementos da produtora Lugar Comum. O desenho que ilustra o seu texto foi feito com muito amor pela sua Joana, a menina dos Birds Are Indie.

"A minha relação com o Santos da Casa tem várias fases.

A primeira e aquela que tenho em comum com mais gente, a de ouvinte. Para quem, como eu, se interessa por música portuguesa e vive em Coimbra, foi inevitável cruzar-me com os Santos, no FM da Rádio Universidade de Coimbra, em meados dos anos 90. Lembro-me perfeitamente de lá ter ouvido, pela primeira vez, bandas como The Guys From The Caravan, a Jigsaw, Stowaways, Alla Pollaca, Bunnyranch, Sean Riley & The Slowriders, entre outras.
Sempre admirei a dedicação, a persistência e o conhecimento dos Santos e ainda mais quando, em 2006, me juntei à RUC. Depois de perceber o quanto custa preparar e manter em antena um programa semanal durante alguns anos, valorizei ainda mais o seu percurso (diário!) de 25. Esta foi a segunda fase, aquela em que tive a honra de ter os Santos como colegas de rádio.
Uns anos depois, e ainda sem saber muito bem o que estava a fazer, comecei uma banda chamada Birds Are Indie e o Santos da Casa foi o primeiro programa onde alguma vez a nossa música passou. Desde então regressei várias vezes ao estúdio da rádio para, sempre um pouco envergonhado, lhes mostrar o que andamos a fazer. Recordo-me perfeitamente da primeira vez, na altura apenas eu e a Joana (o Henrique também se juntaria umas quantas vezes, mais tarde). Eu já estava habituado à ideia de estar numa emissão em directo, mas a Joana estava em pânico e teve de segurar a mão bem firme para conseguir tocar o seu pequeno xilofone. Em paralelo, como promotor de concertos na Lugar Comum e na Murmürio, também sempre contei com o interesse e o apoio dos Santos, além da sua presença regular nos concertos, porque estes dois não são apenas viciados no estúdio, são também aficionados da música ao vivo, seja como público, como repórteres ou como organizadores, no corredor da RUC ou no seu Festival "Santos da Casa".
Finalmente, o acumular de todos estes momentos ajudou a construir a fase actual, a que mais gosto, aquela em que tenho o prazer de dizer que sou amigo do Nuno e do Fausto. Depois de tantas palavras guardo apenas uma para terminar: um genuíno "obrigado"!"
Jerónimo (Birds Are Indie)

Sem comentários: