segunda-feira, 20 de março de 2017

LUÍS VARATOJO E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA



O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Hoje um músico de nome Luís Varatojo que já anda nestas coisas desde os anos 80. Passou pelos Peste & Sida (1987 - 1994), Despe &Siga (1991 - 2002), Linha da Frente (1999 - 2002), A Naifa  (2004 - 2014) e hoje faz parte de Fandango desde 2015.

"Existe uma relação saudável e duradoura entre a Rádio Universidade de Coimbra e a música portuguesa. O sucesso dessa relação deve-se, sobretudo, ao trabalho de duas pessoas que se têm dedicado de corpo e alma à descoberta, conhecimento e divulgação da música que se fez em Portugal nos últimos 25 anos: O Fausto Silva e o Nuno Ávila. São eles que fazem o milagre. Sempre que toquei em Coimbra contei com o seu apoio incondicional - desde as queimas das fitas e latadas dos anos 90, com os Despe e Siga, até às digressões d'A Naifa, nos anos 2000. Houve sempre espaço na Casa para receber as visitas, e fazê-las sentir como se estivessem, efectivamente, em casa. Mas foi com A Naifa que realmente percebi o empenho e abnegação dos dois Santos. Sem a sua preciosa ajuda a nossa música nunca teria chegado a Coimbra e nunca lá teríamos tocado. Foi o Fausto que nos indicou o caminho do auditório do ISEC quando precisámos de uma sala para a digressão de 2005, e depois nos apresentou à malta do Teatrão, onde fizemos mais seis concertos. Foi o Nuno que arranjou espaço nos expositores de rua da Câmara para afixarmos os cartazes e que escreveu uma série de prosas elogiosas no blog dos Santos, que deixaram A Naifa de lágrima ao canto do olho. E foram os dois, quais velhos dos Marretas, sempre juntos nos concertos, que nos elegeram banda do ano em 2012. Obrigado aos Santos. Sem eles, não sei se teria havido milagre, e mesmo que houvesse, não seria a mesma coisa."

Luís Varatojo (Fandango)
 

Sem comentários: