segunda-feira, 6 de março de 2017

PEDRO TEMPORÃO E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA




















O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

O senhor  que hoje nos homenageia chama-se Pedro Temporão e no seu cardápio constam nomes de bandas como:  Actvs Tragicvs, Cello, Raindogs, Corsage, The Fishtails, Os Magnéticos  e The Manchesters.

"As minhas bandas sempre foram bem recebidas no programa, desde o início. Sendo ele de 1992, julgo ter tido o primeiro contacto nesse mesmo ano ou no ano seguinte, quando editei o “Alva” dos Cello!! Portanto a nossa relação faz também 25 anos.

Para o programa fiz entrevistas por telefone e na rádio em directo; com os Corsage e The Fishtails toquei num dos festivais “Santos da Casa”; por diversas vezes tive algumas das bandas em destaque no programa, fantástico! Obrigado por tudo.

Conheci pessoalmente o Nuno Ávila e o Fausto Silva num concerto dos Cello em Montemor-o-Velho em 1994. Estou muito grato por fazer parte desta “família”. Vocês fizeram e continuam a fazer a história da música portuguesa. Grandes profissionais e boas pessoas, os ingredientes para se conseguir manter um programa de 25 anos cheio de vitalidade, actual e sempre virado para as novidades sem nunca esquecer o passado, parabéns!

Desejos de longa vida ao “Santos da Casa”.

Nota: a minha ligação e relação com um Santo será obrigatoriamente com S. Pedro. Nasci no dia de S. Pedro! 29 de Junho"

Pedro Temporão (Os Magnéticos e The Manchesters)
 

Sem comentários: