quinta-feira, 9 de março de 2017

VICTOR AFONSO E OS 25 ANOS DO SANTOS DA CASA














O Santos da Casa, programa de música portuguesa da Rádio Universidade de Coimbra, que vai para o ar todos os dias entre as 19 e as 20h, em 107.9 ou www.ruc.fm, festeja em 2017 as suas bodas de prata. Tal como Amália Rodrigues também nós não sabemos qual o dia do nosso nascimento. Porque a RUC faz anos a 1 de março, a dupla que “aguenta” os Santos da Casa (Fausto da Silva e Nuno Ávila), convencionou ser esse o dia do nascimento do programa.

Para assinalar tão garbosa data os dois santos convidaram alguns amigos, que com o seu talento e veia artística têm nos últimos anos dado um contributo gigante à música portuguesa, para escreverem umas singelas linhas, relatando a sua relação com o programa da RUC. E como quase todos eles são mais santos que os santos, a acompanhar enviaram imagens santificadas. Durante os próximos tempos vamos andar babados.

Hoje viajamos até à Guarda para nos Cruzarmos com Victor Afonso. Temos dele ideia  nos velhinhos Nihil Aut Mors. Actualmente tem o coração nos Kubik, projecto de música electrónica, com mais de 20 anos de experiência musical (rock, improvisação, experimental, electrónica).

"Escrevo, por coincidência no Dia da Rádio (13 de fevereiro). E não deixa de ser simbólico constatar, neste dia, a incrível longevidade do programa radiofónico “Santos da Casa” da Rádio Universidade de Coimbra. E sempre que penso na rádio, no poder que outrora teve junto da população, lembro-me dos filmes “Talk Radio” (1988) de Oliver Stone e “Radio Days” (1987) de Woody Allen. São ambos bons exemplos de como a rádio influenciou a sociedade, através do seu poder de comunicação e sedução. É verdade que nos últimos 10 anos, fruto do advento em força da internet, a rádio deixou de exercer a sua capacidade de meio de comunicação privilegiado. Mas a verdade é que continua a ocupar o seu espaço, a preencher eficazmente o seu papel de intermediário junto do ouvinte. Sobretudo na divulgação musical. E mais ainda na divulgação específica da música portuguesa. E é isso que fazem, com total entrega e paixão, há 25 intensos anos, Fausto da Silva e Nuno Ávila, dois eternos amantes da música nacional. Por isso “Os Santos da Casa” merecem um destaque especial no panorama radiofónico português. É um programa que transpira total empenhamento na divulgação da nova música portuguesa, sobretudo dos artistas emergentes e ainda desconhecidos do grande público. E o Fausto e o Nuno fazem-no sem preconceitos estilísticos: todos os géneros cabem no programa, revelando jovens promessas com base no simples critério da qualidade e da originalidade estética. As entrevistas e as reportagens de concertos são outras formas de complementar a informação e de comunicar com o público. A responsabilidade por este sucesso também se deve à Rádio Universidade de Coimbra que tem apostado, ano após ano, no formato deste programa. Parabéns à RUC, ao Fausto e ao Nuno pelo amor pela música portuguesa."

Victor Afonso (Kubik)

Sem comentários: