quarta-feira, 17 de maio de 2017

A PORTA ABRE-SE EM LEIRIA









Faltam 2 semanas para a 3ª edição do Festival A Porta, que decorre em Leiria de 30 de Maio a 4 de Junho. A comunidade une-se em torno da celebração da cidade com um evento multidisciplinar com música, artes visuais, cinema, oficinas criativas, festas e feiras para abrir as portas do centro histórico de Leiria a Portugal inteiro.

A 3ª edição do Festival A Porta oferece uma programação variada e multidisciplinar que vai de jantares temáticos em casas privadas, com sabores do mundo e sempre com músico a acompanhar, um extenso programa musical, e até uma exposição colectiva de artes visuais que ocupa uma CASA PLÁSTICA na Rua Direita, com mais de 30 artistas de todas as disciplinas, vindos de Portugal inteiro.

Durante os 5 dias do festival, a música ocupa a Villa Portela, o Jardim Luís de Camões, a Rua Direita e o Parque do Avião. Do cartaz constam nomes como Sean Riley & The Slowriders, em parceria com a Fade In, para um concerto exclusivo na ressuscitada e histórica Villa Portela; uma parceria com a Ya Ya Yeah que traz os israelistas Ouzo Bazooka, o one man show de Mr Gallini, o rock dos PALMIERS e o stoner abrasivo de Solar Corona; uma parceria com a Omnichord Records apresenta Jerónimo! e 2 por 3; e o programa completa-se com os premiados Them Flying Monkeys, Stone Dead, mARCIANO, Senhor Doutor, Lavoisier, o virtuoso José Valente, Rodrigo Cavalheiro, o açoriano King John, The Twist Connection, Galgo e The Poppers. Mas não é tudo.

O Festival A Porta faz uma ocupação de espaços icónicos da cidade e tem propostas para públicos de todas as idades. A PORTINHA oferece um conjunto de workshops infanto-juvenis, desenhado em conjunto com a InPulsar- Associação para o Desenvolvimento Comunitário, que inclui oficinas de teatro, argumento para cinema, desenho, ilustração, artes plásticas, música, estórias e massagens em família, construção de barcos de papel, paddle no rio, skate, jogos de tabuleiro e contos para crianças. Além disso, o Festival cria a secção 1001 PORTAS que inclui a já mítica Feira Bandida onde cada um vende o que quer e bem entende, a 3 e 4 de Junho, na Rua Direita e no Parque do Avião; a Feira Independente é um espaço de venda e exposição dos trabalhos de criadores de publicações, zines e ilustração; um programa de exibição de Curtas – Metragens em colaboração com o Shortcutz Lisboa e Leiria Film Fest; performances inusitadas de Teatro e Dança, bem como diversas atividades de rua e mostras de ofícios que revelarão novos espaços, tradições e fazeres em pleno coração de Leiria.

Mas nenhum festival acontece sem o devido aquecimento. Por isso mesmo, o Festival A Porta desenhou o A Porta à Porta, vários eventos para antever a invasão cultural em Leiria, que se projeta na sua terceira e maior edição de sempre. Assim esta 6ª feira 19 de Maio, o Anubis Bar recebe o power trio The Dirty Coal Train e a dupla de djs Los Cavaleras. Já a 26 de Maio os Ghost Hunt, de Pedro Chau e Pedro Oliveira, fazem uma festa de dança no centralíssimo Praça Caffée, acompanhados pelo promissor DJ Schmeichael.

Faltam duas semanas para a abertura do Festival A Porta. O programa completo dia-a-dia, inscrições para workshops e para participações na Feira Bandida podem ser encontradas em www.festivalaporta.com
FESTIVAL A PORTA #3 *
Leiria, 30 Maio- 4 Junho 2017
Produção,Organização, Curadoria: Meia Dúzia de Gatos Pingados

Bilhetes Sean Riley & The Slowriders: À venda por 10€ na Loja Alquimia, Arquivo - Bens Culturais, Lda, Praça Caffèe e Restaurante Ao Largo! Lotação limitada a 300 pessoas.

Música: Ouzo Bazooka, The Poppers, The Twist Connection, Stone Dead, Galgo, Them Flying Monkeys, Solar Corona, Mr. Gallini, P A L M I E R S, Lavoisier, King John, Senhor Doutor, Rodrigo Cavalheiro, José Valente, Jerónimo, mARCIANO e 2 por 3!

Artes Visuais, Workshops, Jantares Temáticos, Feiras de Autor e Segunda Mão, DJ Sets, concertos surpresa e muito +!

Website : www.festivalaporta.com
Facebook: www.facebook.com/festivalaporta
Evento Facebook: http://bit.ly/2pTJ6F1

Sem comentários: