sexta-feira, 2 de junho de 2017

LOQ EDITAM PRIMEIRO DISCO




















Os LOQ são um projeto musical de originais de Daniela Varela e Jorge Marques. Iniciado em 2014, foi no ano de 2016 que a banda atinge maturidade e começam as gravações para o álbum de estreia com lançamento previsto para Setembro de 2017.

Um pouco mais sobre os LOQ:

As influências musicais presentes nas composições vão desde os blues à música mediterrânica, passando pela América latina e até um pouco de África, sem nunca perder a portugalidade que caracteriza o projeto. O imaginário LOQ encontra inspiração na cultura do século XX, como a música cinematográfica de Ennio Morricone, a literatura de Gabriel Garcia Marques ou a poesia visual de Corto Maltese.

Do bairro até à lua, com parvos e vaidades,
LOQ vai na jangada, com rumores pela cidade...

Tem cartas na mão: um Ás de copas de um capitão,
Tem guitarra, tem voz, noites brancas e solidão...

E na calma antes da noite, esperando o seu café,
A música que nos sonha, dá mais um tiro no pé...

LOQ dá à costa em 2012, vindo de uma ilha longínqua, na mente de Jorge e Daniela. Decidem materializar esta nau com amigos, guitarras e viagens. LOQ fala e desfala, canta e ri-se de si mesmo, diz-se e contradiz-se porque acima de tudo quer liberdade. Continua a contar-nos sobre o seu périplo com Swing La La, primeiro single da banda, porque toda a cabra-cega se atira da beira...

A sigla LOQ tem origem no começo do projeto e significa Lunar Orquestra Quântica, nome temporário que foi ficando, mesmo depois de muitas tentativas para o mudar.

Jorge Marques começa a estudar música aos sete e é na adolescência que começa a compor, escrever e a tocar em bandas de originais e covers. Participou em projetos como os Flor de Lis (vencedores do Festival da Canção em 2009), Donna Maria, além do trabalho a solo com um álbum editado, “Porque Apetece”.

Daniela Varela começa a cantar aos 8 anos com “Os Jovens Cantores de Lisboa”, da Ana Faria e aos dez estreia-se em peças de Filipe Lá Féria. Participou como cantora, compositora e letrista em vários projetos desde essa altura até hoje, como Flor de Lis (vencedores do Festival da Canção em 2009) ou Donna Maria.

Sem comentários: