sexta-feira, 7 de julho de 2017

FESTIVAL REBULIÇO




















Após o sucesso e contexto único da 1ª edição do Festival Rebuliço, que contou a presença de artistas consagrados, quer no panorama musical, como Manuel Freire, Sampladélicos, Bonecos e Campaniça, Carlos Batista, entre outros, assim como na arte urbana, com a participação dos renomeados Add Fuel, Halfstudio e The Caver & Fedor, e na comunicação HomemBala (Lusomundo), e Forever in Movies. Uma edição que proporcionou 3 dias muito antecipados e pouco usuais, quer para os locais, assim como para visitantes que chegaram de todo o país.

Desta forma, uma 2ª edição como que se tornou de realização imperativa, realizando-se dia 21, 22 e 23 de Julho de 2017.

O REBULIÇO tornou-se um marco importante e desafiante para qualquer artista sendo já reconhecido como um bom e diferente Festival e uma curiosidade para qualquer espectador. A estratégia deste festival comunitário passa por fomentar a descentralização, contrariar o êxodo rural, aproveitando o património intrínseco, criando um produto turístico diversificado e de excelência no panorama nacional que tem ocorrido durante todo o ano, com visitas ao circuito de arte urbana, convites para estudo científico do Festival.

Este ano as apostas comunitárias são similares, contrariar o êxodo existente em aldeias assim como oferecer uma vertente cultural que não chega a estes territórios. Desta forma para além das mudanças estruturais de um repensar do próprio festival a organização pretende oferecer a totalidade de bilhetes a todos os visitantes e não só aos seus habitantes.

Este projeto à semelhança do ano anterior cultural assenta em 4 pilares fundamentais – música, arte, património e comunidade – e terá como cenários de atuação o “coração” das aldeias deste território, que serão ‘ocupadas’ com concertos, arte urbana, música itinerante exposições, performances, entre outras atividades.

Desta forma a organização do Festival tona assim publico a conjunto de artistas e artividades que irão acontecer nesses dias.

Assim, Grutera, Francisco Fanhais, Tiago Sami Pereira, Moçoilas e Leo Miller and the Smoker´s irão ser os artistas musicais que actuaram no Festival, seja em concertos, musica de rua entre outras variantes. A Arte Urbana ficará a cargo de do Portuense Godmess e Gonçalo Mar, a artista plástica Joana Rocha virá de Olhão realizar um workshop, uma exposição e uma instalação e os Urban Sketcher´s marcaram também presença com mais um encontro de desenho livre. A poesia invadirá as ruas com o Centro de Iniciação Teatral Ester de Carvalho (CITEC) e ocorrerá também uma visita guiada pelo Circuito de Arte Urbana assim como uma visita guiada pelo interior de Montemor-o-Velho assim como o seu castelo pelo projecto Pedras Falantes. Este Festival conta com a curadoria de Mistaker Maker e da Musica Portuguesa a Gostar Dela Própria.

Sem comentários: