terça-feira, 29 de agosto de 2017

NOITES RITUAL ROCK CELEBRAM 25 ANOS









O mais antigo Festival que se organiza consecutivamente em Portugal Continental, regressa aos Jardins do Palácio de Cristal a 15 e 16 de setembro, com entrada livre. Repórter Estrábico, The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders encabeçam o cartaz desta edição, que inclui ainda um espetáculo de celebração dos 25 anos das Noites Ritual assinado por Rita Redshoes & The Ritual Band, um concerto com vários convidados e uma banda formada deraiz especialmente para a ocasião.

No Porto há Rituais que não se perdem. Organizadas sem interrupções desde 1992, quando os festivais de música eram ainda uma raridade em Portugal, as Noites Ritual apostam uma vez mais na música portuguesa para celebrarem o seu vigésimo quinto aniversário.

Fiel às suas origens, o programa inclui as habituais atividades paralelas, nomeadamente duas exposições, a feira Ritual e, ainda, a apresentação de um documentário sobre a história do festival, em parceria com a nova rede social da música, Faniak.
 
Apelidado por muitos como “O Último Festival do Verão”, as Noites Ritual sempre apostaram em nomes nacionais desde a sua estreia em 1992, divulgando e lançando vários projetos que são hoje consagrados internacionalmente. Nesse sentido, o cartaz deste ano tem um significado especial, uma vez que recorda nomes que fizeram parte da história do festival.
 
Presente na primeira edição do festival, em 1992, mas também em 1996, 1999 e 2002, o Repórter Estrábico tem este ano honras de abertura no festival, inaugurando o palco montado na zona do Rossio, em frente ao Pavilhão Rosa Mota, na sexta-feira, 15 de setembro.´
 
Nessa mesma noite, sobe ao palco The Legendary Tigerman. Depois de já ter aqui atuado em 2004 e 2010, então no formato one-man-band que o celebrizou, o multifacetado Paulo Furtado regressa este ano ao cartaz das Noites Ritual em versão trio, acompanhado do baterista Paulo Segadães e do saxofonista João Cabrita.
 
Já os Sean Riley & The Slowriders, que abrem o segundo dia do festival, no sábado, 16 de setembro, constituíram uma das maiores surpresas do Palco Ritual em 2007. Na altura, ainda sem edição discográfica. Voltariam em 2010, já com carreira consolidada. Em 2016, a banda de Coimbra tinha regresso marcado ao festival, mas a chuva acabou por cancelar a sua atuação, naquela que foi a primeira e única vez que a organização cancelou uma noite de concertos em todo o historial do festival.
 
Finalmente, há ainda a assinalar o regresso de Rita Redshoes, que integrou o cartaz em 2008 e 2015, desta vez para levar a palco um projeto muito especial de celebração dos 25 anos das Noites Ritual. Num concerto com vários convidados e uma banda formada de raiz especialmente para a ocasião, Rita Redshoes & The Ritual Band revisitarão alguns dos temas e bandas que marcaram, indubitavelmente, a história deste festival, casos dos Mão Morta, Ornatos Violeta, Deolinda, Clã, The Gift, Capicua, David Fonseca, Blind Zero, Linda Martini ou Virgem Suta, entre outros.
 
As Noites Ritual encerram assim a temporada de festivais de verão, mantendo o legado incontornável na história da música portuguesa e que perdura há 25 anos na cidade do Porto.

Programa:
Sexta-feira, 15 de setembro
23h00 – REPÓRTER ESTRÁBICO
00h30 – THE LEGENDARY TIGERMAN

Sábado, 16 de setembro
23h00 – SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS
00h30 – NOITES RITUAL 25 ANOS POR RITA REDSHOES & THE RITUAL BAND

Sem comentários: