quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PORTUGAL ALIVE EM ESPANHA




















Artistas nacionais apresentam concertos em Madrid e Barcelona num programa anual apoiado pelo Cultura Portugal em Espanha. Gala Drop, Sensible Soccers e Pega Monstro são as escolhas para a edição deste ano do festival Portugal Alive.
 
Após três edições de sucesso, a melhor música portuguesa da atualidade parte novamente à conquista do país vizinho. Durante dois dias, a 22 e 23 de setembro, o festival Portugal Alive leva até às cidades de Madrid e Barcelona, respetivamente, os artistas portugueses Gala Drop, Senbible Soccers e Pega Monstro. O festival tem por objetivo a promoção da cultura portuguesa contemporânea junto do público espanhol e ainda a aproximação à comunidade portuguesa residente em Espanha. A entrada é gratuita para todos os concertos.
 
A rumar para a quarta edição, o festival Portugal Alive apresentou já concertos de alguns dos nomes mais respeitados da atualidade da música portuguesa. Em 2014, ano de estreia do festival, Dead Combo e B Fachada abriram as hostes para a conquista sonora portuguesa. Seguiram-se Noiserv, Capicua e Linda Martini em 2015 e peixe:avião, Da Chick e X-Wife no último ano. O festival tem-se apresentando sempre em duas cidades espanholas, Madrid e Barcelona, proporcionando uma dupla oportunidade a artistas portugueses para se darem a conhecer ao público português e espanhol.
 
A internacionalização da nova música portuguesa, composta por diversos géneros e estéticas que não unicamente o Fado, tem sido cada vez mais falada dentro e fora de portas, com artistas portugueses a serem foco de atenção da imprensa e de promotores internacionais. Recentemente, Portugal foi o país de destaque no festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, na Holanda, onde duas dezenas de artistas e grupos portugueses integraram uma plataforma de divulgação da música europeia,com concertos, conferências e encontros entre agentes da indústria musical de todo o mundo. Também o WOMEX, a maior plataforma mundial na divulgação das músicas do Mundo, tem prestado atenções a Portugal, tendo em 2016 apresentado concertos de Gisela João e Throes + The Shine, entre outros artistas portugueses.
 
O festival Portugal Alive é uma iniciativa do Cultura Portugal – Mostra de cultura portuguesa em Espanha.

Programa PORTUGAL ALIVE 2017
22 setembro – Madrid, Sala Caracol
23 setembro – Barcelona, Plaça Joan Coromines (concerto inserido no BAM Festival das festas de La Mercè)

Sem comentários: