quarta-feira, 31 de julho de 2019

KATIA GUERREIRO NO COLISEU DO PORTO




















Sempre, e para sempre, fadista… O mais recente álbum de Katia Guerreiro chama-se, inevitavelmente, “Sempre”. E surpreende com um trunfo inesperado: a produção sábia, cirúrgica e imaculada de José Mário Branco.

“Sempre” foi gravado com Pedro de Castro e Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, João Veiga e André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar na viola baixo, músicos e companheiros de tantas viagens e aventuras pelo mundo fora, acompanhando-a naquela que é a sua principal missão: com o seu fado, representar a música, a poesia e a alma portuguesa.

“Sempre” é o 10.º álbum de Katia Guerreiro. Unanimemente reconhecida como uma das mais importantes fadistas do novo milénio é, acima de tudo, uma embaixadora do fado e de Portugal nos mais variados círculos culturais internacionais. O seu percurso tem sido feito em palcos como o Coliseu dos Recreios, a Ópera de Lyon, a Ópera de Rennes, a Ópera de Vichy, a Ópera de Ancara, o Olympia de Paris, a Filarmónica de Berlim, a Catedral de Luxemburgo, o Palais-de-Beaux-Artes em Bruxelas, o Teatro Romano de Mérida e nos mais variados festivais de músicas do mundo, tendo já passado por países como África do Sul, México, Tailândia, França, Japão, Líbano, Noruega, Arábia Saudita, Nova Caledónia, Marrocos, Espanha, Brasil, Tunísia, Turquia, China, Canadá e muitos mais.

Tal trajecto tornou-se fulcral na divulgação do fado, abrindo caminho para o sucesso que hoje regista nas constantes visitas e digressões de vozes nacionais a palcos e públicos estrangeiros. Katia Guerreiro recebeu já duas condecorações oficiais: em Portugal, a Ordem do Infante D. Henrique e, em França, o Grau Chevalier da Ordem das Artes e Letras.

Esta apresentação do seu mais recente álbum no Coliseu do Porto será, certamente, inesquecível.

Músicos:
Pedro de Castro e Luis Guerreiro - Guitarra portuguesa
João Veiga e André Ramos - Viola de fado
Francisco Gaspar – Baixo acústico


BILHETES AQUI!

PROGRAMA DE 31/07/19





















1 - Ruze - Tenho tudo
entrevista Ruze
2 - Ruze - Culatra dourada
3 - Raquel Ralha & Pedro Renato - Strange days
4 - Mão Morta - Deflagram clarões de luz
5 - Mundo Cão - O louva-a deus (enamorado)
6 - Budda Power Blues & Maria João - I feel so blessed
7 - Flávio Torres - Na mesma mão
8 - David Bruno - Interveniente acidental (com Mike El Nite)
9 - Ermo - Eram mais de cem

MEU GENERAL EM FORMATO DIGITAL




















A Farol Música apresenta em formato digital VINTE AO VIVO.

Porque é "live" que o Rock N' Roll ganha a sua dimensão maior, VINTE AO VIVO surge duma oportunidade única.

Embrenhado em pleno processo criativo MEU GENERAL divide o seu tempo entre a sala de ensaios e estúdio.

Com músicas novas em carteira à espera do novo disco de originais, surge a ideia de Vinte amigos visitarem o projeto no estúdio de serviço.

Foi escolhido o GPM studio para o efeito.

Vinte pessoas e 5 músicos numa tarde de puro Rock N’ Roll

Nascia o VINTE AO VIVO.

Com um setlist de 15 músicas, o disco teve Rui Guerra e Alex Brandão no leme das gravações e Rodolfo Cardoso na pós produção, mistura e masterização.

A oportunidade de se criar um disco parte sempre por uma vontade.

VINTE AO VIVO é mais do que um disco, é um acreditar que se pode fazer...

“Televisão” é o single.

MEU GENERAL
General - Voz e Guitarra
Pedro Santos - Guitarra
Nuno Pinto - Baixo
Alex Brandão - GuitarraAfonso Ribeiro - Bateria

WINE & MUSIC VALLEY




















Decorreu ontem a apresentação final do cartaz do Wine & Music Valley , no OKAHLISBOA, rooftop do LACS, no Cais Rocha Conde de Óbidos pelas 18h.

Neste evento, cuja apresentação esteve a cargo de Roberta Medina e dos promotores do evento Edgar Gouveia, Manuel Osório e Pedro Ribeiro foi dada a conhecer em detalhe a programação do primeiro grande evento totalmente inspirado no vinho, que vai nascer já em setembro, nos dias 14 e 15, num dos mais idílicos cenários a nível mundial - o Vale do Douro.

Além do alinhamento total estiveram também presentes no evento alguns dos artistas que farão parte do cartaz, tais como os HMB, The Black Mamba e Fogo Fogo.

Os chefs Miguel Castro e Silva e Tiago Moutinho, que marcarão presença Chef’s Stage estiveram igualmente no evento, assim como algumas caras conhecidas que não quiseram perder pitada do que se vai passar a Norte neste fim de semana, tais como Fernando Alvim, Ana Galvão, o ator Rui Pedro Santos entre outros.

O evento contou com a atuação de Pierre Aderne e o showcase Rua das Pretas, e o pôr-do-sol ganhou mais brilho com a animação musical do DJ Jeco Thompson.

THE GIFT COM NOVO TELEDISCO DO SINGLE "VERÃO"














Os Gift, depois da edição de "Verão", o disco, e da sua apresentação ao vivo por vários teatros e Festivais à volta do país, lançam agora o teledisco para o single "Verão", um vídeo realizado por Paulo Costa Pinto e protagonizado pela vocalista, Sónia Tavares. Neste teledisco, Sónia foi também responsável pelo styling, hair & make-up.

O vídeo, rodado durante dois dias no Complexo de Piscinas Oceânicas de São Pedro de Moel, desactivado desde 2013, tem como objectivo transformar, através de um olhar poético e esteticamente cuidado, o desolador estado de abandono em que o local se encontra, numa viagem nostálgica à memória dos verões, animados, coloridos e inesquecíveis, que ali foram passados por milhares de crianças, durante décadas, incluindo Sónia Tavares, quem inspirou o teledisco.

Os Gift continuam na estrada a apresentar "Verão" com vários concertos agendados, nomeadamente, nas Festas do Mar em Cascais (24 agosto) e no Festival do Crato (31 agosto).

Sobre o teledisco de "Verão":

REALIZAÇÃO
Paulo Costa Pinto

PRODUÇÃO
La Folie Records

PRODUÇÃO EXECUTIVA
The Gift

DIRECTOR DE FOTOGRAFIA
Pedro Miguel Costa

STYLING, HAIR & MAKE-UP
Sónia Tavares

PÓS-PRODUÇÃO
CineKenta

COLORISTA
Jessica Mendes (Loudness Films)

LABEL
La Folie Records

Filmado em Junho de 2019 no Complexo de Piscinas Oceânicas de São Pedro de Moel com participação especial de Mia Schneider como Sónia Tavares em criança.

Digressão The Gift:

10 Agosto - Ferrel Peniche
12 Agosto - Carnide Pombal
15 Agosto - Seia
17 Agosto - Coruche
24 Agosto - Festas do Mar, Cascais
31 Agosto - Festival do Crato
2 Setembro - Montemor o Novo
28 Setembro - Casino de Chaves
12 Outubro - EA LIVE, Campo Pequeno, Lisboa
25 de Outubro - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
 

DORY & THE BIG FISH COM NOVIDADES

San de Palma dá voz a Dory & The Big Fish e faz-se acompanhar por alguns dos seus parceiros de outras aventuras, aos quais se juntam também novas colaborações.

Sonia Cabrita (Little B, Viviane, Gaijas), na bateira e Luis Duarte (The Speeding Bullets, The Cynicals, Anaquim), nos teclados, completam o quinteto de que também fazem parte os ex-The Profilers e Os Lábios, Eurico Silvestre, baixo, Telmo Dias e Sérgio Franco, guitarras.

Dory & The Big Fish nasce em Dezembro de 2014 com canções de estilo Blues Rock, onde a voz de San surge ora triste e desiludida, ora terrivelmente sedutora e apaixonada.

Depois de alguns concertos em Portugal e Espanha nos últimos anos, preparam-se, em 2019, para começar a apresentar um conjunto de canções gravadas por Pedro Vidal no Estúdio de Vale de Lobos e que serão compiladas em disco no início de 2020, sob o título Love is a Piñata.

Depois de First Song, surge agora o videoclip para o tema Change Song, a partir de hoje disponível no youtube.
 

FIRST BREATH AFTER COMA AO VIVO DURANTE O VERÃO














Os First Breath After Coma estão a todo o gás neste verão de 2019. Depois do lançamento de "NU" em março pela Omnichord Records, de uma digressão europeia com mais de 30 datas e de um concerto de 24H00, a banda de Leiria prepara-se volta à estrada numa rota por diferentes Festivais de Verão em Portugal.

Começando já no próximo dia 9 de agosto em Cem Soldos, no Festival Bons Sons, os First Breath After Coma estão neste momento a começar uma residência artística com Noiserv para preparar a actuação conjunta neste Festival. Ainda em agosto, o galardoado "NU" dos First Breath After Coma vai voltar aos palcos em Paredes de Coura, a 16, nos Banhos Velhos a 23 e no Azores Burning Summer a 31.

"NU", o filme, foi recentemente galardoado em Reiquejavique, na Islândia, na categoria "Best Music Video" no Close-Up Reykjavik Film Festival.

Sobre este reconhecido, os First Breath After Coma afirmam: "Receber esta distinção, para além da enorme explosão de alegria, deixou-nos muito orgulhosos da evolução que temos vindo a conseguir enquanto banda. É um reconhecimento de um dos países que mais admiramos musicalmente em relação ao nosso trabalho mais ambicioso, feito em simbiose perfeita com a Casota Collective. Produzir este álbum visual foi de loucos, mas são momentos como este, que nos dão força para continuar a arriscar dia após dia e a nunca repetir fórmulas."

"NU" continua a fazer a rota de Festivais de Cinema e pode ser visto, em Portugal, no YouTube da Omnichord Records.
 
09 AGO - FESTIVAL BONS SONS, CEM SOLDOS
16 AGO - FESTIVAL PAREDES DE COURA, PAREDES DE COURA
23 AGO - BANHOS VELHOS, CALDAS DAS TAIPAS
31 AGO - AZORES BURNING SUMMER, PORTO FORMOSO

AO SOM DOS HEROIS



O EA LIVE 2018 terminou em alta com um grande e irrepetível concerto: Ao Som Dos Heróis, uma recriação dos grandes temas de uma das mais importantes bandas da música moderna portuguesa - os Heróis do Mar. O Coliseu dos Recreios vibrou com o Encore Project - um concerto criado de raíz e unicamente para o EA LIVE Lisboa 2018, com a direcção musical de Francisco Rebelo e arranjos e direcção de orquestra de Tomás Pimentel.

Em palco esteve um colectivo de enormes músicos encabeçados por um frontman único: Rui Pregal da Cunha, vocalista original da banda e que voltou a trazer a energia que sempre se fez sentir nos concertos dos Heróis.

Eis a boa notícia: esse momento único pode ser agora visto ou revisto durante 30 dias no site ealive.com.pt/encore. É a filmagem integral do concerto que marcou não só o EA LIVE Lisboa mas também a temporada de 2018. Uma extraordinária oportunidade de poder ver e partilhar alguns dos temas que já fazem parte do cancioneiro moderno português. O vídeo já está disponível e poderá ser visto até 31 de Agosto. A não perder !

O tempo avança para os próximos concertos EA LIVE. E a certeza permanece: irão ser momentos únicos, outra vez.

terça-feira, 30 de julho de 2019

PROGRAMA DE 30/07/19

1 - The Legendary Tigerman - Fix of rock'n'roll
2 - Galo Cant'às Duas - Sobre um tanto medo
3 - Gonzo - Tromba rota
4 - Mano a Mano - Canção em lá
5 - Filipe Miranda - Estrada
6 - Inês Pimenta - Tez
7 - Senza - Guesthouse
8 - Mão Morta - Deflagram clarões de luz
9 - Mundo Cão - O caixão da razão
10 - Tiago Bettencourt - Partimos a pedra (ao vivo)
11 - João Só - Sofia por ela própria (com Os Quatro e Meia)
12 - Bárbara Tinoco - Antes dela dizer que sim
13 - Sallim - Outra vez
14 - Guta Naki - Canto dos torna-viagem

segunda-feira, 29 de julho de 2019

The Dust - Pinga Amor (Coimbra) - 27/07/17














Power trio.
O rock estampado na alma.
Viagem até ao blues. Passagem pelo reggae.
Mas sem perder de vista o rock bruto.
Não eramos muitos. Mas a entrega foi total
The Dust tem o futuro pela frente.
Provam que o rock está aqui para as curvas.
Não os deixem passar ao lado!














Texto & Fotos Nuno Ávila

RODRIGO SERRÃO COM NOVIDADES

Pela primeira vez, a famosa Suite para Violoncelo Solo nº1 de BACH é inteiramente adaptada e gravada no Chapman Stick.
 
Continuando um percurso em que, desde cedo, se demarcou de todos os outros e dando mais uma vez provas de uma impressionante ambição musical, Rodrigo Serrão volta a dar cartas e a demonstrar todo o seu virtuosismo no Chapman Stick com a adaptação e gravação, pela primeira vez na história deste instrumento, de um dos maiores marcos da música Ocidental para instrumento solo, como é o caso da Suite N.1 para Violoncelo solo de J. S. Bach.

 A obra completa, composta pelos seus sete movimentos, vê assim a luz do dia numa gravação que é já um marco na história do Chapman Stick e fica assim registada em toda a sua beleza e esplendor original, temperada pelo bom gosto do artista e riqueza tímbrica do próprio instrumento.

 O vídeo que acaba agora de ser publicado e aqui se apresenta, antecipa a edição discográfica de "Rodrigo Serrão Plays Bach Vol. 1" com lançamento marcado para o próximo dia 15 de Agosto, em vésperas dos concertos e Master Class onde estará a leccionar em Vancouver, Canadá.

O INSTRUMENTO

Imagine o potencial de um Piano, uma Guitarra, um Contrabaixo e uma Harpa todos combinados num único instrumento: é isto o Chapman Stick ®

Com a sua implantação mundial nos últimos anos, este instrumento visionado por Emmet Chapman em 1969 é, em termos histórico-musicais, o grande herdeiro de uma tradição cujos mais recentes casos de sucesso remontam a Adolphe Sax com a invenção do saxofone (séc XIX) e a Bartolomeo Cristofori, inventor do Piano (séc XVIII).

 A particularidade comum a todos estes casos foi a criação de um instrumento novo, de tal versatilidade que a sua utilização se generalizou, ultrapassando barreiras e linguagens musicais. É, hoje em dia, utilizado em todo o mundo e em todos os géneros musicais.
 

PROGRAMA DE 29/07/19

1 - Júlio Pereira - Praça do Comércio
2 - Castilho - Lucky ones
3 - Distance Runners - Spring song
4 - Lójico - Canela
5 - Pedro Mafama - Jazigo
6 - Dino D'Santiago - Nós funaná
7 - Daxuva feat. Jam da Silva - Inanaê
8 - Mão Morta - Deflagram clarões de luz
9 - Mundo Cão - O divã de tule
10 - All Against - Feed the machine
11 - Forest Fires - Climate change
12 - X-Wife - Coconuts
13 - Sensible Soccers - Farra lenta

Joana Espadinha - Festival (In)comum (Lugar Comum) - Salão Brazil em Coimbra - 27/07/19














Salão Brazil a transpirar pop.
Pais e filhos numa noite de partilhas.
Mais velhos e mais pequenitos a saberem algumas letras.
Joana Espadinha rodeada de excelentes músicos
Alguns já a acompanham noutros projetos.
Foi um serão quente que provou o talento de Joana Espadinha.














Texto & Fotos Nuno Ávila

domingo, 28 de julho de 2019

PROGRAMA DE 27/07/19














1 - Dust - Life in a cup
entrevista The dust
2 - The Dust - Doube o nothing
3 - Classe Crua (Bewaee Jack e Sam The Kid) - Minha Praia
4 - NBC - A voz
5 - Beautify Junkyards - Sybil's dream
6 - Monday - Change
7 - Marinho -Window pain
8 - April Marmara - New home
 

O GAJO AO VIVO

sexta-feira, 26 de julho de 2019

TIME FOR T LANÇAM NOVO SINGLE
















 
 

 SOBRE O SINGLE “SCREENSHOT”
“Screenshot” é o segundo single a abrir caminho para o álbum Galavanting do grupo Time for T a ser editado no próximo dia 4 de Outubro. O tema vai ser lançado pela Street Mission Records, uma nova parceria feita entre a banda e a editora que começou em Londres, mas agora basei-se em Lisboa e conta com outros artistas nacionais como Marinho e Niki Moss.
O novo single antecipa o disco que a banda apresentará no dia 17 de Agosto no Vodafone Paredes de Coura. Com a guitarra acústica discreta, o baixo e a bateria a segurar o groove com facilidade e as guitarras eléctricas líquidas, tudo isto forma a cama perfeita para a voz se deitar confortavelmente em cima em “Screenshot”. Faz lembrar “Dreams” de Fleetwood Mac mas com um twist mais moderno. Afinal, esta canção é uma analogia que utiliza o telemóvel como ferramenta para avaliar a vida. "If I screenshot my life right now, would it be worth the backup on the icloud?" Estamos a viver uma vida digna de salvar para as memórias do futuro ou estamos cada vez mais preguiçosos com toda esta tecnologia a nossa volta?
“Esta foi a última canção a ser gravada para o disco e foi a única canção que construímos de cima pra baixo, ou seja, normalmente gravamos a bateria e o baixo e depois vamos adicionando vozes e guitarras mas, neste caso, como a canção era fresquinha, começámos com voz e guitarra e só depois fomos adicionando os instrumentos. Acho que este processo influenciou muito o som, que acabou por ficar mais calculado e simples. Tudo foi gravado numa casa de campo perto de Madrid menos as baterias, que foram gravadas mais tarde no EstúdioCamaleão em Lisboa.”
SOBRE O DISCO GALAVANTING
Este 2º álbum Galavanting resultou de um acidente feliz quando começaram a registar demos numa viagem ao Algarve. A partir daí, as novas canções cresceram em Brighton (origem da banda) mas foram trabalhadas entre Lisboa, Madrid e o Algarve (as novas bases). Tiago Saga, vocalista da banda, revela: "Gostámos tanto do processo de gravar em diferentes locais e absorver as influências de cada sítio que decidimos fazer o álbum assim. Por exemplo, a bateria foi captada num estúdio, as guitarras numa caravana de madeira no meio do campo algarvio e as vozes foram gravadas numa casa de campo, perto de Madrid. Os pianos foram gravados em Amesterdão e as flautas em San Diego". Tal como a banda — membros de Portugal, Inglaterra, Espanha e Brasil — este disco foi um verdadeiro esforço global.
TOUR
09 Agosto / Artes à Rua / Évora
10 Agosto / Luso 3050 / Luso
17 Agosto / Vodafone Paredes de Coura
24 Agosto / Vilapalco / Monchique
08 Setembro / Molinos / Consuegra

BIOGRAFIA
De surpresa somos levados por Time For T a uma expedição pelos lugares mais tropicais e transparentes do planeta. Onde os instrumentos se entregam à multiculturalidade das melodias tórridas e os corpos ao perpendicular dos ritmos acesos. Desprovido de preconceitos, Time for T debruça-se no cruzamento de influências que tacteiam a tropicália, o folk rock, o blues tuareg e o soul. É um cardápio sonoro eclético que se abre em leveza aos hemisférios e meridianos, trazendo as praias, as florestas e os desertos à humanidade. Uma viagem imperdível à incandescência da música livre.
Ao projecto que começou em Brighton com o cantautor Tiago Saga, juntaram-se Joshua Taylor, Felipe Bastos e Juan Toran. Depois de três EPs lançados, Setembro de 2017 trouxe consigo o primeiro longa-duração de Time for T, Hoping Something Anything, que já conseguiu tirar os pés do chão em diversos festivais nacionais e internacionais como Green Man, NOS Alive, Super Bock Super Rock e o Secret Garden Party. O álbum foi apresentado na BBC Radio 1 e 6 (Reino Unido), na Antena 3 (Portugal) e Deutschland Radio Kultur (Alemanha). Um dos seus singles "Rescue Plane" atingiu o primeiro lugar no Spotify UK Viral Charts. De momento, estão a finalizar o segundo longa-duração entre Madrid e Lisboa para ser lançado ainda este ano.

BLAYA LANÇA HOJE NOVO VÍDEO PARA O TEMA “BEM FIRME” COM A PARTICIPAÇÃO DE VIRGUL













Blaya lança hoje mais um vídeo de um tema do seu recente álbum “Blaya Con Dios”. Trata-se do tema “Bem Firme”, que conta com a participação especial de Virgul.

A música tem a autoria de Blaya, Virgul, Laton e Filipe Survival e a Letra é de Blaya, Virgul e Laton. Produção esteve a cargo de Filipe Survival.

Já o vídeo foi realizado por Johel Almeida, que foi também o director de fotografia, e pode ser visto na plataforma YouTube a partir das 12h00 de hoje.

O vídeo foi rodado no Bairro da Cova da Moura e na Fábrica da Pólvora e promete trazer muita cor a este Verão.

De recordar que Blaya lançou já vários vídeos de canções deste seu primeiro álbum, entre eles “Faz Gostoso” que leva já mais de 33 milhões de visualizações, “Eu Avisei”, “Vem Na Vibe” ou “Só Love”, num total de 7. “Bem Firme” é assim o 8.º vídeo, em menos de dois anos, realizado para canções de “Blaya Con Dios” que é assim já considerado um verdadeiro álbum de HITS.
 
Para mais informações, por favor visite:
Instagram | Facebook | Youtube | Spotify
 

DAXUBA FEAT JAM DA SILVA - "INANAÊ"


DONA ELVIRA EM FORMATO DIGITAL














“CINDYBELLA” https://orcd.co/egvrxjv

A banda de rock DONA ELVIRA está de regresso 3 anos após ter editado o primeiro álbum, “HISTÓRIAS E SEGREDOS”.

“Cindybella” é o single de avanço do álbum “COMPROMISSO” com edição em Setembro. Tal como o próprio nome indica, traduz o compromisso que a banda assume com todos aqueles que desde sempre acreditaram e incentivaram a desenvolver este projeto.

Criar novos horizontes musicais, levar este álbum ainda mais longe e a mais público do que o álbum anterior é o grande desafio proposto pela banda. Fazem questão de manter o compromisso com quem já os conhece, difundindo o “espírito Dona Elvira” a todos os que os pretendem conhecer.

A banda de Sintra é formada por Paulo Lawson na voz, Tiago Caldeira na guitarra, Francisco Durão nos teclados, Fané Elias no baixo e António Oliveira na bateria.

XUTOS & PONTAPÉS - "`AS VEZES"


SAI HOJE NOVO DISCO DE MIRROR PEOPLE




















Depois de voltar às edições este ano com Drinks Promise Better, o tema em parceria com Da Chick, o projecto Mirror People assina agora uma canção a cheirar a verão - Boogie Dance transpira boa disposição e é um manual perfeito a convidar à dança.

Este novo single de Mirror People, inclui a colaboração do duo italiano Hard Ton, conhecidos defensores do disco sound moderno e é apresentado na sua versão original e também numa versão Club com uma roupagem diferente, orientada para as pistas de dança mais tardias.

Letra e Voz por Hard Ton
Música escrita, tocada, gravada por Rui Maia
Vozes adicionais por Rita Laranjeira
Mistura por Zé Nando Pimenta
Ilustração por Cristina Viana
Produzido por Rui Maia
 

quinta-feira, 25 de julho de 2019

PROGRAMA DE 25/07/19

1 – Sal Grosso – Ir, ido, foi
2 – Antes Dementes – Mesmerizing memories
3 – The Black Archer – Don’t go back

4 – Joseph K – Perfect prince
5 – Dream Metaphor – Movimento II [medo]
6 – Et3r Enough is enough

7 – NBC – Maturidade
8 - Classe Crua (Beware Jack e Sam The Kid) - A minha praia
9 – The SPiLL - Pretty face
10 - Trauma Lips -Wild on fire
11 – The Dust – Life in a cup
12 – d3o – Babe
13 – The Parkinsons – Heavy metal
14 – The Black Wizards – Imposing sun
15 – Mr. Mojo – Fuel
16 - Solar Corona - Beehive

LOGICO SERVE CANELA












João Correia ou "Lójico" é um rapper proveniente de Gaia, Porto que começou o seu percurso no hip-hop em Junho de 2015. Lançou a sua primeira mixtape em 2016, à qual deu o nome "Lojicamente (4 anos depois)" que contou com 14 faixas entre as quais algumas originais.

Em 2016, começou a desenvolver um novo projeto, um EP com o nome Amor & Arte que saiu a 14 de Dezembro 2018, com participações, entre outros, de João Tamura, e produções de Holly.

O rapper está em fase de desenvolver e potencializar as suas habilidades dentro do rap e conta atualmente com quase 7.300 subscritores no YouTube e mais 890.000 visualizações nas suas músicas disponíveis nesta plataforma.

Com o selo Big Bit Música, e distribuição Universal estará disponível o novo single nas plataformas digitais amanhã, dia 26 de Julho de 2019, de nome Canela a apelar ao Verão e às relações amorosas e seus altos e baixos...~

“Lójicamente”... LÓJICO, um nome para continuar a seguir com atenção em 2019!

Canal YouTube: Lójico
 

DOURO ROCK












A quarta edição do DOURO ROCK está a chegar e com ela a melhor música portuguesa instala-se em Peso da Régua. Ano após ano a expectativa é grande e a valer pelo cartaz deste ano, tudo pode acontecer nas margens do Rio Douro. David Fonseca, Clã, Dino D' Santiago e Profjam são os primeiros a subir ao palco, dia 9 de Agosto. Seguem-se Jorge Palma, Mão Morta, Dead Combo e Keep Razors Sharp, no dia 10. Recorde-se que no segundo e último dia do festival, Jorge Palma e Dead Combo vão partilhar o palco numa parceria inédita.

Tendo uma das paisagens mais bonitas do mundo como cenário, o Douro Vinhateiro, o DOURO ROCK instala-se junto às piscinas da Régua proporcionando uma experiência plena. Património da Humanidade pela Unesco, o Douro apresenta-se como uma alternativa no concorrido calendário de festivais em Portugal convidando o público a conhecer a região ao som da melhor música nacional.

Depois da bem sucedida edição de 2018, que contou com cerca de 14 mil pessoas a aplaudirem os Xutos & Pontapés, The Gift, The Legendary Tigerman, Samuel Úria, Frankie Chavez, The Twist Connection, Mishlawi e Kappa Jotta, o DOURO ROCK reafirma-se um festival 100 por cento português onde as novas gerações se cruzam com nomes mais consagrados do rock, pop, indie, soul e hip-hop.

Os bilhetes para o Douro Rock já estão à venda em ticketline.pt e nos locais habituais, e custam 15€ (preço único para os dois dias). O ingresso dá acesso à zona de campismo, gratuito para os portadores de bilhete, assim como às piscinas.

10 ANOS DE BONS SONS EM LIVRO














BONS SONS x 10: Uma Aldeia em Manifesto é o livro que celebra os 13 anos e as 10 edições que o BONS SONS completa este ano e que revela muitas histórias da vida do festival. O lançamento é no dia 8 de agosto, às 15:00, dia em que começa o festival.

Produzido em parceria com as Edições Escafandro, o livro faz o percurso do festival e retrata os artistas que fizeram parte da sua história, desvendando curiosidades, momentos felizes, dramáticos e relatos inéditos sobre tudo o que lá se passou. Para isto, foram desafiados vários ilustradores para partilharem a sua visão sobre o que é o BONS SONS e os artistas que por lá passaram. As ilustrações são de Ângela Vieira, Joana Ray, Nuno Saraiva, Pedro Brito e Silvia Belli e os textos são da autoria de Rita Nabais, Nuno Matos Valente e João Neves (Edições Escafandro).

Na capa, quem dá as boas-vindas são os ilustres homenageados que dão nome aos palcos: Lopes-Graça, Giacometti, Aguardela, Amália, Zeca Afonso, Agostinho da Silva e os mais recentes António Variações e Carlos Paredes. No interior, cada edição do BONS SONS surge representada de acordo com a imagem gráfica que a marcou e todas juntas dão a conhecer o festival, a comunidade que o faz e parte da cultura portuguesa.

Resultado de um trabalho exaustivo, BONS SONS x 10: Uma Aldeia em Manifesto foi feito com muito amor sobre o que tem acontecido em Cem Soldos ao longo destes anos, por onde já passaram centenas de milhares de visitantes, muitos milhares de horas de trabalho e milhões de emoções.

Um livro para todos aqueles que querem recordar as memórias do festival e redescobrir os seus concertos favoritos, mas também para todos aqueles que nunca foram à aldeia e que ainda não sabem bem o que lhes espera porque nunca foram ao festival. Mergulhar neste livro é a melhor maneira de descobrir que as memórias do BONS SONS não são só feitas de música mas de atividades, jogos, conversas e um sentido de comunidade e partilha com esta aldeia que acolhe milhares de visitantes. E este livro tem esse objetivo: o de ser partilhado por adultos, crianças e famílias inteiras.

BONS SONS x 10: Uma Aldeia em Manifesto estará à venda no BONS SONS de 8 a 11 de agosto por 12,50€.

BILHETES À VENDA

É sempre importante ter em conta que os bilhetes de cada fase têm um número de unidades limitado e podem esgotar antes de terminar cada uma das fases. Esgotado o número de bilhetes da fase em curso, passam a vigorar os valores da fase seguinte.

PASSE 4 DIAS
50€* (dá acesso gratuito ao parque de campismo)

BILHETE DIÁRIO
22€ ABRIL — JULHO (bilhete a preço reduzido para dia 10 de agosto está esgotado)
25€ AGOSTO*

Bilhetes à venda nos locais habituais.
* Também disponível nas bilheteiras do recinto

TIAGO VILHENA LANÇA VÍDEOCLIP “D’ESTA VIDA”

Após ter saboreado a composição com a companhia de uma banda, os Savanna, e de ter explorado a escrita individual no mundo do pop rock usando o nome George Marvinson, Tiago Vilhena entra numa nova etapa, agora com a sua vontade para a composição consolidada.

Depois de nos introduzir o primeiro single do próximo álbum, Tiago Vilhena regressa com “D’esta Vida”. Esta música revela 3 modos de olhar para, ou de viver a vida, acabando sempre de relatar cada um deles com, “e não vou dizer mal desta vida”, mostrando que há inúmeras formas de abordar a nossa existência sem que nenhuma delas seja necessariamente melhor do que a outra. Para vincar esta opinião, Tiago escolheu convidar dois músicos para cantar as diferentes filosofias sendo que a primeira é cantada pelo próprio, a segunda é cantada pelo José Penacho (Marvel Lima e Zé Simples) e a terceira pela Bia (April Marmara).

O vídeo que acompanha a música é feito pela Zarolina, que no passado já fez um vídeo para o Tiago Vilhena quando ele usava o nome George Marvinson. Zarolina optou, desta vez, por apresentar silhuetas marcadas por sombras numa parede, deixando a objetividade a cargo da letra da música, acompanhando simplesmente o balanço e o andamento dos instrumentos.

A simplicidade que Tiago tenta puxar da música, apesar da complexidade harmónica, é já um hábito seu. Nesta música, ele mostra também um gosto por instrumentos de orquestra como violinos, dando uso à técnica pizzicato, trombone e tímpanos. Acabando com uma conclusão instrumental, onírica e nostálgica, ficamos com uma música que é também uma história e é também uma ode à diversidade e à aceitação da diferença.

Facebook: https://www.facebook.com/GeorgeMarvinson/
Instagram: https://www.instagram.com/tiagovilhenaa/
 

quarta-feira, 24 de julho de 2019

PROGRAMA DE 24/07/19

1 - Mão Morta - Deflagram clarões de luz
2 - The Legendary Tigerman - Black hole
3 - Solar Corona - Beehive
4 - Mel - Summer song
5 - Dirty Bungalow - Makin luv
6 - NBC - 2ª pele
7 - Classe Crua (Beware Jack e Sam The Kid) - A minha praia
8 - Maria Ana Bobone - Lisboa abençoa
9 - Hélder Moutinho - Fado da herança
10 - Tiago Vilhena - D'esta vida
11 - Bia Maria - Dissabor
12 - Best Youth - Highlights
13 - Y.azz X B-Mywingzzz - Cycles

BEST YOUTH COM NOVO VIDEO














A celebrar 1 ano sobre a edição do segundo álbum de estúdio, os Best Youth revelam o vídeo de “Highlights”, terceiro single de “Cherry Domino”, onde também encontramos “Nightfalls”e “Midnight Rain, que já conquistaram o estatuto de clássicos da música moderna portuguesa.

 No vídeo de “Highlights”, realizado por André Tentúgal, Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas mantêm-se fiéis à estética do cinema da década de 80 mas desta vez abandonam a linha neo-noir que identificamos anteriormente e permitem a entrada de um pouco de sol, afinal é Verão.
 
Composto por nove canções, onde os sintetizadores e as caixas de ritmo se cruzam com texturas ambientais e melodias nostálgicas, “Cherry Domino” permitiu que os Best Youth explorassem os conflitos e inquietações internas que, num mundo de partilha e interligação, cada vez mais são escondidas e dissimuladas. As músicas estão enquadradas como histórias e desabafos emocionais, contadas a uma espécie de ‘linha de apoio emocional’ fictícia, cuja única função é ouvir e empatizar.

Com dois álbuns e dois EPs editados, os Best Youth têm feito um percurso de ascensão na música nacional, conquistando também o mercado europeu com destaques na BBC, Clash ou Les InRockuptibles.
 

PROGRAMA DE 23/07/19

1 – Fred – Amor sinsero (C/ Amaura e Francis Dale)
2 – Sensible Soccers – Chavitas
3 - Montanhas Azuis - Flor de montanha
4 – Urbanature - Plug and pay
5 – Plause – The travler
6 – Miramar – Nazaré
7 – NBC – Homem
8 - Classe Crua - A minha praia (c/ Sam The Kid)

9 – Cordel – Vira feliz
10 – Luís Severo – Cheguei bem
11 – Primeira Dama – Tiro-no-liro
12 – Churky – Pente fino
13 – Pedro de Troia – Embaraçado
14 – Afonso Cabral – Inércia
15 – Flak – Os tempos estão a mudar

QUID APRESENTAM O SINGLE "PORTUGAL" AO VIVO

Depois de um hiato de apresentações ao vivo que dura desde um concerto esgotado no Café-Teatro do Centro Cultural da Malaposta, em Novembro último,os QUID regressaram às performances e à interacção com o público na Romaria de Santo Amaro, no dia 30 de Junho, partilhando o cartaz da popular festa da freguesia de Alcântara com nomes como a Carminho.

De volta à FNAC do Colombo, os QUID irão apresentar ao vivo o seu mais recente single "Portugal" num ambiente mais intimista no sábado, dia 27 de Julho às 19:00.
 

BLIND ZERO COM ORQUESTRA














A Orquestra Sinfónica de Leningrado convidou os Blind Zero para dois concertos muito especiais junto ao Lago Vermelho em Leningrado, São Petersburgo, Rússia. Dias 27 e 28 de Julho, a banda portuguesa vai dar a conhecer algumas das músicas do vasto repertório dos 25 anos de carreira.

Conduzidos pelo maestro Mikhail Golikov, a Orquestra Sinfónica de Leningrado e os Blind Zero prepararam dois espectáculos únicos para as cerca de 30 mil pessoas que vão marcam presença junto ao Lago Vermelho, entre florestas e encostas altas.

“Palm”, “Lost in Another Mental Escape” e “Tormentor”, do mais recente "Often Trees", mas também "Daily Matters” ("One Silent Accident"), “Criminal Grace” ("Redcoast") e a versão de “Drive”, dos Cars, são os temas que os Blind Zero vão interpretar com novos arranjos para orquestra da autoria de Pedro Carneiro. O violinista português junta-se à Orquestra Sinfónica de Leningrado e aos Blind Zero em duas noites sem fronteiras.

Recorde-se que a Orquestra Sinfónica de Leningrado é sucessora do património cultural e criativo da Orquestra Sinfónica Internacional "Tavrichesky" e tem como missão a promoção de obras do património musical russo e mundial.

NO SABOTAGE EM AGOSTO




















 08/08 | quinta-feira | 22:30h | CONCERTO + Clubbing
BALEIA BALEIA BALEIA
DJ: Nuno Rabino

terça-feira, 23 de julho de 2019

"TASS BEM", O NOVO SINGLE/ VÍDEO DOS MARVEL LIMA ANTECEDE O 2º DISCO DA BANDA














Após uma pausa criativa, Marvel Lima está de volta com o sucessor do álbum estreia homónimo e, como primeira amostra, eis “Tass Bem”, uma ode à descontracção e ao “despreconceito”. Com um arranjo suave e relaxado, a banda mostra aqui um registo assumidamente mais pop, mas nunca escondendo a sua essência.

O videoclipe foi realizado pela própria banda e por Tiago Lopes, espelhando a mensagem da música. “Tass Bem” antecede o próximo disco da banda, “Mal Passado”, que sai ainda este ano.
Sobre Marvel Lima

Projecto originalmente criado nas quentes e áridas planícies alentejanas, característica que influenciou o seu disco de estreia, Marvel Lima está de volta e, desta vez, em modo quarteto. Após uma pausa estrutural e reflexiva, José Penacho, Diogo Vargas, Diogo Marques e Gil Amado criaram o que será o sucessor do homónimo “Marvel Lima”, numa abordagem mais relaxada e madura, esteticamente mais limpa e directa, mas com o mesmo selo rítmico e groovado a que nos vieram a habituar. “Mal Passado” assume reminiscências do lounge jazz e smooth funk, relembrando David Axelrod e Azymuth, enquanto fielmente mantém a vibe groovada e rockeira conhecida no registo anterior.
 

NO SALÃO BRAZIL












FESTIVAL [in]COMUM | JOANA ESPADINHA
Sex, 26 de Julho 22h00

A Lugar Comum, em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, convida a explorar alguns dos espaços culturais e de comércio tradicional da cidade.Ao longo dos dias 26 e 27 de Julho, sob o signo da música independente, realizar-se-ão concertos, showcases, dj sets e projecção de documentários.

"Leva-me A Dançar" é o Single de avanço do segundo álbum da canta-autora Joana Espadinha em nome próprio, editado pela Valentim de Carvalho.O seu álbum de estreia, "Avesso", foi editado em 2014.Joana estudou na Escola de Jazz Luís Villas-Boas – Hot Clube de Portugal, é licenciada em Jazz pelo Conservatório de Amesterdão e em Direito pela Universidade Nova de Lisboa.Paralelamente, integra também os "Cassete Pirata" e "The Happy Mess".
 
Bilhetes: Acesso Livre

NOVO SINGLE DE IVY












“Black Matter” é o segundo single de “Over and Out”, o disco de estreia de IVY, projeto a solo de Rita Sampaio (GrandFather’s House).

“O temor da escuridão, de um local que todos evitamos encarar quando por ele confrontados. Uma matéria negra, viscosa, que surge imponente e sem aviso prévio, parece sugar tudo de bom e de luminoso que resta. “Black Matter” representa esse local, esse confronto inevitável, um buraco negro. É esse local também que pode conduzir exatamente ao contrário, ao mais belo e luminoso, quase angelical, renascer”, explica Rita Sampaio.

Com vídeo de Ângela Bismarck, “Black Matter” é o segundo single de “Over and Out”, o álbum de estreia de IVY lançado em março pela Cosmic Burger e produzido e gravado por Rita Sampaio, João Figueiredo e CASOTA Collective. Descrito como autobiográfico, introspetivo, catártico e íntimo, o disco conta com nove temas e está disponível para compra nas plataformas online e durante os concertos.

SARA TAVARES NO FESTIM EM AGUEDA














quinta 25 julho @ Largo 1º de Maio (AgitÁgueda), Águeda
sempre às 22h00
 
Chegou aos nossos ouvidos há mais de vinte anos e, desde então, a sua música tem viajado pelos quatro cantos do mundo. É nessas viagens que descobre uma nova simplicidade e constrói um registo muito pessoal, hoje inconfundível. Com vários prémios e muitos palcos partilhados, Sara Tavares traz-nos o bom feeling das raízes cabo-verdianas em todos os acordes e letras que escreve. A sua voz autêntica, ternurenta e doce contrasta com uma inesgotável energia em palco, fazendo qualquer corpo gingar ao som da sua música. Com Fitxadu, o seu novo álbum, Sara vem ao Festim sussurrar-nos “coisas bunitas”!

AMALIA A ETERNA VOZ DO FADO












Amália Rodrigues é sinónimo de Fado e de Portugal. Mas Amália é bem mais do que isso. É uma artista inteligente e versátil, intérprete e poeta, actriz e sedutora, diva e eterna.

Amália nasceu no coração de Lisboa em Julho de 1920. A figura maior do Fado e ícone da cultura portuguesa comemoraria este ano o 99º aniversário.

"A minha avó dizia-me que eu nasci com as cerejas. Registaram-me a 23 de Julho. Mas, ao certo, ao certo, não sei o dia em que nasci. Cá por mim, optei pelo dia 1 de Julho, que é logo o princípio do mês", contava Amália da Piedade Rodrigues à jornalista Maria Augusta Silva em 1985.

(Revista do DN, 25 de Agosto de 1985 - fonte).

«A primeira vez que se apresentou usava um vestido às riscas; a pose era contida, com a cabeça inclinada para trás e os olhos fechados. Tudo se passava, como sempre se passou, dentro dela.», escreveu Anabela Mota Ribeiro (fonte).

Do palco da Severa, partiu à conquista de geografias distantes, quebrando barreiras linguísticas e culturais. O sentimento que Amália imprimiu no Fado é tão único e distinto quanto a palavra "saudade", e continua a emocionar artistas nacionais e internacionais, de David Byrne a Björk.

Assinalando o mês de aniversário de Amália Rodrigues, lançámos um canal de YouTube que acompanha as recentes edições remasterizadas – que incluem gravações inéditas, ensaios, takes alternativos, raridades – e os fados mais emblemáticos.

Um importante complemento à sua discografia que está já disponível em Spotify (link), Apple Music (link), Soundcloud (link) e demais serviços de streaming, que pretende garantir que todos possam desfrutar do legado de Amália com a merecida qualidade sonora.

JORGE PALMA SO

EXPENSIVE SOUL AO VIVO




















Os Expensive Soul celebram 20 anos de carreira em 2019 e preparam-se para os celebrar na sua terra natal, em Leça da Palmeira.

No próximo dia 31 de agosto a banda toca ao vivo num concerto de entrada livre - a começar às 22H00 -, o seu espetáculo de celebração dos 20 anos, passando por todos os seus temas mais ilustres e também pelo seu novo disco "A Arte das Musas".

"A Arte das Musas" é o nome do mais recente disco dos Expensive Soul, foi editado a 14 de junho. Deste disco já são conhecidos os singles "Limbo" e "Amar é Que é Preciso" aos quais se juntam mais 7 músicas, num total de 9 faixas inéditas.

No ano em celebram 20 anos de carreira, os Expensive Soul brindam os fãs com este aguardado novo disco que já conta com mais de 500 mil audições no Spotify. "Amar é Que é Preciso", tema que já ultrapassou as 570 mil visualizações no Youtube e tem marcado presença consistente em inúmeras rádios nacionais, faz parte do "A Arte das Musas".

Neste contexto, a banda arranca agora com a digressão “20 Anos” em Leça da Palmeira, que culminará depois num grande espectáculo na Altice Arena a 23 de Novembro

MATILDE CID APRESENTA SINGLE












Quem não teve já a sensação de ter encontrado alguém que conhece desde sempre? Quem nunca sentiu uma química inexplicável que acelera o coração, as horas e os minutos? Quando o tempo parece pouco para tudo o que ainda queremos viver...

"Foi assim", da autoria de Valter Rolo e Diogo Clemente, é o primeiro single do disco que chegará em setembro e fala-nos do sentimento incrível de quando temos "aquela" pessoa ao nosso lado.

Espero muito que gostem e que se revejam!

Matilde Cid

MATILDE CID “Puro”

Cresce numa família de músicos. O Fado esteve sempre presente e tornou-se no seu género de eleição. Dona de uma voz doce e melodiosa, Matilde Cid aborda a canção de Lisboa de uma forma muito particular, fruto de todas as influências musicais que foi tendo ao longo da vida.

Nos últimos 10 anos tem percorrido um caminho consistente de amadurecimento no seu canto. Nesse curto trajeto teve já oportunidade de partilhar o palco com grandes fadistas e músicos. Um dos seus maiores desafios foi a participação no musical “Once in Fado”, em Londres, cuja crítica foi excelente.

O primeiro álbum – “Puro”, editado pela label Museu do Fado Discos - será lançado em setembro de 2019.

LAURUS NOBILIS MUSIC COMEÇA AMANHÃ

segunda-feira, 22 de julho de 2019

PROGRAMA DE 22/07/19

1 - Lola Lola - Killed a man in a field
2 - Tape Junk - General population
3 - Barry White Gone Wrong - She loves a singer
4 - Ivy - Black matter
5 - Wendy Nazaré - Tree
6 - Alen Tagus - Holiday
7 - Jeppards - She says
8 - Classe Crua (Beware Jack e Sam The Kid) - A minha praia
9 - NBC - Mudança
10 - Dino D'Santiago - Sô bô (tarraxo remix com Pedro Mafama e PEDRO)
11 - Stereossauro - Vento (com Gisela João)
12 - Luísa Sobral - Mesma rua mesmo lado
13 - Rita Vian - Diagonas
14 - Catarina Munhá - Águas-furtadas
15 - Russa - O teu abraço

LOLA LOLA ANUNCIAM EDIÇÃO DE 7’ KILLED A MAN IN A FIELD PELA CHAPUTA! RECORDS













Os LOLA LOLA, na sua edição de estreia pela soberana Chaputa! Records, são aposta forte do selo luso de culto no qual se estrearão em Setembro com o lançamento de Killed a man in a field, seu quarto registo fonográfico.

Para essa estreia, escolhem uma canção que nos leva a viajar por uma larga paisagem de cor e infinito, desde as montanhas sagradas do Oriente ao deserto do Mojave. “Killed a Man in a Field”, canção-título, é um rasgo de primordial simplicidade, com uma melodia assente numa base densa e segura, a pedir uma jornada pelo interior de cada um.

Como se não bastasse, do outro lado oferecem-nos uma interpretação fulminante do indiscutível “Somebody’s always trying” de Joy Byers, para epicentro das pistas de dança, com o qual ninguém consegue ficar parado.

Apresentado num distinto desenho do ilustrador Rui Ricardo, este quarto sete polegadas da banda do Porto conta, uma vez mais, com a dupla Nuno Riviera, na áspera produção e criativa mistura e Mike Mariconda, que o masteriza de uma forma exemplar.

Com raízes no sempre pulsante e inovador movimento criativo da cidade do Porto, os LOLA LOLA formaram-se em 2014, fruto da junção de um trio já muito experimentado nas lides musicais: Tiago Gil (Guitarra), Miguel Lourenço (Baixo) e Hélder Coelho (Bateria), todos ex-Os Tornados, ao qual se acrescentou a desconcertante voz de Carla Capela, conhecida da noite portuense como DJ Just Honey e um pujante sax barítono, atualmente nas mãos do mestre Rui Teixeira.

Alimentados pelo universo musical das décadas de 50 e 60 e inspirados pelo R&B/Popcorn, 60´s Beat e Rock n’ Roll, os LOLA LOLA assinaram, no início de 2015, pela prestigiada editora independente Sleazy Records, tendo, entretanto, lançado os singles “Money in the Can” (Junho/2015), “Sweet Lovin’” (Dezembro/2016) e o double-sider “Voodoo Man / Voodoo Woman” (Fevereiro/2018).


Com as suas canções destacadas um pouco por todo o mundo por djs de culto, rádios e blogosfera musical, os LOLA LOLA percorrem estradas ibéricas na pista de clubes e festivais, inflamando públicos e deixando pelo caminho sapatos gastos e ouvidos enamorados.

Sempre com sede de estrada, os LOLA LOLA aproveitam o lançamento do seu quarto 7’ para regressar aos concertos, voltando a incendiar plateias com o seu estilo quente e desempoeirado. Os locais escolhidos para apresentação e lançamento de Killed a man in a field são o Sabotage Club, no dia 18 de Outubro, e o Barracuda Clube de Roque, no dia 19 de Outubro.

Lola Lola

Facebook: https://www.facebook.com/lolalola.band
Instagram: https://www.instagram.com/lolalola.porto
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC36hfQoWNyorLOphFwDz9OA

Chaputa! Records

Web: www.chaputa.com
Facebook: facebook.com/chaputarec
Instagram: www.instagram.com/chaputa.records

AGENDA ALAIN VACHIER














PESTE & SIDA

26 JUL - 22H00 - Laurus Nobilis Music- Famalicão
27 JUL - 21H30 - Gouveia
28 JUL - 21H30 - L Burro | Gaiteiro - Miranda do Douro
10 AGO - 22H00 - Manteigas
30 AGO - 00H00 - Concentração Motard – Vidigueira

JULHO

23 Julho
22H00 - Sebastião Antunes - Festas da Aldeia - Mangualde

26 Julho

22H00 - Bispo - Feira Franca – Avis
23H00 - Profjam- Feira Franca – Avis
24H00 - Deejay Telio - Feira Franca – Avis
22H00 - Peste & Sida - Laurus Nobilis Music- Famalicão

27 Julho
21H00 - Yuzi- Feira Franca – Avis 22H00 - Plutonio - Feira Franca – Avis
23H00 - Ritchie Campell - Feira Franca - Avis
02H00 - Karetus - Feira Franca – Avis
21H30 - Sebastião Antunes & Quadrilha - Recinto das Festas - Casegas/Castelo Branco
22H00 - Duarte - Cantar Amália - São Brás de Alportel
21H30 - Peste & Sida - Gouveia

28 Julho
21H30 - Katia Guerreiro - Feira Franca - Avis
21H30 - Ciganos D' Ouro - Festas de Loures - Loures
21H30 – Peste Sida – L Burro | Gaiteiro - Miranda do Douro

AGOSTO

03 Agosto
22H00 - Freddy Locks -Sons da Areia / Praia da Areia Branca - Lourinhã

11 Agosto
22H00 - Júlio Pereira - Festival Bons Sons - (Palco Lopes Graça) - Cem Soldos

16 Agosto
22H00 – Duarte -Cantar Amália - Campo Maior

17 Agosto
22H00 – Duarte -Cantar Amália- A anunciar
22H00 - Sebastião Antunes & Quadrilha - Festival Rodellus - Braga
 
30 Agosto
00H00 - Peste & Sida- Concentração Motard – Vidigueira 

31 Agosto
22H00 - Júlio Pereira - Pinhal Cultural - Oleiros
22H00 – Sebastião Antunes & Quadrilha – Rio de Onor

NO NOISE NO PORTO

LOADING EDITA EP

A PROPOSTA DE LOADING:

Um ponto essencial para que o Homem acontecesse foi a aquisição do pensamento simbólico. Os símbolos são usados para a comunicação entre as pessoas. Tal comunicação é, no Homem, a grande finalidade e denuncia o quão longe estamos do nosso próprio conhecimento. Comunicamos para além da necessidade material e a essa proposta chamamos arte. É que palavra não é suficiente, a imagem ajuda, o toque ajuda, o cheiro ajuda, mas a música preenche-nos e muita vez ultrapassa-nos na sua intencionalidade.”

“A proposta de LOADING leva cada um de nós a irmos para além de nós mesmos e a atingir uma alienação saudável. Ao ouvi-la, cada um de nós apenas consciente (liberto da consciência de si) pode regressar às sensações primeiras, quando as recebíamos apenas. SOBRE O RECENTE EP “THE AGE OF MOVEMENTS”
 
O terceiro EP de LOADING surge após os trabalhos já editados:
“Hiding Place of Dreams” 2014
https://open.spotify.com/album/6cwbA4qijQhQLkBYBNUcQ4
“The Seeds of Time” 2018
https://open.spotify.com/album/46brZIafmiqDluxKSw18Ge
 
Uma perspectiva mística sobre a criação de um possível novo Universo é o mote do novo EP “The Age of Movements”. De forma cronológica, através de exercícios metódicos de criação de música electrónica, os temas deste trabalho retratam 5 ambientes imaginários mas abstractos, que vão desde o começo de tudo, com a teoria do Big Bang, até ao surgimento de uma nova humanidade.

Unfolding the Language in the Inner Lights of the Unknown (Official Video) Videoclipe de apresentação do tema referente ao ambiente do tema 2 que retrata o surgimento de todas as linguagens nas mais diversas formas. Realizado por Miguel Neves este videoclipe apresenta cenas emblemáticas do Film Noir que expressam episódios de comunicação entre personagens. As cenas são alternadas com imagens abstractas procurando criar assim uma unidade.

STREAMING / DOWNLOAD – EP "THE AGE OF MOVEMENTS"
Spotify https://open.spotify.com/album/6vO6WYGTiFQ6bVgz7EaMJb

Apple Music https://music.apple.com/pt/album/the-age-of-
movements/1469226702

Deezer https://www.deezer.com/us/album/100813812
 

O BONS SONS PARA ALÉM DA MÚSICA














Falta menos de um mês para a aldeia de Cem Soldos e todos os seus habitantes acolherem de braços abertos toda a música portuguesa que aí vem e os milhares de visitantes que até lá se deslocam para viver a magia do festival.

Para que isto aconteça da melhor forma, os cem-soldenses, dos mais velhos aos mais novos, preparam tudo até ao mínimo pormenor: cedem terrenos e quintais que se transformam em palcos e em restaurantes, cozinham, limpam, avós e netos do grupo de costura criativa preparam chapéus ou porta-chaves com a famosa Tixa, mascote do festival, entre outras peças artesanais que estarão à venda na loja do BONS SONS.

Neste ano de comemoração dos 13 anos e das 10 edições, há também uma novidade: os vídeos comunitários que, em parceria com a Ondamarela, estão a ser produzidos para ir de encontro aos 10 pontos do Manifesto do BONS SONS, revelando tudo o que Cem Soldos e todos os seus habitantes fazem para acolher os visitantes.
Dança, Teatro e Performance

No ano em que o Festival Materiais Diversos completa dez anos, a parceria com o BONS SONS renova-se para potenciar o conhecimento e experiência das duas e formar esta simbiose entre música e artes performativas que dão origem a este programa composto por três espetáculos de dança.

E como não podia deixar de ser, há, no BONS SONS, muitas atividades que ultrapassam o universo musical numa programação que vai desde espectáculos de dança, teatro, cinema e muito mais. Esta programação é de acesso gratuito a quem é portador de bilhete do festival (pago a partir dos 12 anos) e limitada à lotação.

Coexistimos , de Inês Campos, é uma das propostas de espetáculos de dança este ano e trata-se de uma colagem de metáforas sobre o desafio de se ser tantos. Ser o tigre, o domador, o palhaço triste e o ataque de riso, viver vários corpos e ser a realidade dos seus sonhos. Uma experiência que aglomera dança, teatro, cinema, manipulação de objectos e artifícios variados que tentam criar uma sucessão de ilusões.

Em Danza Ricercata , de Tânia Carvalho, contrasta-se a ideia de improviso a que estamos habituados no que toca a dança com a ideia de movimentos coreografados que são exagerados ou reduzidos dependendo do que a música pede. Um piano, um compositor, uma música, uma pianista, uma coreógrafa, uma bailarina, uma dança
 
Francisco Pinho, João Dinis Pinho e Dinis Santos propõem Nem a Própria Ruína , o primeiro espetáculo do trio nortenho e que tem como base o álbum de 1978 10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte de José Cid. Um espetáculo que se foca na efemeridade humana, no nosso desaparecimento e nos gestos e abraços que, na ruína, são as formas de nos salvar.

Portuguesas Inesquecíveis , com direção de Cláudia Gaiolas e dramaturgia de Alex Cassal, é a peça que dá a conhecer duas figuras femininas importantes da nossa história. De um lado, Leonor de Almeida, a Marquesa de Alorna, que esteve 18 anos trancada num convento por um crime que não cometeu. Do outro, Carolina Beatriz Ângelo, médica, mãe, feminista, revolucionária e a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911. As interpretações são de Cláudia Gaiolas e Leonor Cabral.
 
Já Volta a Portugal em Coreto , por Tiago Madaleno, é um monumento em forma de coreto que visita várias regiões do país com o intuito de promover uma homenagem ao performer amador. Um autêntico palco para todos aqueles que sempre desejaram mostrar o seu talento, dando espaço à cultura popular e à cultura sem dono.

Cinema, Fotografia e Vídeo

O cinema, o vídeo e a fotografia têm mais uma vez um papel importante em Cem Soldos. No 10.º aniversário do festival itinerante Curtas em Flagrante , dá-se o seu regresso ao BONS SONS com duas sessões de cinema onde são exibidas várias curtas-metragens para abrir novos horizontes.
A exposição de fotografia Dar e Receber , de Adriana Boiça Silva, transporta-nos através de imagens para momentos vividos desde 2010 na aldeia que, todos os anos, acolhe tantos visitantes temporários. Adriana partilha aqui o seu carinho especial por todos os habitantes que elevam aquela que é a experiência de ver concertos no festival. Uma exposição instalativa espalhada ao longo da aldeia que é, nas suas palavras “acolhedora e que está sempre pronta para receber e, acima de tudo, dar o melhor a quem a visita”.

Em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, Ao longe, vejo de perto a aldeia , instalação de vídeo ao longo de um percurso que convida a sair do espaço central da aldeia e a conhecer as suas redondezas. O olhar de oito jovens estudantes de Cinema sobre o quotidiano da aldeia de Cem Soldos.
 
Percurso artístico

Dando a conhecer o lado menos visível do festival e da aldeia, Ana Bento e Bruno Pinto convidam os visitantes a participar no percurso artístico Cem Soldos, por detrás do BONS SONS . Uma viagem por entre as pedras, os canteiros e as portas que contaminam e se deixam contaminar pelo BONS SONS para revelar as histórias escondidas por entre a História e desvendar os segredos de quem habita no local o ano inteiro.

Conversas e debates

O projeto de jornalismo independente Fumaça apresenta dois momentos de reflexão e crítica sobre quem somos e o que fazemos: podem as artes e a cultura ser o motor das aldeias, vilas e cidades do país que não está à beira-mar plantado?

No sábado, 10 de agosto, Territórios e Interioridade é uma conversa em torno daquilo que é possível fora das grandes áreas metropolitanas e sobre como fortalecer a contemporaneidade no campo, com a participação de Rogério Roque Amaro (economista e professor no ISCTE) e Rui Amaro Alves (professor no Instituto Politécnico de Castelo Branco e especialista em ordenamento do território).
 
No domingo, dia 11, a conversa Artes e produção cultural conta com a participação de Elisabete Paiva (diretora do Festival Materiais Diversos) e Ana Deus (cantora – Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso) e pretende responder às perguntas: Há uma política pública de apoio cultural? Devem os impostos subsidiar a criação artística ou o mercado encarregar-se-á disso? O que é mesmo a formação de públicos?

ATIVIDADES PARA TODA A FAMÍLIA

Como todos os anos, o BONS SONS não seria o mesmo se não oferecesse uma grande quantidade de atividades divertidas para crianças e famílias.

Sessões de música para grávidas, sessões para bebés até aos cinco anos e oficinas musicais para crianças dos seis aos 12 anos fazem com que os vários sons da música sejam introduzidos na vida de todos bem cedo. As inscrições são limitadas à lotação.
 
Os Jogos do Helder estão de volta, com brincadeiras e um circuito refrescante pela aldeia. Jogos de inspiração medieval, para os quais o mais importante é estar cheio de energia, e que desenvolvem competências pessoais e sociais de uma forma divertida.

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) marca presença no curral do BONS SONS para dar a conhecer o grande amigo que pode ser o Burro de Miranda, animal esse já muito pouco visto e usado em trabalhos rurais. Único ao nosso país, esta raça é dócil e dá um ótimo professor, guia e terapeuta. Não há família que não goste de conhecer este animal tão especial.

O BONS SONS proporciona ainda o Espaço Criança, que conta com algumas atividades diárias como jogos, trabalhos manuais, brincadeiras, ginástica, entre muitas outras. Este local tem também disponível uma zona de fraldário, um serviço de babysitting e de aluguer de auriculares infantis.

A pensar em quem privilegia ambientes tranquilos e nas famílias, este ano, o parque de campismo (de acesso gratuito aos portadores de passe geral) terá uma zona reservada que convida ao sossego e ao silêncio.

BILHETES À VENDA

É sempre importante ter em conta que os bilhetes de cada fase têm um número de unidades limitado e podem esgotar antes de terminar cada uma das fases. Esgotado o número de bilhetes da fase em curso, passam a vigorar os valores da fase seguinte.

PASSE 4 DIAS
50€* (dá acesso gratuito ao parque de campismo)

BILHETE DIÁRIO
22€ ABRIL — JULHO (bilhete a preço reduzido para dia 10 de agosto está esgotado)
25€ AGOSTO*

Bilhetes à venda nos locais habituais.
* Também disponível nas bilheteiras do recinto