terça-feira, 31 de outubro de 2023

adrianAMOReira apresenta "CONTO PRIMEIRO"





















adrianAMOReira nasceu do verbo acreditar. Acredita nesse poder, com a fé avassaladora de servir algo maior do que si própria. Acredita no seu instrumento e na partilha consciente do dom que quer partilhar. Numa visão musical filantrópica, é com AMOR que pretende semear.


adrianAMOReira chega ao “Conto Primeiro”, o seu trabalho primeiro, uma espécie de monólogo autobiográfico, narrado e cantado, escrito, composto e interpretado por si e que junta a poesia das suas letras e melodias num formato que podemos definir como multidisciplinar.
Foi sua intenção que este “Conto Primeiro” não fosse gravado em estúdio, mas que fosse a captação de um momento verdadeiro, sincero, representativo do que se viveu e sentiu naquele dia no Parque de Guadalupe, na sua cidade, Braga.

Neste projeto, adrianAMOReira, acompanhada por um trio instrumental, junta diferentes expressões artísticas - a da narrativa e a musical - num conceito ao qual dá o nome de conto audiovisual. Do conto, narrativa são co(a)ntadas as várias melodias de Fado originais em letra e música.

NOVO SINGLE E VÍDEO DE CONFERÊNCIA INFERNO


Com realização de Pedro Fonseca e Vasco Rafael Carvalho, lança-se hoje nas plataformas de vídeo digitas o videoclipe de Mayday, o último single de Pós-Esmeralda, o segundo longa duração dos Conferência Inferno. Aquele que é um dos temas mais dançantes do disco, é, talvez, aquele que melhor encapsula o ambiente semântico do mesmo (cujos temas foram todos compostos em pandemia), explorando sentimentos de ansiedade, depressão e saúde mental.


Pós-Esmeralda será motivo para três concertos da banda em Lisboa, Porto e Aveiro. A primeira data é já este fim-de-semana, dia 4 de novembro, no Musicbox em Lisboa, no âmbito de mais uma edição do festival Jameson Urban Routes. A sessão arranca às 20h30 e conta ainda com a atuação dos Dame Area. Os bilhetes estão à venda no site pelo valor de 13 euros.

As datas do Porto acontecem nos dia 17 e 18 de novembro. Duas noites de alinhamento completo onde, a par dos concertos da banda portuense, se alinham atuações de Solar Corona Elektrische Maschine, Dj Lynce, O Triunfo dos Acéfalos e Puto Mayo. Bilhetes para as datas na Invicta à venda em bol.pt, a preço antecipado de €8. No dia 27 de novembro, a banda ruma ao GreTUA, em Aveiro.

DJ RIDE SAGRA-SE CAMPEÃO MUNDIAL DO IDA PARTY ROCKING 2023





















DJ Ride acaba de ser distinguido com o prémio de campeão mundial do IDA Party Rocking em 2023, uma nova categoria da International Dj Association criada, recentemente, com um maior foco na área do clubbing com técnicas de scratch/turntablism e em que um dos objetivos é a mistura de vários estilos musicais, da electrónica ao hip hop, rock e drum & bass.

Este é o primeiro título mundial a solo conquistado por Ride, a juntar aos dois outros títulos que venceu na categoria Show em conjunto com Stereossauro, com a dupla Beatbombers, em 2011 e 2016.

DJ Ride tem uma carreira prolífica com mais de uma década, marcada pela criatividade e pelo virtuosismo, não só enquanto DJ mas também enquanto produtor e engenheiro de som. Desde a dupla de turntablism Beatbombers que partilha com Stereossauro, até vários lançamentos a solo, batalhas de DJs e digressões nacionais e internacionais.

Recentemente, tem colaborado com algumas das maiores editoras do planeta, como o selo VISION dos holandeses NOISIA, a label NINJA TUNE Productions (com o dj Kentaro), SABLE VALLEY, Slow Roast (com Dj CRAZE), Deadbeats e muitos outros. As suas faixas têm sido tocadas por alguns dos maiores artistas internacionais como Skrillex, NOISIA, Amon Tobin, RL Grime, Dj Shadow, BAAUER, Dillon Francis, Black Sun Empire, entre outros e as suas faixas têm integrado o airplay de rádios como a BBC1, estando, assim, a trilhar um caminho de destaque internacional.

A qualidade das suas produções e performances ao vivo deram-lhe a oportunidade de tocar em locais muito distintos, desde clubes underground a grandes festivais um pouco por todo o mundo: de Lisboa a Tóquio, Londres, China, Budapeste, Polónia, Sérvia, Nova Iorque, Brasil, e muitos outros países.

Tudo isto torna Ride num dos mais respeitados DJs da actualidade e um nome que é sinónimo de talento e inovação, tanto em estúdio como ao vivo. Qualidades que, certamente, contribuíram para o prémio que lhe será entregue no próximo dia 2 de dezembro, na final do campeonato do mundo IDA World Championship 2023, na Polónia.

APRESENTAÇÃO DO ARQUIVO SONORO DE CASTRO MARIM













É na próxima 4ª feira, dia 8 de novembro, que tem lugar a última atividade pública no âmbito do projeto Particular Universal, que entre 2021 e 2023 investigou sob várias formas artísticas a Identidade, Memória e Paisagem do Concelho de Castro Marim, no sudeste do país.

Pelas 18h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, apresentaremos o Arquivo Sonoro de Castro Marim, súmula deste trabalho de investigação artística e culminar da celebração da identidade sonora do Concelho enquanto ponte para a memória e criações futuras.
A construção do Arquivo Sonoro de Castro Marim é o resultado de um processo de colaboração entre o projeto Particular Universal, o Município de Castro Marim e diversas entidades e cidadãos do Concelho ao longo de mais de um ano. Esta colecção de “retratos sonoros” foi realizada pelo artista Carlos Norton, entre janeiro de 2022 e março de 2023, e inclui também diversas contribuições de artistas nacionais e estrangeiros que ao longo do curso do projeto Particular Universal realizaram residências artísticas em Castro Marim.

O Arquivo Sonoro de Castro Marim fica como legado tangível do projeto Particular Universal (que entre 2021 e 2023 dinamizou quase duas dezenas de residências artísticas no Concelho), e pretende ser mais que um catálogo de sons de um território - é também e sobretudo uma ferramenta de imersão na dimensão sonora do património histórico, social e ambiental de Castro Marim.

Este acervo estará acessível, gratuitamente, através de um website interativo em Português e Inglês em www.arquivosonorocastromarim.pt, disponível a partir do dia da sessão de apresentação. Com aproximadamente 1500 minutos de gravações sonoras e abrangendo uma ampla gama de atividades como a extração de sal, a piscicultura, o fabrico de cestos, a criação de cabras de raça algarvia e a rica avifauna das reservas naturais, este arquivo sonoro reflete a essência viva e diversificada de Castro Marim.

Unindo passado e presente através da experiência auditiva, o Arquivo Sonoro de Castro Marim é um tributo à identidade única e rica desta comunidade e território, preservando-a para as gerações futuras.

THE ZOO APRESENTAM NO RUMO DA AVENTURA

 











No Rumo da Aventura é o mais recente single dos The Zoo.

Uma canção assumidamente pop e um festivo convite á dança incluído no álbum Gravidade Zero, editado no decorrer do presente ano, disponível em formatos digital e físico, e que contou com a participação de João Cabeleira, guitarrista dos Xutos e Pontapés em vários temas.

Produzido, gravado, misturado e masterizado por Victor Ventura nos Rebel Wolf Live Recording Studio, No Rumo da Aventura chega ao público com um videoclip realizado pelo próprio grupo.

Os The Zoo nasceram em 2006 na Linha de Sintra e mantêm-se ativos 17 anos depois. Sandra Jorge (sintetizadores, samples e voz) e Victor Ventura (guitarras, sintetizadores e voz) são o núcleo duro do grupo ao qual se juntam Vitor Alves na bateria e Pedro Valério no baixo.

Influenciados pela “new wave” e “pós punk”, desde cedo estiveram motivados em prosseguir a consumação da sua ideia conceptual: a fusão da electrónica com o “rock” orgânico e as canções em português. Tal se comprovou no seu álbum de estreia Arena em 2013.
 

OMNILAB O LABORATÓRIO MÚSICAL DA OMNICHORD

 



















O Omnilab é um laboratório musical em residência de cocriação destinado a jovens músicos, com acompanhamento e mentoria de profissionais do sector musical. Lançada uma open call, foram selecionados 10 jovens músicos entre os 15 e os 21 anos, que nunca tinham tocado juntos.

Ao viverem juntos ao longo de uma semana, dois grupos de cinco elementos tiveram os primeiros dois dias para se conhecerem, recriar e gravar uma versão. Nos quatro dias seguintes co criaram e gravaram originais, que serão agora lançados.

Ainda tiveram tempo para desenhar a capa do EP e começar a pensar no lançamento e, como resultado da primeira sessão do Omnilab, apresentamos um mini documentário realizado por Tiago Gomes e são lançadas, em todas as plataformas digitais, as quatro músicas criadas e gravadas nesta semana.

Uma formação readaptou "On The Sand By The Sea" dos Nice Weather For Ducks e compôs e gravou "Invulgar" . Outra formação readaptou "Maasai" de Surma e criou e gravou " The Abyss".

O Omnilab é promovido pela Omnichord e conta com a parceria do Serra - Espaço Cultural, com o co-financiamento da DGARTES e do Município de Leiria e com o apoio da Casa Museu João Soares.

Neste dia 2 de Novembro abrimos também inscrições para a próxima sessão de Omnilab, a decorrer entre 16 e 22 de Dezembro e também destinada a jovens músicos dos 15 aos 20 anos.

KARMO'81 APRESNTA

 



















O KARMA tarda, mas não falha.

Agora em pré concerto com a harpista Angélica Salvi.

Após este concerto, anunciaremos as datas do Karma’23 e mais novidades.

CONCERTO | 03 Nov. | Sex. | 21h30 | Entrada Livre*
ANGÉLICA SALVI
Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A harpista espanhola Angélica Salvi, radicada no Porto desde 2011, dedica-se à improvisação e à música contemporânea e eletroacústica, explorando várias técnicas de preparação e amplificação do instrumento na busca de novos timbres e sonoridades.

A harpista convida o público a mergulhar nos seus referenciais emocionais e espirituais, servindo-se deles como guião de um sonho. Partindo da acrobacia do respirar (inalar, exalar) e da dinâmica das marés, Salvi explora o universo da repetição numa invocação cósmica e estruturada do transe num movimento magnético e sincopado. Nesta viagem interior, onírica e intimista, o público é guiado por caminhos sinuosos e tropicais, numa experiência potencialmente xamânica, por sonoridades ambíguas e multifacetadas, desde Papé Nziengui a Alice Coltrane.

*(Limitada à lotação do espaço)

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

PROGRAMA DE 30/10/23

1 - Cara de Espelho - Corridinho Português
2 - Diogo Mendes - Espera 
3 - Máximo - Mártires
4  - Duarte & Vitorino com Filipe Raposo - Maria da solidão
5 - Et Toi Michel - O amor é um prato de sopa
6 - Siricaia - Fado-andaluz
7 - Fogo Fogo - Nhô buli
8 - Micro Audio Waves - Liquid luck
9 - Hot Pink Abuse - Stranger to others
10 - UHF - O indigente
11 - Riça - Canção das maias
12 - Can Cun - Backyard
13  - Meses Sóbrio - Meio sonho
14 - José Tornada - Haiku  

NO SALÃO BRAZIL

 















3 de novembro | 22h00
Vaiapraia

Rodrigo Vaiapraia partiu das gravações lo-fi no seu quarto em direcção a um destino com várias paragens. Se com uma gravação em fita e take directo com as Rainhas do Baile, editou o seu primeiro álbum “1755” (2016) com sabor a garage rock e expurgo queecore, então em “100% Carisma” (2020) abraçou a pop com Adriano Cintra e Luís Severo, praticando a emancipação pós-punk com a potência da sua banda. Mas os rótulos são só um papel que se cola à testa, e Vaiapraia é e já foi muitas coisas - seja a solo, em trio, com banda ou numa multiplicidade de colaborações com pessoas e colectivos, tais como Cão Solteiro, Filipe Sambado, Lora Logic, Michelle Blades, Plataforma285, Tomás Paula Marques e Van Ayres. Trata-se de um projecto de amor, onde o processo social acompanha o criativo, e onde cabem fãs, artistas, amigues e transeuntes desta vida, num universo em que se ensaia uma comunidade, onde cada qual brilha à sua maneira. Começando 2023 com o EP “Estrelas e Trovões”, continua a escrever novos temas e a tocar ao vivo pontualmente pelo Reino Unido, terra onde vive. Nas quatro canções gravadas de lareira acesa com Júlia Reis, na sua casa na aldeia de Vilar Seco, há simplicidade e escuridão e muitas, muitas perguntas. É possível que tenhamos as respostas num próximo álbum. Por agora, teremos o desvendar de mais uma camada da sua matrioska num novo formato de concerto. O espectáculo, que quase desde início se alicerçou em banda, será agora a consagração da sua ausência. Para isso, juntará ao material antigo o novo repertório, numa sonoridade onde a dramaturgia, o baixo acústico, o teclado e alguns elementos electrónicos unirão as pontas do véu, deixando a descoberto mais uma derme, tão profunda como as anteriores. Música e teatro, visões e narrativas, e sempre a voz: cantada, gritada, falada e repetida. A paixão, o riso, a dor, o olhar atento e a crítica social continuam borbulhantes e sempre em busca de um palco. Vaiapraia está pronto para o galgar.

Abertura de portas: 21h30
Bilhete: 5€ (lojas parceiras) / 7€ (BOL e no próprio dia, no Salão)

BOL.pt | Comprar bilhetes aqui

INÊS MARQUES LUCAS AO VIVO





















O Ciclo das Peeiras, que tem programado vozes femininas, regressa com a cantora Inês Marques Lucas.

Cara conhecida do The Voice Portugal 2021, Inês Marques Lucas lança-se a solo e, em 2022, gravou o seu primeiro disco, “Horas Mortas”, que gerou reconhecimento desde o primeiro momento.

Cantora, compositora e instrumentista, Inês Marques Lucas toca em Chaves já neste sábado, 4 de novembro, na Sala Amarela - INDIEROR.

AGENDA DE MAIA JOÃO






















No dia 25 de Outubro o quarteto de Maria João & Carlos Bica com João Farinha e Gonçalo Neto tocaram no Festival de Jazz de Sevilha.

AGENDA 2023

05 Nov | Maria João | OGRE electric @ Dresden
06 Nov | Maria João Worshop Vocal Universidade de Dresden
07 Nov | Zé Anjos, Maria João & João Farinha @ Âmbito Cultural, El Corte Inglés Porto
16 Nov | part. Maria João no concerto Sandra Cristina @ CDM, Porto
18 Nov | Maria João & Mário Laginha + banda sinfónica @ Águeda
19 Nov | Guinga convida Maria João @ Museu do Oriente

VEM AÍ A SEXTA EDIÇÃO DO OEST UNDERGROUND FEST
















Realiza-se no próximo dia 4 de Novembro 2023, no Pavilhão Multiusos da Malveira (concelho de Mafra, distrito de Lisboa), a sexta edição do festival de Metal e Hardcore Oeste Underground Fest.

De cariz solidário, dado que visa auxiliar os bombeiros locais, o evento será constituído por nada menos do que 9 bandas portuguesas , praticantes da melhor música pesada que atualmente se faz na Europa.

O alinhamento já se encontra fechado, tendo como cabeças-de-cartaz os espanhóis The Ancient Arrival, Angelcrypt de Malta, ainda, tocam os M.O.R.G. , Hochiminh, Morbid Death, Bleeding Display, The Chapter, Horús e Malade, num pacote de luxo que, sem dúvida, irá satisfazer os fãs de Metal e Hardcore.

NOVO SINGLE DE seBENTA






















“Por Onde Vais” é uma canção que fala de mudança, de fecho de ciclos. No caso dos seBENTA, apresenta-se como o último single que iremos lançar em 2023, um ano que decidimos experienciar outras formas de escrever canções e produzi-las. Assumindo que dos três singles anteriormente lançados, todos eles passaram pelo mesmo processo, este não poderia ser diferente e igualmente a “mensagem”, é de não ter receio de mudar ou fechar ciclos nas nossas vidas, é isso que nos faz evoluir como pessoas e como banda. Nesse caminho, foi-nos apresentada uma proposta, que consistia em fazermos um tema em parceria como uma banda brasileira de rock, e daí a nossa escolha nos Forte Norte, que rapidamente aceitaram o desafio. Apresentamos uma parceria entre o rock de Portugal e o rock do Brasil, que tão bem nos soa e que achamos ser a primeira de muitas participações que poderão vir a acontecer. “Por Onde Vais” é um tema que define a decisão por vontade própria, seja no que for e por quem for. Vivemos tempos de mudança e só conseguiremos evoluir se vencermos os nossos medos. O Amor sempre vence!” – Paulecas, seBENTA

Ficha Técnica
Letra: Paulecas
Música: Paulecas, André Fadista, Ricardo Gomes
Paulecas na voz e baixo, Fadista na bateria, Ricko na guitarra e Lúcio Vieira nos teclados
Gravação: Ricko nos estúdios Triagem
Mistura: Paulecas nos estúdios Panka_sounds_lab
Produção: seBENTA
Masterização: Rui Dias nos Estúdios Mister Master
Participação especial da banda brasileira Forte Norte com Filipe Lahm na voz e gravado por
Judaz Mallet em ONErpm Studios Brasil.

Os Forte Norte são constituídos por Filipe Lahm na voz, Wagner Alexandre e Pedro Quintana nas guitarras, Eduardo Zeinaddine no baixo e Junior Winne na bateria "Estamos muito contentes por colaborar com uma música dos nossos amigos seBENTA. Nós, Forte Norte, gostamos de explorar possibilidades sonoras e apresentar o Rock 'n Roll de formas diferentes. Ao longo destes 10 anos como banda, já partilhámos o palco com bandas de outros países, mas esta é a primeira vez que gravamos uma colaboração internacional. Quando se trata de rock cantado em português, o Brasil e Portugal têm uma tradição vasta e verdadeiros ícones deste género ao longo dos anos. Queremos explorar cada vez mais esta conexão e proporcionar ao público brasileiro o rock de Portugal e vice-versa. Como o Paulecas mencionou, certamente esta é apenas a primeira de muitas coisas que estão por vir!" – Forte Norte

Links
Sebenta | Spotify

MIGUEL ARAÚJO ANUNCIA NOVA DIGRESSÃO "CASCA DE NOZ" 2024
















Miguel Araújo acaba de anunciar uma nova edição da digressão “Casca de Noz” 2024, com nove datas entre fevereiro e abril, que passam por várias cidades: Maia, Lisboa, Sintra, Braga, Carregal do Sal, Portalegre, Porto, Ovar e Albergaria-a-Velha. Os bilhetes ficam disponíveis para venda nos locais oficiais, no próximo dia 10 de novembro.

Depois do sucesso das últimas duas edições, a mestria dos loops, das guitarras, da percussão e da voz, de Miguel Araújo, volta novamente à estrada. O arranque dá-se já em fevereiro do próximo ano, dia 10 na Maia, no Fórum da Maia, e 27 em Lisboa, no Teatro Maria Matos. Os espetáculos continuam em março, nos dias 01, em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, 02 em Braga, no Theatro Circo, 15 no Carregal do Sal, no Centro Cultural, 16 em Portugalegre, no CAE, 21 no Porto, no Teatro Sá da Bandeira, e 22 em Ovar, no Centro de Arte. Em abril a digressão passa por Albergaria-a-Velha, dia 24, no Cine-Teatro Alba.

O cantor e compositor apresenta-se em 'Casca de Noz' sozinho em palco e sem guião, apenas amparado pelos seus instrumentos e pelas suas músicas, desafiando todo o seu talento, com honesta espontaneidade. Tem sido assim desde 2019, data da sua primeira temporada, tendo culminado com sessão dupla no Coliseu do Porto. Na época, Miguel Araújo ia apenas a meio da discografia editada com que se apresenta hoje, pelo que sentiu que já se justificava uma nova ronda, na qual prometeu, que muitas das suas canções, algumas nunca antes tocadas ao vivo, fossem apresentadas da forma que vieram ao mundo, e cumpriu. Os fãs responderam, e foram milhares que calorosamente receberam Miguel Araújo nas onze cidades por onde passou também em 2023, na segunda temporada.

"CASCA DE NOZ" 2024

10 de fevereiro — Fórum da Maia — Maia
27 de fevereiro — Teatro Maria Matos — Lisboa
01 de março — Centro Cultural Olga Cadaval — Sintra
02 de março — Theatro Circo — Braga
15 de março — Centro Cultural de Carregal do Sal — Carregal do Sal
16 de março — CAE Portalegre — Portalegre
21 de março — Teatro Sá da Bandeira — Porto
22 de março — Centro de Arte de Ovar — Ovar
24 de abril — Cine-teatro Alba — Albergaria-a-Velha

JANEIRO E PAULO NOVAES APRESENTAM ÁLBUM "PROTOCOLAR, VOLUME 2" AO VIVO EM LISBOA, PORTO, COIMBRA E TORRES VEDRAS





















Janeiro e Paulo Novaes apresentam ao vivo em janeiro de 2024 o novo álbum "Protocolar, Volume 2", com atuações nos dias 12 no Salão Brazil em Coimbra, 13 no Cine Teatro de Torres Vedras, 17 na Casa da Música no Porto e a 25 no B.leza em Lisboa. Os bilhetes já se encontram disponíveis para venda nos locais oficiais.

Este novo disco "Protocolar, Volume 2", acabado de ser editado, é um projeto em duo que nasceu da amizade entre os músicos Janeiro, natural de Coimbra, e Paulo Novaes, nascido em São Paulo. A ideia de explorar novas possibilidades na produção musical com uma perspetiva diferente do habitual permitiu-lhes interpretar o mundo ao seu redor, resultando numa fusão entre a canção portuguesa e a Música Popular Brasileira (MPB).

Depois do EP "Protocolar Vol I", um projeto realizado em Portugal, surge agora o segundo volume, gravado e concebido no Brasil, em Avaré-SP, a cidade natal da família de Paulo Novaes. Em dois dias de imersão na criação de canções, na pesquisa de timbres e na elaboração de maquetes, nasceram diversas canções que compõem o segundo volume do "Protocolar".

O álbum contém duas frases que representam o cerne do seu conceito: a primeira é “Se não viver, nunca vai saber” e a segunda é “Tem vida lá fora”. Estas frases repetem-se ao longo do disco, reafirmando a sugestão de olhar para além do mundo burocrático e protocolar e buscar novas experiências e conhecimentos fora do comum. Essa proposta também se reflete na produção musical do álbum, que foi essencialmente um laboratório de criação e produção, sem planos lineares ou expectativas de resultados específicos.

O resultado é uma viagem sonora que convida o ouvinte a mergulhar neste universo proposto pela dupla.

AGENDA 2024

12.01 - SALÃO BRAZIL, COIMBRA
13.01 - CINE TEATRO, TORRES VEDRAS
17.01 - CASA DA MÚSICA, PORTO
25-01 - B.LEZA, LISBOA

53ª CLAV LIVE SESSIONS I TOUR I CATARINA BRANCO



2 de Novembro/ 21h30m/ CLAV em Vermil, Guimarães
23 de Novembro/ 21h30m/ Moinho de Moreira de Cónegos, Guimarães
24 de Novembro/ 21h30m/ Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ribeirão, V.N. de Famalicão
25 de Novembro/ 21h30m/ APURO, Porto

CATARINA BRANCO

Catarina Branco cresceu no Oeste em São Martinho do Porto. Desde cedo está ligada à música, tendo passado pelo Grupo Coral Popular do hospital das Caldas da Rainha, pelo conservatório da mesma cidade e, enquanto estudante de Artes Plásticas, aventurou-se a escrever as suas canções.

Nos últimos anos faz parte da banda de Luís Severo, colaborou com artistas como Chica, Orca e Luís Catorze.

Em 2022 lançou o seu primeiro disco, Vida Plena.


CLAV LIVE SESSIONS | TOUR

As CLAV LIVE SESSIONS I Tour estão de volta para a emocionante 2ª temporada de 2023, trazendo consigo quatro artistas convidados para um universo de 16 concertos que se espalharão por vários locais de Guimarães, V.N. de Famalicão e ainda no Porto.

Após o encerramento de um ciclo composto por 50 memoráveis CLAV LIVE SESSIONS, o projeto retorna com um novo formato e uma proposta ousada de Vermil para um território mais abrangente. A grande novidade desta temporada é a esperada Tour, que se integra perfeitamente à programação regular do CLAV - Centro e Laboratório Artístico de Vermil.

Nos próximos meses, as CLAV LIVE SESSIONS serão o palco de quatro artistas excepcionais, que unirão seus talentos ao projeto CLAV LIVE SESSIONS para criar um ciclo impressionante de 16 concertos, abrangendo as deslumbrantes paisagens de Guimarães, V.N. de Famalicão e Porto.

Com uma agenda repleta de emoções, os artistas não realizarão apenas um concerto empolgante em formato de streaming no CLAV, mas também registarão essa experiência única para formato televisivo e haverá a criação de novos conteúdos digitais.

E as surpresas não param por aí! O público terá o privilégio de vivenciar três performances ao vivo memoráveis: uma no charmoso "Moinho de Moreira de Cónegos", na encantadora Vila de Moreira de Cónegos, Guimarães; outra como parte do inspirador Projeto "Há Cultura", promovido pelo Município de V.N. de Famalicão; e uma terceira no aconchegante espaço "APURO", situado na cidade do Porto.

Alberto Fernandes, diretor artístico do CLAV, músico, produtor e realizador, destaca que esta nova série das CLAV LIVE SESSIONS reflete anos de esforço e dedicação. Ele enfatiza a crescente relevância dessas sessões no cenário musical, tanto a nível nacional quanto internacional.

Os projetos selecionados para as próximas quatro CLAV LIVE SESSIONS passaram por um criterioso processo de seleção entre 64 propostas artísticas emergentes que responderam à CALL realizada no início do ano.

A tour associada a essa visão arrojada tem como objetivo a concretização de políticas públicas de descentralização cultural e ampliar o acesso à cultura para um público que, de outra forma, poderia não ter essa oportunidade enriquecedora.

Essa ambiciosa empreitada é impulsionada por uma colaboração inspiradora entre diversos parceiros. Os Municípios de Guimarães e V.N. de Famalicão contribuem financeiramente para tornar o projeto uma realidade, enquanto várias Juntas de Freguesias oferecem suporte financeiro e logístico. Parceiros de mídia influentes desempenham papéis cruciais na divulgação e transmissão televisiva e radiofónica destes eventos.

Com um novo ciclo de CLAV LIVE SESSIONS para a 2ª temporada de 2023, repleto de grandes novidades, novos formatos e conteúdos envolventes, prepare-se para uma experiência cultural inesquecível. As "CLAV LIVE SESSIONS I Tour" estão prontas para iluminar os palcos de Guimarães, V.N. de Famalicão e Porto.

Site: http://www.caisa.pt
Facebook CLAV: https://www.facebook.com/CLAVCAISA/Facebook
CAISA: https://www.facebook.com/caisacrl
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCILaIbMYKFYs4T3jE1zGsBA

 

MAIOR BATALHA DE RAP DE IMPROVISO EM PORTUGAL CONSAGRA MC SPROCHA CAMPEÃO















Foi com casa cheia que a Sala Tejo da Altice arena viu a 3.ª edição do Red Bull FrancaMente consagrar SPRocha o MC vencedor da noite. A tarefa não foi fácil e a decisão esteve nas mãos dos grandes Eva Rap Diva, ProfJam e Valete, que através de 15 batalhas de um para um foram eliminando os MCs participantes e encaminhando SPRocha ao título de campeão.

As emoções estiveram ao rubro dentro da Sala Tejo e o público foi testemunha desde a primeira batalha, até ao momento em que a mão do MC SPRocha foi levantada e a medalha atribuída. A mestria do rap de improviso implica que através de batalhas de um para um a rapidez de raciocínio seja urgente e necessária, num jogo de palavras com absoluto domínio, irrepetíveis e carregados de tensão. A luta entre os 16 “Atletas da Palavra” em disputa fez desta 3.ª edição a mais renhida de sempre, com rondas atribuladas, empates e desempates, guerras e ataques, mas sempre com um ambiente de união bem presente entre todos os MCs.

A noite não deixou margem para dúvidas e o Red Bull FrancaMente é à data de hoje o mais importante evento em Portugal dedicado ao género. Para além do ilustre jurado, em palco esteve ainda como host o MC NTS e o som esteve nas mãos do DJ Kronic. O evento foi ainda pautado pelo showcase da artista Cíntia, que subiu ao palco do mais competitivo encontro de MCs, para apresentar alguns dos temas do seu EP de estreia, “Gyals And Gyal”.

Em placo apresentaram-se 16 rappers, provenientes de dois qualifiers, realizados em Lisboa e Porto. Nestas importantes fases de seleção estiveram na dianteira Kappa Jotta, Muleca, Real Punch, M7, Deau e Keso, como jurados. Na capital os pratos foram entregues ao DJ Maskarilha e a norte ao DJ Spot.

A acompanhar todos os momentos decisivos desta edição esteve o experiente MC Sir Scratch, que nos qualifiers assumiu o papel inspirador de host, tendo sido posteriormente convidado para com todo o seu conhecimento acompanhar o radialista Alexandre Guimarães, como caster, na emissão especial transmitida via YouTube.

O Red Bull FrancaMente, a competição portuguesa de rap de improviso e a mais importante plataforma de divulgação para jovens MCs em Portugal, é inspirada no maior evento do género do mundo, o Red Bull Batalla, que já conta com 20 edições de sucesso.

NOIATT COM NOVIDADES





















NOIATT traz-nos "Oblíquo" escrito e produzido pelo próprio, com participações especiais de MURA, Grilocks e 605PRATA.

"Sultão", o single de apresentação do novo EP, será lançado dia 5 de Novembro e conta com a participação especial de Mura.

Domingo dia 5 de novembro marca a estreia de "Sultão" com a participação de MURA, tema que fará parte do EP intitulado "Oblíquo". EP esse inteiramente escrito e produzido por NOIATT com data prevista de lançamento para 4 de dezembro.

"Oblíquo", palavra utilizada na gíria do boxe, designa um golpe na zona obliqua do abdominal. Palavra e movimento que é utilizado como metáfora para este EP que não fala diretamente de pugilismo, mas que serviu de mote para o mesmo.
A persistência e a tenacidade muitas das vezes utilizadas no boxe foram qualidades que NOIATT incorporou na confecção deste EP. Em "Oblíquo" pode se ouvir samples de voz do ex-pugilista e atleta paralímpico Jorge Pina que nos convida a entrar neste "combate" de sons que NOIATT preparou ao longo deste último ano.

NOIATT faz o papel de MC e produtor e traz-nos 7 músicas com influências variadas desde Navy Blue a Griselda, a estilos de produção que roçam o jersey club. O EP conta também com a participação de MURA, Grilocks e 605PRATA.

O EP foi misturado e masterizado por kronfather.

Ainda este ano NOIATT lançou um EP colaborativo intitulado "L'Chaim" com Crate Diggs, como também faz parte do volume 2 da Montblanc, tendo produzido os temas "Danny Jacobs" e "Pérolas a porcos". No início do ano também lançou o tema "O Momento" com Débora Rocha.

O videoclip de "Sultão" foi gravado por Bruno Salomão e a edição ficou a cabo de NOIATT. Foram feitos videos estilo "Live performance" para todas as músicas.

ELA LI EDITA NOVO SINGLE DO ÁLBUM DE ESTREIA QUE APRESENTA DIA 24 DE NOVEMBRO NO SUPER BOCK EM STOCK





















A cantora, compositora e cineasta lisboeta, ela li acaba de revelar “Apaixonei”, o novo single do álbum que apresenta em estreia absoluta dia 24 de novembro no Festival Super Bock em Stock. Depois de dar a conhecer “Coisa Boa” e “Choradeira” (cujo teledisco foi nomeado para os Berlin Commercial Awards), chega agora aos fãs aquele que será o último avanço até à data de lançamento do seu primeiro longa-duração em nome próprio.

É o mês de novembro que marca a apresentação oficial do álbum de estreia, com a sua edição agendada para dia 17 de novembro e a apresentação ao vivo a acontecer na semana seguinte, dia 24, no último festival de música do ano, que toma conta da Avenida da Liberdade. “Apaixonei” já se encontra disponível em todas as plataformas de streaming, com videoclipe na página oficial de YouTube da artista.

Nas palavras de ela li sobre o tema: "Quando fiz esta música com o Tayob (produtor), estávamos no estúdio e disse-lhe — queria mesmo fazer uma música que misturasse bossa e funk. Estou tão apaixonada — e a verdade é que nesse mesmo dia, enquanto fazíamos a música, saiu a letra exatamente como está hoje!".
"Apaixonei" antecede a edição do primeiro trabalho discográfico da artista, "Choradeira", que dá nome à primeira faixa divulgada, e que será revelado na íntegra ainda este mês.

ela li estreia-se com o seu projeto em nome próprio após anos a percorrer os maiores palcos do País (cantando em projetos tão diversos como Mirror People, Maria Reis ou Flak) e de uma passagem pelo Festival da Canção 2019, sob o nome Ela Limão.

MOUNTAIN VALLEY e MARIANA ALEIXO LANÇAM NOVO SINGLE



Os Mountain Valley apresentaram na sexta-feira, em colaboração com Mariana Aleixo, o seu mais recente tema: "Em Espiral". Este lançamento representa muito mais do que o single que projeta o lançamento do álbum de estreia dos Mountain Valley. Retrata, musicalmente e visualmente, detalhes que este grupo de amigos evidencia para a sua posterioridade.

O videoclip deste tributo ao sul do país foi gravado no cenário idílico de Porto Covo, vila que transporta tudo aquilo que os Mountain Valley e Mariana Aleixo pretendem transmitir - amizade, união e boa energia - conceitos bem presentes ao longo de toda a música, salientando o desejo de uma "viagem regular, na marginal".

O mote está dado e, tanto para os Mountain Valley como para Mariana, o desejo é de "sonhar em espiral", garantindo o "arrepio intemporal".

domingo, 29 de outubro de 2023

MEKONG - "GOIMG NUMB"

TIAGO SOUSA AO VIVO





















Esta quarta-feira, dia 1 de Novembro, Tiago Sousa vai estar na Casa do Comum. Será o evento de inauguração deste novo espaço no Bairro Alto e irá tocar piano e órgão eléctrico + loops. Vai tocar alguns temas de Organic Music Tapes vol 2 e eventualmente algum tema do próximo volume desta série que sairá em Janeiro.

A propósito deste lançamento, já existem algumas datas para apresentação deste álbum. Nomeadamente, o concerto de lançamento acontecerá dia 1 de Fevereiro na Casa da Música. Bilhetes já à venda!

A Casa do Comum do Bairro Alto – CCBA é um espaço novo no Bairro Alto que se propõe como um lugar em sentido contrário à actual clivagem generalizada em Lisboa. Queremos construir um lugar que possa ser casa para muitos que vêem os seus espaços de afectos extinguir-se, um sítio que esteja aberto a artistas que procuram lugar para a experimentação, um espaço de discussões mas que também assume o carácter político de ser lugar de lazer, de encontro e de celebração.

Com 3 pisos – um bar no piso térreo, uma livraria no primeiro andar e um cinema no segundo andar -, todas as áreas da Casa do Comum prevêem a transdisciplinaridade e procuramos que sejam palco de todas as formas de expressão artística e de pensamento.

A Casa do Comum do Bairro Alto abrirá no próximo dia 1 de Novembro e a partir desse dia terá actividade regular de 4ª a Domingo. Para a primeira semana de abertura (1 a 5 de Novembro) estamos a planear um conjunto de actividades que por um lado visibilize a pluralidade que defendemos mas que também seja assertiva quanto a um conjunto de modos de expressão artística que serão centrais ao desenvolvimento de um lugar que surge hoje nesta Lisboa.

www.instagram.com/casadocomum

PROGRAMA DE 28/10/23

1 - Corsage - O canto e o gelo
2 - mARCIANO - Missão amar-te
3 - The Dreams Never End - Recomeçar
4 - Spreader - Triângulo
5 - U.M.M. - EBM
6 - Bizarra Locomotiva - Volúpia
7 - Os Senhores - Sonha
8 - Linda Martini - Se me agiganto
9 - DW Void - Hope

10 - So Dead - I wanna meet your mother
11 - Cariño Muerto - Frágiles costumbres
12 - Necro - Surviving pessimism
13 - Floating - Ashes Tomorrow's always near
14 - The Ending Nights - Reaching new ways
15 - She Pleasures Herself - Photographer

sábado, 28 de outubro de 2023

ANTI-DEMOS-CRACIA ABRE LOJA DE MÚSICA

 








 
Está a partir de hoje (28.10.2023) disponível em www.adc-records.com a ADC RECORDS - LOJA DE MÚSICA.

Este espaço é o seguimento, quase natural, daquilo que começou na Ferreira de Castro, já lá vão 35 anos.

A loja é uma extensão da página do Bandcamp da ADC e por lá vão surgir as edições da ANTI-DEMOS-CRACIA, assim como de outras editoras e artistas.

Há também espaço dedicado ao Merchandising, Fotografia, Livros e Fanzines.

Sejam então bem-vindos!

PROGRAMA DE 27/10/23

1 – Francisco Sassetti – Sara is happy
2 – Carlos Maria Trindade – Vitral submerso
3 – Rui Tinoco – É preciso não estragar o amor
4 - Hélder Bruno – Island
5 – Joseph K – And also the sun
6 – José Tornada – Haiku
7 – Linda Martini - Domingo desportivo
8 – Os Senhores – Sonha

9 – Duques do Precariado – Boom
10 – NAPA – Luz do túnel
11 - Toni! – Festa
12 - Conjunto Júlio – Passei o dia
13 – Capital da Bulgária – Coração em jejum

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

DIXIT EM CORROIS





















Os Dixit seguem a sua mini-tour de celebração dos XXX anos de rock. Os festejos continuam por terras do Seixal, desta feita em Corroios.

O Bar- Cine Teatro do Ginásio Clube de Corroios é uma das poucas salas de espetáculo que na margem sul que apresenta música ao vivo de bandas originais. Um espaço que privilegia os criadores que irá ajudar à festa com mais uma noite de rock em português.

Mais uma vez o quinteto seixalense fará uma viagem pelas três décadas repletas de canções que trazem mensagens do quotidiano e vozes da alma.

O recinto abre às 21h30 e a banda sobe ao palco depois das 22h. O ingresso é de somente 5 euros e ainda terá direito a uma cerveja ou a uma água gratuitamente.

Website - https://www.dixitrock.com/
Instagram - https://www.instagram.com/dixit_band/
Facebook: https://www.facebook.com/dixitband
Youtube - https://www.youtube.com/@DixitBand


ET TOI MICHELE COM NOVO LANÇAMENTO





















 O AMOR É UM PRATO DE SOPA, check it out here.

ET TOI MICHEL INFO AQUI

FRANCISCO COSTA REVELA NOVO SINGLE





















A voz revelação da Canção de Coimbra lança novo Single - FADO PARA UM POETA.

A voz revelação do Fado/Canção de Coimbra lança a 28 de Outubro de 2023 um novo videoclip Single - FADO PARA UM POETA - tema que integra o álbum galardoado este ano com o Prémio Municipal Edmundo Bettencourt, para o melhor disco de Fado de coimbra, “Retomar Coimbra”. Fado para um Poeta é um tema com letra de Francisco Costa e música de Luis C. Santos, escrito durante o período da pandemia que vivemos no passado recente.

O GAJO EM ALMADA





















O  GAJO vai estar este domingo dia 29 de Outubro às 16h a acompanhar ao vivo o filme "Garoto de Charlot" (The Kid) de Charlie Chaplin que comemora este ano o centenário da sua primeira exibição em Portugal.

O evento acontece no Salão das Carochas e é organizado pela Fundação INATEL e Câmara Municipal de Almada.

Entrada livre!

NOVO EP DE THE SILENCE IN BETWEEN











Depois de passagens por vários projetos musicais, Emanuel Ribeiro começa o seu caminho a solo em 2010, com o objetivo de explorar diferentes terrenos musicais. O artista conta com vários lançamentos DIY, destacando recentemente o trabalho "Casa", demonstrando uma imensa versatilidade presente nas suas abordagens e no seu repertório ao longo dos anos.

O projeto a solo, The Silence In Between, tem a particularidade de ser um campo onde o músico se expressa num contexto mais íntimo, em relação às suas passagens por outros meios musicais e outras cadências sonoras, como é o caso da banda Novos Românticos, onde Emanuel Ribeiro figura como baixista do projeto synthpop.

Fruto desse mundo intimista, o EP "Disquiet" apresenta a sua nova faceta, num capítulo distinto que explora a música eletrónica, os ritmos hip-hop e a combinação de elementos trip-hop, com a singularidade da voz - uma estreia absoluta nos seus registos em nome próprio, sendo "This Path" o single e cartão de visita deste seu novo trabalho.

O EP encontra-se disponível digitalmente a partir deste dia, 28 de outubro.

FOGO GOGO LANÇA NOVO SINGLE COM PARTICIPAÇÃO DE FERRO GAITA





















"Sempre a gozar, eu lá me safo"

"Nhô Buli", o novo single dos Fogo Fogo, é uma sátira intolerante, contra serôdios que não suportam características que tornam as pessoas únicas.

Dominado pelo medo sobre a diferença, o bully expressa-se rebaixando o seu alvo, envergonhando-o com o intuito de reprimi-lo.

Um funana musculado que conta, para reforçar a mensagem, com a participação de uma das grandes inspirações dos Fogo Fogo numa parceria há muito desejada pela banda lisboeta, os Ferro Gaita, banda oriunda de Cabo Verde e pioneira deste género musical.

FESTA DO JAZZ EM LISBOA















Este ano, a festa acontece sobretudo no CCB e no Antigo Picadeiro do Museu dos Coches, mas faz incursões noutros espaços da cidade, incluindo a estreia do novíssimo espaço CCBA - CASA DO COMUM DO BAIRRO ALTO – CENTRO CULTURAL (o espaço ainda sonhado pelo livreiro Zé Pinho).

Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do CCB e na Ticketline

Além de um cartaz de altíssimo nível, a Festa deste ano conta com uma originalidade: apresenta uma peça de teatro. Trata-se de um espectáculo único de teatro e música sobre a história do Jazz. A partir de uma ideia de Carlos Martins (Sons da Lusofonia) e com texto original de João Nunes (Produções Fictícias), recuperam-se temas icónicos como Limehouse, Prelude to a kiss, Shaw Nuff (Charlie Parker), So what (Miles Davis), Impressions (Coltrane) ou Lonely Woman e viaja entre personalidades e termos tão vastos como o "cool jazz", "west coast", "hard bop", "o third stream", "soul jazz” ou “free jazz.

PROGRAMA

Dia 2 de Dezembro

16h30 –Clara Lacerda - Pequeno Auditório CCB

Clara Lacerda, pianista e compositora, apresenta o seu novo quinteto, fruto de uma residência a convite da Porta-jazz. Nas palavras da própria:

“Escrevi peças e canções, cada uma delas uma personagem na história que vos vamos contar ao longo do concerto e talvez alguma delas vos possa acompanhar (enquanto vos servir)”

17h30 – João Paulo Esteves da Silva Trio - Pequeno Auditório

João Paulo Esteves da Silva, Mário Franco e Samuel Rohrer combinam todas aquelas qualidades que costumam garantir o êxito deste formato de jazz mais clássico, com um pé na música de câmara: um entendimento intuitivo, a fluidez e transparência da comunicação entre os músicos, as suas acções e reacções, sequências solísticas que prolongam a fluidez do som e a cultura e nobreza musical. O trio não se define pela alegria ou melancolia melódica ou pela busca pura de harmonia. A sua procura desenvolve-se na abertura à improvisação, dispensando intenções banais para as suas peças e composições. Transforma aquilo que encontra em imagens sonoras concisas, que mantém o rigor e a concentração, não se rebelando sob os dedos dos músicos. Aqui, a profundidade emotiva assume maior importância que o virtuosismo. Para o Trio, emoção não tem a ver com volume.

21h00 –JAZZOPA - Pequeno Auditório CCB

JAZZOPA, que reúne spoken-word, hip hop e jazz numa linguagem desafiadora e socialmente consciente. Através de residência artística e workshops de criação, o JAZZOPA pretende que artistas de diferentes proveniências possam desenvolver competências na interpretação de temas menos usuais no repertórios de cada área usando a improvisação como catalisador para trabalhar a escrita e noções de flow criativo que se enquadrem no contexto de música ao vivo. Esta residência artística com direcção de André Fernandes, conta ainda com Carlos Martins e Valete como mentores.

Dia 3 de Dezembro

16h30 – Lokomotiv (25 anos) - Pequeno Auditório

Os Lokomotiv têm-se destacado pela sua enorme flexibilidade estética, interessados apenas em praticar um jazz que tenha tudo a ver com o nosso tempo. Barretto, Delgado e Salgueiro há muito que vêm revelando um grande leque de interesses musicais que cobrem tendências como o rock, o jazz, as músicas do mundo e a clássica, situando-se entre os expoentes portugueses de um ecletismo que é bem a marca deste início de século.

A fim de celebrar os 25 anos de actividade lançaram convite ao saxofonista Ricardo Toscano para fazer parte da banda e gravam o álbum “25” em quarteto com temas originais.

17h30 –Eduardo Cardinho Sexteto - Pequeno Auditório

Eduardo Cardinho, vibrafonista e compositor residente no Porto apresenta o seu mais recente projecto "Not Far From Paradise", do qual resultou a criação de um disco que será lançado em 2024 pela prestigiada editora de Barcelona, Fresh Sound.

Destacando-se como um dos vibrafonistas mais criativos de sua geração, conhecido pela sua abordagem rítmica e sonoridade única, Cardinho desenvolveu ao longo dos anos a sua própria voz no vibrafone e convidou alguns dos melhores músicos da nova geração do jazz português para fazer parte deste projeto.

A incessante procura por novas sonoridades culminou com uma nova abordagem na composição de novos temas, onde o vibrafone de Eduardo Cardinho e os sintetizadores de José Diogo Martins se complementam com uma panóplia de possibilidades sonoras , acrescentando ainda o saxofone alto com efeitos de João Mortágua e a secção rítmica composta do por Diogo Alexandre na bateria, Frederico Heliodoro no baixo elétrico e Iuri Oliveira nas percussões.

22h30 –Orquestra de Jazz de Matosinhos - Pequeno Auditório

A Orquestra Jazz de Matosinhos em 2014 pôs em marcha um ciclo dedicado a alguns dos melhores novos solistas do jazz português (que desde 2019 se tem alargado a toda a Península Ibérica). Um corpo de instrumentistas com sólida formação e actividade consistente, músicos que quiseram trazer algo de seu para o jazz, que se entregaram à fusão de estilos e fizeram florescer identidades artísticas pessoais. Os novos selos discográficos mostram-se incrivelmente dinâmicos, permitindo que o grande público tome facilmente contacto com a obra de uma nova geração de músicos. Porque não, então, trazer para o raro contexto de uma big band alguns dos mais dignos representantes desta geração?

É Bernardo Tinoco, saxofonista de Lisboa, que assume desta vez a estante solista no concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigido por João Pedro Brandão.

PROGRAMAÇÃO PARALELA: FORA DO CCB

Dias 1 e 2 de Dezembro

- Quem roubou o... Jazz! - Antigo Picadeiro da Museu dos Coches

(Dias 2 e 3 às 11h00 e às 19h00)

É um espectáculo único de teatro e música sobre a história do Jazz. Numa ideia de Carlos Martins (Sons da Lusofonia) com texto original de João Nunes (Produções Fictícias), recuperam-se temas como Limehouse, Prelude to a kiss, Shaw Nuff (Charlie Parker), So what (Miles Davis), Impressions (Coltrane) ou Lonely Woman e viaja entre personalidades e termos tão vastos como o "cool jazz", "west coast", "hard bop", "o third stream", "soul jazz” ou “free jazz”.

A forma mais divertida de entrar no universo do jazz.

Alguém roubou o Jazz! Entre indícios, provas, testemunhas e suspeitos, a tarefa é suficientemente complicada para ser alvo de investigação. Com humor, irreverência e sobretudo muita música, “era uma vez...jazz” é uma introdução ao jazz e uma viagem pela sua história conduzida por um Detective e o seu Assistente. Esta pequena história contada por um actor e uma pequena banda, sob a forma de uma investigação policial é, para os mais novos, uma excelente introdução à magia do Jazz: temas curtos, com ritmos contagiantes e solistas virtuosos; para os apreciadores é uma delícia rescutar os grandes temas do jazz.

Dias 2 e 3 de Dezembro

Jam-session: CCBA – CASA DO COMUM DO BAIRRO ALTO – CENTRO CULTURAL

(dias 2 e 3 a partir das 22h30)

Uma das belezas da Festa do Jazz é o encontro entre a comunidade portuguesa do jazz. Não há mais alegre forma de celebrar este encontro entre estudantes e os seus ídolos do que através da espontaneidade de uma Jam

- Apresentação Seminário We Insist! - (Seminário Inclusão Social através da música improvisada)

(Entre os concertos no CCB)

D último encontro realizado com a equipa da Europe Jazz Network (EJN) para membros de redes internacionais, resultou a escolha de Lisboa para o último Seminário Internacional de Inclusão Social a realizar em Março de 2024, pela ASL e a EJN, que visa a debater estratégias de inclusão social através da música e das práticas artísticas. Nesta edição da Festa do Jazz apresentamos o primeiro esboço de programação

- Apresentação de Projecto "Jazz Panorama"

(Entre os concertos no CCB)

Jazz Panorama será um guia nacional, a ser publicado online em português e inglês, com informações dirigidas a agentes nacionais e internacionais sobre o jazz português nas suas várias vertentes: festivais, clubes, grupos, instituições, etc. Serão feitas também 30 biografias de 30 músicos de jazz portugueses vivos com impacto na cena jazz nacional e com potencial de internacionalização.

- Master Class com John O’Gallagher

(Dia 3 às 11h30 no novo Auditório do Museu dos Coches)

John O’Gallagher é um distinto saxofonista e desenvolveu uma inovadora tese de mestrado sobre a música de John Coltrane, principalmente da sua última fase, e vai partilhar os eus vastos conhecimentos e musicalidade com os alunos das escolas de jazz de todo o país, os músicos profissionais e o público em geral.

- Encontro Nacional de Escolas de Jazz

(Dias 2 e 3 das 14:30 às 18h30 - No antigo picadeiro da Museu dos Coches

No final das atuações do Encontro Nacional de Escolas, a cerimónia de entrega de Menções Honrosas foi criada com fim a destacar os jovens músicos e escolas nas categorias para Melhor Combo e Melhor Instrumentista, através do olhar atento da Direção Artística da ASL em conjunto com um painel de júris convidados, compostos por músicos e intervenientes proeminentes no panorama do jazz nacional.

- Prémios RTP/Festa do Jazz

Os Prémios RTP/Festa do Jazz foram criados para celebrar a parceria entre as Instituições, que com olhares atentos sobre a comunidade do jazz português procuram o enaltecimento da criação artística, de forma a estimular a sua prática e dar notoriedade a pessoas e/ou organizações que, com talento e generosidade, fazem o melhor do jazz e da música improvisada em Portugal.

- Realização da Assembleia Geral da Rede Portuguesa de Jazz – Portugal Jazz

(Dia 3 às 11h00 no novo Auditório do Museu dos Coches)

É essencial que a Portugal Jazz ganhe protagonismo na cerna jazzística nacional e internacional e a Festa do Jazz, onde nasceu esta Rede, quer continuar a dar o seu contributo para trazer mais entidades para a Portugal Jazz de forma a tronarmo-nos menos periféricos dentro e fora de portas

SOBRE A FESTA DO JAZZ

A Festa do Jazz é o maior festival português de jazz feito por portugueses, que se realiza há 21 anos sem interrupções, reunindo diferentes públicos, críticos, promotores, músicos profissionais e estudantes de jazz de todo o país.

A Festa do Jazz é desde sempre o espaço aglutinador que promove um encontro nacional anual, para criar redes, formais e informais, e que promove a criação, a improvisação, a pedagogia, a troca de saberes dos envolvidos, incluindo os jovens das escolas. A Festa do Jazz é o observatório do jazz português e um momento único de revelação de novos talentos e de novas propostas de músicos consagrados.

A Festa do Jazz é, e tem sido ao longo dos anos, também um momento único de apresentação de novos talentos e novas propostas de músicos consagrados. Estes dois factores asseguram e exigem que a Festa do Jazz seja uma iniciativa de âmbito nacional, com promoção e divulgação prévia, repercussão ao momento e posterior em inúmeros media.

A Festa do Jazz apresenta uma programação maioritariamente em português, em todas as suas vertentes:

- Abordagem Profissional: o cartaz conta, desde o início, com os maiores nomes do Jazz nacional e alguns dos maiores do Jazz internacional;

- Abordagem Profissionalizante: a criação do concurso nacional de Escolas, único no mundo, como abordagem ao futuro do jazz nacional e a criação de condições de sustentabilidade

- Formação: residências artísticas e masterclasses com convidados de renome internacional

- Criação de redes formais e informais, nacionais e internacionais: membro da European Jazz Network, a Associação Sons da Lusofonia promove actualmente o projecto Portugal em Jazz (www.portugalemjazz.pt)

- Enquadramento permanente das questões de género e de cidadania e a criação de redes formais e informais que sirvam como construção de comunidades assentes em bons indivíduos.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO SONS DA LUSOFONIA - ASL

A Associação Sons da Lusofonia promove intervenções abrangentes que aliam a intervenção social e a educação global à música e à interação entre comunidades, pessoas e artes.

A ASL é uma Associação cultural sem fins lucrativos criada em 1996. Desde a sua fundação que um dos grandes objetivos da ASL é o de contribuir para a cooperação entre países geo-culturalmente diversos, promovendo o desenvolvimento de uma identidade baseada nas tradições, comuns ou não, orientadas para o futuro – criando uma plataforma de comunicação entre gerações e grupos com hábitos e heranças culturais diferentes.

Contribui assim para uma intervenção social e artística atenta às mudanças e estruturada na criatividade social. A ASL tem feito um trabalho de importância incontornável em prol da cultura portuguesa e da diversidade cultural e humana, ao longo de quase 27 anos, e a importância deste trabalho é reconhecida pelos agentes culturais, os vários públicos e pelos agentes institucionais nacionais e internacionais.

A Sons da Lusofonia é uma estrutura apoiada pelo Governo de Portugal/Cultura-DGArtes e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

NOVO SINGLE DE TRAVO















Vão-se contando os dias e os singles até àquele que será certamente um dos lançamentos discográficos do ano. Depois de “Turn To The Sun”, os Travo voltam à carga com “Faceless Ghoul” em mais um recorte retirado de “Astromorph God”, próximo longa-duração da banda.           

A partir de hoje disponível em todas as plataformas digitais, “Faceless Ghoul” é um exercício conceptual que navega à sua vontade por um mar de influências onde cabe o psych, o space e o prog rock.

Uma nova incursão por um sci-fi distópico – já característico da formação –, mas que ganhará ainda mais expressão com “Astromorph God”, disco de uma força motriz sem paralelo, com laivos de genialidade entre riffs elétricos e penetrantes.          

O coletivo bracarense é não mais uma surpresa, mas sim, e cada vez mais, uma certeza.

“Astromorph God” chega-nos no dia 17 de novembro, editado numa parceria entre a gig.ROCKS! e a label espanhola Spinda Records, e encontra-se já disponível aqui em pré-venda.

PRÓXIMAS DATAS
17.11 TRAVO @ FÁBRICA MUSA, LISBOA
ENTRADA LIVRE
18.11 TRAVO @ BLACK BASS FEST, ÉVORA
BILHETES
25.11 TRAVO @ MONKEY WEEK, SEVILHA
BILHETES

DUARTE & VITORINO COM FILIPE RAPOSO



















O Duarte apaixonou-se pela Maria e escreveu-a.

O Vitorino apaixonou-se pela Maria (quando a viu no escritório do Alain, que, entretanto, também já se tinha apaixonado por ela) e musicou-a.

O Filipe Raposo apaixonou-se pela Maria e arranjou-a (no seu piano).

O Bruno Cavaco apaixonou-se pela Maria e filmou-a.

Cuidado com a Maria! Quiçá não poderá vir a suscitar outras paixões?!

Há um lugar-comum em cada pessoa. Tem nome. Nesta canção, chama-se Maria. Em nós, chama-se solidão.

Duarte e Vitorino, dois homens alentejanos, um da nova guarda, o outro da mais velha e mais vivida, cocriam uma obra mãe e juntam-se numa rara passagem de testemunho. Como se um pai sábio partilhasse a um filho amado a importância de entender a cruzada de cada mulher e de todas as mulheres que vivem dentro dela.

Acompanhados ao piano por Filipe Raposo, a delicadeza da melodia ampara-nos a tristeza. E quando se juntam os três em uníssono, podemos chorar com certeza. Não perdemos o amor na urgência de o fazer, elevamo-lo ao ouvi-lo em conjunto.

Maria da Solidão é um tratado de guerra e paz sobre ser-se quem se é, com a premissa de que, no meio das pontas soltas, saibamos que é em nós que o ponto final se marca. Aceitemos.