sexta-feira, 22 de março de 2024

NOVO DISCO DE FOGO FOGO





















Chega hoje às lojas e às plataformas digitais o novo álbum de Fogo Fogo, “Nha Rikeza”. Este trabalho foi apresentado ao vivo pela primeira vez ontem, no B.Leza, em Lisboa, e ruma agora à Casa da Música, no Porto, onde será tocado na íntegra no dia 12 de Abril.

“Nha Rikeza” é o segundo álbum de originais de Fogo Fogo (sucessor de “Fladu Fla”, muito aclamado pela imprensa e pelo público), do qual já conhecemos “Nhô Buli” ft. Ferro Gaita, uma versão de “Txon Pa Caminhá” e “Um Casa Pa Morá”. Contém treze canções repletas de ritmos dançantes e alegres, aliados a temas atuais e crítica social, confirmando o talento e singularidade da banda. Em destaque neste lançamento está a canção “Nha Rikeza”, que dá nome ao disco.

Sobre o novo trabalho, os Fogo Fogo partilham que «este disco carrega mais de cada um de nós. As sonoridades são o resultado de uma busca individual, do desejo de apresentar novas soluções para este estilo musical que tanto nos conta, de explorar a influência daqueles de que gostamos e que se encontram na nossa música. Foi criado no frio invernal das terras de Basto, o que nos obrigou a reunir o calor que nos caracteriza, não através do espaço ou das condições meteorológicas, mas sim resultante da vontade. Pois só com muita vontade se consegue fazer um disco tão quente no inverno».

“Nha Rikeza” é escrito, composto e produzido por Fogo Fogo, com produção executiva de Joana Duarte, João Gomes, David Pessoa. Conta com Danilo Lopes na voz, guitarra, cavaquinho e mandolim; David Pessoa na voz, guitarra e ferrinho; Francisco Rebelo no baixo; João Gomes nos teclados; Edu Mundo na bateria e percussão; Iúri Oliveira percussionista convidado. Foi gravado nos Estúdios Namouche por Miguel Peixoto e Joaquim Monte e nos Estúdios Nascer do Som por Mr Koochi e Bernardo Centeno. As misturas são de Artur David - Bela Flôr Recording Studios e a masterização é de Steve Berson - Total Sonic Media, em Austin, Texas.

O videoclipe do tema “Nha Rikeza” foi realizado por Máx e filmado na Cova da Moura. É uma alusão à herança social, cultural e artística cabo-verdiana, elemento essencial no gesto criativo de Fogo Fogo. Já pode ser visto no YouTube da banda.

Já disponível nas lojas e em todas as plataformas digitais.

Sem comentários: