quarta-feira, 10 de abril de 2024

WASTE DISPOSAL MACHINE DE VOLTA AOS DISCOS

 













A elevação do espírito, a ilusão vã e efémera envolta em nada. Nada que é tudo e tudo que é nada numa bola de neve de expectativas e de desejos que cegam.

A humanidade e a falta de vontade. A humanidade e a preguiça inerte que a leva sempre ao caminho mais fácil e, por sua vez, a uma degradação lenta e mortal.

"Dumb Persistence" é o primeiro single do novo disco de Waste Disposal Machine que marca o regresso da banda depois de um hiato de cerca de 10 anos.

Com raízes entre Tomar e Torres Novas, os Waste Disposal Machine nascem em 2002 em formato quinteto com João Gonçalves, Miguel Silva, Victor Silva, Hugo Santos e Pedro Serra. Nesse mesmo ano lançaram a primeira demo.

Em 2008, já sem Pedro Serra, lançaram o primeiro disco, Interference, onde consolidaram a sua estética sonora e visual, misturando vários estilos musicais que vão desde o rock ao metal, passando pela electrónica e algum industrial. Com a aposta em actuações enérgicas e cirúrgicas, tentaram marcar a sua posição no underground português. Neste período tocaram de norte a sul de Portugal e também em Espanha para promover o álbum de estreia.

Rui Jorge integrou os Waste Disposal Machine em 2010 e quando se preparavam para começar a trabalhar no segundo álbum, em 2012, com as saídas de Victor Silva e Hugo Santos, a banda adoptou o formato trio que se mantém até hoje: João Gonçalves na voz, Miguel Silva na guitarra e programações e Rui Jorge na guitarra.

Debris, segundo disco, lançado em 2014, foi composto e gravado ao longo de dois anos, e reflectiu a mudança de line up tendo aberto a banda a várias colaborações externas: metade dos temas deste álbum foram compostos em colaborações com um naipe eclético de nomes (PMDS, Sci Fi Industries, Broto Verbo, Miss Cat e Ah Cama-Sotz). Na sequência desta edição, a banda actuou em várias das mais importantes salas do circuito nacional, tendo regressado a Espanha.

Após um hiato de 10 anos é tempo de a banda regressar a estúdio e aos palcos surge o terceiro disco da banda. Chimæra foi gravado, misturado e masterizado no The Pentagon Audio Manufacturers, com produção de Fernando Matias e da própria banda, será lançado a 24 de Abril de 2024, numa edição conjunta da Ragingplanet e da Chaosphere Recordings.

Sem comentários: