“Contos e Lenga-Lendas" é uma serie de concertos e gravações criadas por Gil Dionísio.
Concertos para violino, melodias, lenga-lengas, contos e lendas criadas a partir dos muitos mundos de Dionísio. Cada peça um conto, cada conto uma história. E para cada história surgem canções, sinfonias e sons para um violino que bebe da música clássica, da tradicional, do jazz e de um experimentalismo altamente inquieto. A narrativa surge como elemento condutor; quanto às cores, depende da história.
Em disco, os vários contos serão reunidos em várias compilações com o nome "Contos e Lenga-Lendas". Ao vivo, Dionísio surge acompanhado por Reiul Roxo, trompetista e performer dos Pás de
Problème, artista com uma presença recorrente nos mais recentes trabalhos do violinista residente em Lisboa.
Problème, artista com uma presença recorrente nos mais recentes trabalhos do violinista residente em Lisboa.
O primeiro volume de "Contos e Lenga-Lendas" será lançado ainda em 2019 sob a alçada da editora Olympo, editora fundada por Gil Dionísio.
Este não é um concerto de música experimental: o experimentalismo está nas histórias.
“Parece-me urgente repensar como contamos as nossas histórias, que histórias contamos, pensar porque são assim as nossas histórias e pensar até se é que temos algum controlo sobre essas histórias. Ou, se é que devemos deixá-las apenas estar, com tempo para os heróis, os vilões o eu e o outro. Contos que se transformam em lendas, lengas-lendas.” Gil Dionísio.
Gil Dionísio: Artista multidisciplinar auto didacta, letrista e contador de histórias, multi- instrumentista e showman irremediável. Criador com um leque de propostas que oscilam entre a escrita, a composição para os mais variados mediums, a música (em especial o violino e a voz) e as muitas artes performativas.
Envolvido no agitado movimento do underground exótico lisboeta, com duas editoras e uma promotora, Dionísio multiplica-se nas muitas cores e paisagens das já várias companhias, grupos, bandas e projectos que continuam incessantemente a produzir, há já quase uma década. Com tours regulares em Portugal e fora do país, com destaque para projectos como a Criatura (dedicada a uma nova música tradicional portuguesa, profundamente envolvidos com o Cante Alentejano de Serpa), os Pás de Problème (aclamados pelo público e imprensa como um dos melhores live acts em Portugal) ou o envolvimento com artistas como o actor Miguel Borges, o encenador João Garcia Miguel ou a coreógrafa Clara Andermatt.
Fora do palco existe ainda um vasto trabalho de imagem, de vídeo, e uma panóplia de letras e textos, com especial destaque à escrita de contos. Nos últimos seis anos dedica muito do seu tempo ao ensino, à formação e ao serviço educativo um pouco por todo o país
Sem comentários:
Enviar um comentário