sexta-feira, 23 de junho de 2023

NOVO EP THE HAUSE PAINTERS















Field Trip To Coney Island EP', o terceiro EP dos lisboetas Hause Plants, é editado hoje pela editora norte-americana Spirit Goth

OUVIR 'FIELD TRIP TO CONEY ISLAND EP'

Sobre o EP:

"Nunca tínhamos estado nos Estados Unidos quando decidimos ir viver durante uns meses para Brooklyn.

Era uma ideia que já nos acompanhava há bastante tempo e, certa noite (de copos, no Bairro Alto), decidimos que era a altura certa para avançar. Era uma oportunidade para estarmos perto das nossas bandas preferidas e da cena indie que crescemos a admirar.

Durante o tempo em que morámos juntos num mini apartamento em South Williamsburg, apercebemo-nos do quão importante era a componente social de Hause Plants para as músicas que estávamos a fazer na altura. O facto de estarmos juntos todos os dias, a explorar sítios novos, a conhecer pessoas novas e a colocarmo-nos em situações em que nunca pensámos estar tornou-se na vertente mais importante da banda. O desafio e a excitação constante começaram a representar o que significava para nós fazer parte de Hause Plants.


De repente, a banda era uma desculpa para termos todas estas oportunidades e experiências, e essa ideia, mesmo do ponto de vista artístico, começou a agradar-nos imenso e foi catalisadora das canções que escrevemos para este EP. Queríamos que estas cinco músicas falassem desse período das nossas vidas, enquanto serviam ao mesmo tempo como banda-sonora para outras pessoas viveram as suas próprias experiências loucas. Queríamos deixar clara a nossa opinião de que vale a pena correr riscos, seguir os nossos sonhos e, sobretudo, fazê-lo acompanhado dos nossos amigos.

Sair da zona de conforto pode ser assustador, mas é normalmente a coisa mais divertida a fazer.
‘Field Trip To Coney Island EP’ são cinco músicas sobre amizade e descoberta, da forma mais pura e ingénua possível."


Sobre os Hause Plants:

Guilherme Machado Correia nunca imaginou que os Hause Plants viessem a ser mais do que uma desculpa para lançar as músicas que tinha composto e gravado no seu quarto quando, em 2021, lançou o EP ‘Fim For Color Photos EP’. Quase sem dar por isso, dois anos depois, os Hause Plants tornaram-se numa das bandas mais activas em Portugal. Acompanhado por Dani Royo na guitarra, Janny Silva na bateria e João Simões no baixo, Guilherme transformou os Hause Plants numa máquina bem oleada, seja em palco, no estúdio ou em tour.

Em 2022, a banda mudou-se para Williamsburg, Brooklyn, para lançar o seu segundo EP ‘Sleeping With Weird People EP’, pela editora norte-americana Spirit Goth. Desde então, os Hause Plants tocaram mais de 75 concertos, 15 dos quais em solo norte-americano, marcaram presença em inúmeros festivais, dentro dos quais o Vodafone Paredes de Coura, tocaram em várias salas icónicas, desde a Arlene’s Grocery em Manhattan à Supersonic em Paris e à Windmill Brixton em Londres, e abriram para bandas internacionais como os Ducks Ltd. (CA), os The Lounge Society (UK) e os The Haunted Youth (BE).

Em Janeiro, estiveram nomeados para os Music Moves Europe Awards, os prémios da Comissão Europeia que distinguem os melhores novos talentos na música Europeia, e participaram no festival Eurosonic Noorderslag, o mais importante festival de showcases na Europa, com um concerto que foi considerado pela Clash Magazine como um dos melhores showcases do festival. Logo de seguida, lançaram-se na sua primeira tour Europeia, que passou pela Holanda, Alemanha, República Checa, Hungria e Croácia, tocando em várias das principais salas das capitais de cada um dos países. Em Maio, estarão presentes em mais um festival de showcases, o FOCUS Wales, na cidade de Wrexham, no País de Gales.

'Field Trip To Coney Island EP' é o terceiro lançamento consecutivo em três anos dos Hause Plants e serve como fim de ciclo e último lançamento de uma trilogia de EPs que acompanhou os primeiros anos da banda e serviu para dar início ao seu percurso.

Este lançamento conta com cinco canções jangle-pop e indie rock que compõem o trabalho mais maduro e complexo da banda até então. Em estúdio, o principal objectivo da banda foi fazer músicas para dançar, guiadas pelas melodias de guitarra que são características da banda desde o início. Pintado por uma produção moderna e mais polida, ‘Field Trip To Coney Island EP’ é um trabalho pop que fica na cabeça à primeira audição, com os seus refrães explosivos, batidas viciantes e letras imediatas.

Field Trip To Coney Island EP' chega-nos ainda acompanhado por um short film realizado por Manuel Casanova, colaborador frequente da banda. Durante pouco mais de 20 minutos, o realizador leva-nos pelo mundo quotidiano dos Hause Plants e para cinco momentos que traduzem este as canções deste trabalho.

INSTAGRAM | BANDCAMP

Sem comentários: