A fadista Helena Sarmento estreia no dia 20 de Julho “Partida”, o seu mais recente videoclipe, que promete encantar os amantes da música tradicional portuguesa. Em colaboração com a renomeada marca de vinhos Niepoort, o videoclipe traz à tona a riqueza cultural do fado e mergulha nas profundezas de uma separação emocional.
Com uma voz poderosa e emocionalmente carregada, Helena Sarmento transporta consigo a autenticidade e a paixão do fado. O seu novo videoclipe é uma obra-prima audiovisual que captura a essência da tristeza e da esperança, conectando o público com emoções universais e transversais a cada um de nós.
“Partida” assinala também a estreia de Helena Sarmento como autora da letra. A música é a do Fado Cravo, um dos mais icónicos fados tradicionais, da autoria de Alfredo Marceneiro, e é interpretada magistralmente pelas guitarras portuguesas de Samuel Cabral e Miguel Amaral, a viola de João Moutinho e a viola baixo de Filipe Teixeira. Foi gravada nos Estúdios Rangel por Carlos Fuchs, recém galardoado com um Grammy, que assina igualmente a mistura e masterização do single.
O videoclipe é uma produção da "Um Segundo Filmes", resultado de uma parceria celebrada entre Helena Sarmento e a Niepoort, em cujas Caves, repletas de memórias intactas e de uma magia única e indefinível, foi rodado. Com realização de Marco Oliveira e Direção de Fotografia de Pedro Azevedo, eleva a expressão de modernidade em conjunção e contraponto com o clássico e tradicional.
É também nessa modernidade ou inovação, sem perder a essência e a identidade, que o fado de Helena Sarmento e os vinhos de Dirk Niepoort se encontram. “Partida” é ainda um “ponto de partida” para a campanha de crowdfounding que Helena Sarmento irá lançar para a gravação e produção do seu 5o disco de estúdio, a gravar entre o Porto e o Rio de Janeiro.
Da discografia da fadista fazem parte “Fado Azul” (2011), “Fado dos Dias Assim” (2013), Lonjura (2018) e “Liberdade, liberdade!” (2022).

Sem comentários:
Enviar um comentário