Já são conhecidas as 10 rappers finalistas que passaram à primeira fase do programa She Raps. Lady N, Lendária, Máry M, Maddie Five, Nitry, Sitah Fayah, Strada, T-Chikes, Tsuki e Vanessa Parish Crooks vão fazer uma formação intensiva que inclui sessões práticas de voz, rima, escrita, palco e movimento intercaladas com masterclasses e partilhas de experiência com profissionais da indústria da música ao longo de 10 dias num total de 80 horas.
Esta formação acontece em duas fases, de 22 a 26 de julho e de 2 a 6 de setembro. Tem direção artística de Maze, rapper do Porto, facilitador regular da Skoola, que convida Marta Ren e Manon Marques para treino vocal, Piny e Baronesa, do coletivo Orchidacea, para movimento, Sam the Kid e Muleca XIII para rima e escrita, Bruno Mushug para produção e beats e ainda Carla Menitra para contextualização da sub-representatividade de género na música, Sara Espírito Santo para comunicação e relações públicas, Ricardo Farinha para História do Rap em Portugal e Blaya para identidade artística. Tendo em conta que o equilíbrio entre a mente e o corpo é fundamental a todos nós, especialmente em artistas mais suscetíveis a lidar com ansiedade e frustração, não fica a faltar, em cada semana, uma sessão com João Moreira, (eterno aprendiz de Yoga) para compreender como é que a ansiedade se manifesta na relação corpo/mente e adquirirem competências e ferramentas para a trasncederem.
Ainda em julho e no âmbito da parceria entre a Skoola e a editora Filho Único, as rappers recebem a visita de Lebrija por Corraleras, um grupo de mulheres anciãs que mantém vivo um cante e uma cultura específica de sevilhanas da terra de Lebrija, na Baixa Andaluzia. As Corraleras juntam-se ao grupo para uma conversa e troca de experiências, que se imagina no mínimo, especial. Usando instrumentos acústicos de percussão, palmas, voz, dança, são um exemplo de simplicidade, sustentabilidade e harmonia comunitária e ecológica, prescindindo de logística exigente para actuar. Uma experiência única, que ficará na memória de todas!
Em setembro, D-Mars vem de Amsterdão falar sobre as várias formas e ferramentas à disposição de artistas no que toca ao lançamento de músicas, tema em que se tournou expert, e Capicua participa em duas sessões no dia 5 de setembro, numa oficina de escrita com as dez rappers e à tarde numa conversa sobre a sua carreira artística.
Dez dias de formação com artistas de diferentes ramos da música desde o canto gregoriano ao rock passando pelo jazz e funk e sevilhanas. Pretende-se com esta mistura de sonoridades, mostrar e inspirar as artistas a criar com base numa diversidade musical que é característica do nosso país.
No final de cada semana, sobem ao palco. No dia 26 de julho, para apresentarem o trabalho desenvolvido ao longo da semana aos facilitadores e júri de onde irão receber feedback para poderem aprimorar, desenvolver ou manter a sua performance. Já no dia 6 de setembro, que é o último dia da segunda semana de formação, sobem ao palco, desta vez com público e júri. Nessa noite, serão selecionadas as 3 lauredas que em fevereiro de 2025 viajam até à Croácia para se juntarem às laureadas dos outros parceiros do She Raps (Bélgica, Croácia e França) onde fazem um a residência artística para a criação de uma música em conjunto e um videoclip. No verão de 2025, o grupo junta-se para uma digressão em quatro palcos europeus, festival Les Ardentes, na Bélgica, no clube Le Reflektor (Bélgica), num festival em Paris e noutro em Lisboa.
Em Portugal, o júri é composto por três nomes incontornáveis da história do rap feminino português: Dama Bete, Chong Kwong e Telma Tvon, e ainda por dois artistas empenhados no desenvolvimento da indústria a nível nacional e internacional, Nuno Varela (Chelas é o Sítio, Hip Hop Sou Eu e Liga Knock Out) e o produtor/MC D-Mars (Microlânida) aka Rocky Marsiano.
Para mais informação:
rappeusesenliberte.com/sheraps
IG: https://www.instagram.com/sheraps_official
X: https://twitter.com/sheraps_
Sem comentários:
Enviar um comentário