terça-feira, 18 de junho de 2024

SLR LANÇAM NOVO EP "MOVING"





















Fotografia: Ricardo Amorim

Terceiro curta duração da dupla é um conjunto de canções enérgicas e positivas e inclui os singles ‘No Time To Cry’, ‘Never Just Friends’, ‘Better Lover’, ‘On My Way’ e o tema título, cujo videoclipe acaba de ser disponibilizado.

Os SLR acabam de editar o novo EP “Moving”, já disponível em todas as plataformas digitais. O terceiro curta duração da dupla formada por Bruno Moreira (voz, composição) e Luís Água (voz, teclas, composição, produção) é uma coleção de canções pop, tendo como fio condutor a ideia de libertação e a vontade de explorar, evoluir e avançar.

“Este EP surgiu com o propósito de ser o Lado B de “Losing”, que editámos em 2022, e em que o “Moving” representa o lado luz da sombra que existia no antecessor. Assumimos uma postura mais extrovertida, ao explorar emoções positivas e ritmos mais dançáveis e enérgicos. É um EP para ouvires enquanto corres, numa festa ou numa viagem de carro às tantas da madrugada”, revelam os SLR.

“Moving”, conta a banda, tem como conceito central “a libertação de amarras aliada à vontade de explorar e uma vontade de avançar e evoluir. Essa libertação acabou, também, por acontecer no nosso processo de compor, de produzir e de cantar, em dinâmicas novas nas vozes, em letras mais relacionáveis e sítios que não tínhamos explorado, até então, e aos quais quisemos mesmo ir. “Moving” soa mais vivo, mais feliz, mais provocador do que tudo o que já tínhamos lançado”.

O vídeoclipe da canção, realizado por Bruno Moreira e Luís Água com Fernando Donadeli, acompanha a narrativa da letra.

O novo EP volta a trazer para o universo da pop bandeiras que a banda segura com orgulho, como a coragem de pôr em causa quem somos para encontrar cura na mudança ou o romance queer. “Moving” conta com as colaborações de RIVA em todas as faixas e de Kikomori e oputovitor em duas canções. Do alinhamento fazem parte os singles ‘No Time To Cry’, ‘Never Just Friends’, ‘Better Lover’, ‘On My Way’ e o tema título.

Nas palavras dos SLR, ‘No Time To Cry’ é um tema sobre “sair do conforto da dor e da lamentação para arregaçar as mangas e seguir em frente sem tempo para lamentos”; em ‘Never Just Friends’, “embora a mensagem seja universal, é uma canção sobre um romance queer que se prende entre a impossibilidade e o desejo de o concretizar”; ‘Better Lover’ é “sobre ter a certeza de que somos capazes de tudo para nos provarmos merecedores de ser amados”; ‘On My Way’ fala “de empoderamento e sobre querer fazer um caminho com a certeza que será melhor do que o sítio onde nos encontramos”; e em ‘Moving’ “somos desafiados a pôr em causa quem somos termos coragem de encontrar a cura na mudança”.

“Moving” sucede aos EPs “Losing”, de 2022, e “Losing Together”, editado em 2023.

Os SLR são uma banda composta por Bruno Moreira e Luís Água, cuja sonoridade cruza a pop com os territórios da eletrónica e R&B. A dupla usa a sua arte para defender a causa LGBTQIA+ e temáticas como a saúde mental.

A música surgiu bastante cedo na vida dos dois artistas, ambos licenciados em Cinema e Audiovisual pela Escola Superior Artística do Porto. Apaixonado pela direção de fotografia, imagem e storytelling, Luís Água afirma que a vontade de se exprimir através da música faz parte de quem é desde sempre e aprofundou-se ao estudar piano e teoria musical. Já Bruno Moreira deu início ao seu percurso musical no Conservatório de Música CCM - Centro de Cultura Musical, em Vila Nova de Famalicão.

O duo conheceu-se na universidade e de parceiros nos projetos de cinema passaram rapidamente a cúmplices na criação de música para bandas sonoras e, posteriormente para os SLR, que fundaram em 2018. O primeiro single, ‘If You Leave Me’, foi editado nesse mesmo ano. Seguem-se ‘Gold’ e ‘LIT’, ambos de 2020. Com ‘Us’, também de 2020, abrem caminho para o EP de estreia, “Losing”, que inclui, ainda, vários outros singles, nomeadamente ‘Are We Really Trying?’, ‘Finally’ e o tema título.

Em 2023 editam o segundo EP, “Losing Together”, que inclui remisturas de lançamentos anteriores e o inédito ‘My Little Friend’. Também em 2023 chega ‘No Time To Cry’, canção que antecede o terceiro curta duração e que apresenta uma energia mais dançável e contagiante audível, também, nos singles posteriores: ‘Never Just Friends’, ‘Better Lover’, ‘On My Way’ e ‘Moving’, dando este último título ao EP.

A formação de Bruno Moreira e Luís Água em cinema e audiovisual é transportada para o lado visual das suas músicas, traduzindo-se em fotografias e videoclipes com conceitos inovadores. Charli XCX, Troye Sivan, Tinashé, Best Youth, SOPHIE, Bad Bunny ou Filipe Sambado estão entre as referências musicais contemporâneas dos SLR, a par dos intemporais Prince ou Elton John.

A banda tem vindo a traçar um caminho sólido, criando um pop alternativo que desconstrói e quebra barreiras, tanto a nível lírico como a nível sónico. Ao longo do seu percurso já trabalharam com artistas como Choro, Rita Onofre, Luar, RIVA, Ben Monteiro, Alex D’Alva Teixeira, Kikomori e os produtores brasileiros Sh1ft e Bned1ct0. O principal objetivo dos SLR com as suas composições impregnadas de verdade e liberdade é transmitir, a quem os ouve e vê, uma sensação de libertação e confiança. No fundo, serem artistas genuínos e que esses valores, de alguma forma, ecoem nos outros também.

Sem comentários: