sexta-feira, 20 de setembro de 2024

NOVO DISCO DE PAULO ARAÚJO















@José Miguel Pires

Enquanto emblemas por excelência da contemporaneidade, os ímanes de frigorífico são os resquícios das viagens que fazemos entre uma casa que é rua e uma rua que nunca deixa de ser o retrato indesejado de todos os lugares a que chamamos casa, seja ela um pardieiro ou o reflexo de um ideal nacional e patriota. Senhores do tempo que disseram ser nosso, é com ousadia que reduzimos a mais miserável experiência sensorial a uma imagem estática e taxativa que a tenta materializar. De outra forma, como poderíamos provar que a viagem de facto aconteceu? O íman do frigorífico, mais do que uma recordação ou lembrança com preço, é a prova mais próxima da rotina de que existe alguma coisa para lá da casa, o testemunho de que alguém conseguiu ou tentou sair de si, ainda que muito dificilmente tenha conseguido encontrar a rua. “Ímanes de Frigorífico” é um projecto musical com um cunho profundamente literário, da autoria de Paulo Araújo, responsável pela criação e produção musical, e de Joana Ferrajão, encarregue da redação das letras e da coerência narrativa da obra. O tom humorístico do título reflecte desde logo a forma leve e visual com que a crítica social e política é trabalhada.

Combinando motivos do ideário tradicional português e as dúvidas que pautam o quotidiano contemporâneo com a urgência de recriar ambientes e contar histórias, este é um álbum conceptual com várias camadas, contrastes e um forte sentido narrativo. Cada faixa utiliza uma linguagem estética própria, reunindo elementos característicos de estilos musicais diversificados como o rock sinfónico, o jazz, o hip hop, a música tradicional portuguesa e a electrónica. É através de ambientes sujos, estranhos e frios, e de histórias povoadas pelas personagens mais sombrias e mais humanas que as músicas dão vida à guerra, à fome, à corrupção, à casa-país e ao desalento que alimentam a ideia base da viagem. A construção das letras e das melodias foi não escassas vezes produto de um período de tempo simultâneo, a partir de uma imagem, ideia, ou sensação escolhida pelos autores.

“Ímanes de Frigorífico” é composto por 10 canções e estará integralmente disponível em formato disco/livro e nas plataformas digitais no final de 2024.

Para já, saíram dois singles, “Girassol” e “Casa-de-Banho”, cujos videoclipes, realizados também por Paulo Araújo, podem ser vistos no youtube

 

Sem comentários: