quarta-feira, 23 de outubro de 2024

'POSTAL EM BRANCO' É O NOVO SINGLE DE MARTA LIMA





















Marta Lima está de volta com o novo single 'Postal em Branco', já disponível em todas as plataformas digitais. Com uma sonoridade que une a pop à música tradicional portuguesa, afro e funk, este é o tema título do próximo EP da cantora e compositora, a editar no dia 9 de janeiro.

"'Postal em Branco' é uma canção introspetiva que explora a dificuldade em expressar emoções. A letra reflete o peso de guardar esses sentimentos não verbalizados, como uma carta nunca enviada. A frase 'escreverei em mim' simboliza, precisamente, essa repressão emocional", conta Marta Lima. "Através de uma linguagem poética e simbólica, o tema transmite a sensação de prisão interior e o desejo de libertação. A metáfora do 'postal em branco' capta o conflito de quem tem muito para dizer, mas que, por medo ou incompreensão, guarda tudo para si. O sujeito poético procura uma forma de lidar com os sentimentos reprimidos e alcançar o bem-estar emocional", diz ainda a cantautora.

Gravada e produzida nos Great Dane Studios, 'Postal em Branco' marca o início de uma fase criativa mais profunda para Marta Lima, com novas canções e colaborações. A melodia foi composta pela artista com Afonso Lima e a letra foi coescrita pela dupla com Ben Monteiro, o produtor do tema, com quem a cantora e compositora já tinha colaborado no single anterior, 'Passos Marcados'.

Nas palavras da artista, "trabalhar com o Ben Monteiro é ser constantemente desafiada a ser melhor, a partilhar emoções e a história por detrás de cada canção e, principalmente, explorar coisas diferentes na música. Por essa razão levei-lhe esta canção e ele rapidamente quis pegar nela, dar-lhe uma nova roupagem e adicionar sonoridades novas que acabaram por a elevar e torná-la nesta versão final".

A música apresenta-se com um videoclipe realizado por Carolina Bastos e Claudia Moreno, cujo conceito segue a narrativa da dificuldade em comunicar. É utilizado um postal como forma de contacto mas em branco, o que simboliza a carga sentimental a que a letra se refere. O vídeo conta com as participações de Manel Antunes, Gonçalo e Pronto, Catarina Lima e Ana Camilo, que interpretam as várias personagens, todas com o postal em branco na mão e todas a enfrentar a luta interna de ter algo a dizer e não o conseguir fazer, culminando no desfecho "escreverei em mim".

O novo single de Marta Lima é o tema título do próximo EP, no qual a cantautora irá explorar temáticas como a introspeção, a luta pela autoaceitação e de superação. "Postal em Branco" sucede ao EP "Murmúrio", de 2023.
A música faz parte da vida da cantautora Marta Lima desde muito cedo. Começou os estudos aos 5 anos na Academia de Música de Lagos, onde aprendeu bateria, piano e guitarra.

Ao longo do tempo, a música foi ficando em segundo plano, enquanto concluía a licenciatura em Administração Pública e o Mestrado em Relações Internacionais. Durante o último ano de estudos, Marta Lima percebeu que se tinha afastado da sua verdadeira paixão. Assim, deixou a formação académica em pausa e iniciou o curso de Jazz no Hot Clube Portugal, uma mudança que reflete a sua vontade firme de pertencer ao panorama musical português.

Em 2023 editou o EP de estreia, “Murmúrio”, e realizou mais de 30 concertos, chamando a atenção do público e da crítica. Além da edição do primeiro curta duração, as participações no NOS Alive, Festival F, a abertura do concerto de Vitor Kley no festival "Arte Doce", em Lagos, e um dueto com Buba Espinho, num espetáculo no Centro Cultural de Lagos, representam, até à data, os pontos altos do promissor início de carreira de Marta Lima.

Já em 2024, abriu o concerto d'Os Quatro e Meia na Semana Académica do Algarve, a convite de Joana Alegre atuou no Teatro Amélia Rey Colaço, no espetáculo "LUAS" acústico, com Mila Dores, Elisa Rodrigues e Tainá, e lançou o aclamado single 'Passos Marcados', com airplay na Antena 1, Antena 3 e TSF. Edita agora 'Postal em Branco', o tema título do segundo EP da cantora e compositora, com lançamento em janeiro de 2025.

Sem comentários: