terça-feira, 24 de abril de 2007

TEST TUBE FAZ TRÊS ANOS


A Test Tube nasceu em Julho de 2004 para fazer face à necessidade de expansão da monocromática – havia muita matéria prima a chegar de todo o lado e poucos meios para a transformar em edições – mas também porque lhe corria nas veias o entusiasmo juvenil de querer fazer parte duma ‘cena’ em crescimento. Uma ‘cena’ livre, uma extensão virtual da necessidade anárquica e não-ortodoxa do que é editar ‘música livre’, o pouco conhecido mundo das Netlabels apoiado no conceito Creative Commons.

A Test Tube conseguiu desde então reunir um impressionante conjunto de músicos e edições oriundos de vários continentes. Literalmente ‘Entre a Séde Braga e Nova Iorque’, como dizia o Variações, o catálogo representa trabalhos cozinhados em locais tão díspares como Osaka, Los Angeles, Porto, Colónia, Pontevedra, Montpellier, Kiev, Minneapolis, Madrid, Tóquio, Évora, Budapeste, Vancouver, Melbourne, Lisboa e vários outras cidades, para além das já referidas Braga e Nova Iorque. Uma editora local com raio de acção global. Ou ‘glocal’, como agora se costuma dizer.


No ano em que completa três ciclos de existência, este selo virtual vai já acaminho das 75 edições, entre autores nacionais e estrangeiros, alguns consagrados e outros por consagrar, e prepara-se agora, em Março, para comemorar essa efeméride com uma compilação dessas primeiras 75 edições numúnico DVD-R (como manda a ‘cena’) cuja rodela contém todas essas edições no formato original, ou seja, em Mp3. Esta edição será produzida de forma caseira (como manda a ‘cena’, também), disco a disco portanto, e embalada cuidadosamente em caixas de DVD transparentes (clear box) com dez (10) capas diferentes. Estará à venda exclusivamente através do website da Test Tube – http://testtube.monocromatica.com e http://testtube.monocromatica.com - e ocasionalmente (mas não exclusivamente) em alguns eventos relacionados com aárea de acção da editora. No momento em que estará disponível, esta edição incuirá as 5 mais recentes edições (da 070 à 075) que apenas estarão disponíveis on-line nos dois/três meses após a edição.

Sem comentários: