terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

JORGE ROMÃO AJUDA BOMBEIROS




Ajuda na angariação de fundos para compra de Ambulância para os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora:


Leilão de Baixos Eléctricos de Jorge Romão (G.N.R.) Começa a 4 de Fevereiro no Sapo !!!


http://jorgeromao.leiloes.sapo.pt


Era uma vez dois baixos (eléctricos) e uma (alta) ambulância…


Esta história começa com um exemplo de cidadania posto a “rockar” pelo Jorge Romão, baixista dos G.N.R.


Os Bombeiros de Vila Praia de Âncora necessitam urgentemente de uma ambulância e estão a promover um conjunto de acções, com o objectivo de comprarem uma nova. Entre as ideias em prática, o Jorge decidiu promover um leilão de alguns dos seus baixos eléctricos.


Um telefonema a informar-me da iniciativa despertou-me uma série de memórias que envolvem esses dois instrumentos musicais.


O primeiro, um ARIA” Integra”, foi utilizado em três espectáculos históricos dos G.N.R. – Coliseu de Lisboa (1990), registado no disco “In Vivo”, o “tal” primeiro concerto de estádio feito por um grupo português , Alvalade (1993), e estádio das Antas (1994).O outro é um modelo exclusivo. Existem apenas dois exemplares do ARIA, modelo” Jorge Romão”, um “custom made” (in Japan).


O(s) vencedor(es) do leilão, receberá(ão), também, a edição em vinil do “In Vivo” (a retirada do mercado – procurada por coleccionadores), assim como um poster da ARIA-GUITARS do baixo “custom made”, ambos autografados.


A música popular aproveita o termo latino memorabilia para envolver estes objectos, estas “coisas que servem para serem lembradas”.


Ouvimos falar da luva branca de Michael Jackson ou da guitarra do Joe Strummer, no entanto a música em Portugal já tem também a sua memorabilia, seja uma cadeira do Rock Rendez Vous, um bilhete para as sessões de Rock´n´Roll do Teatro Monumental nos anos 60 ou um single perdido do “boom” do rock português.


Mais do que peças adormecidas por um coleccionador, os dois instrumentos aqui disponibilizados são peças vivas de um passado recente e que merecem ser tocadas e eternizadas.


A vida destes instrumentos está protegida pelo carinho que o Jorge Romão tem por eles, mas a ambulância desejada pelos Bombeiros de Vila Praia de Âncora poderá salvar muitas vidas, bem mais importantes do que uma canção.


Vamos a jogo?


Henrique Amaro

Sem comentários: