quarta-feira, 10 de julho de 2019

NO TEATRO DA TRINDADE













Estamos a poucos dias do acontecimento que junta Caixa de Pandora & Mili Vizcaíno a Vitorino. Esta comunhão única acontece no dia 20 de julho no Teatro da Trindade em Lisboa. O projeto português, que se encontra a ultimar o primeiro álbum em parceria com a cantora espanhola Mili Vizcaíno, irá fazer uma pré-apresentação deste álbum, no espetáculo Luciérnagas y Pirilampos. E como luzes inspiradoras, a presença de Vitorino Salomé, trará ainda mais encantos em palco nesta noite.

O vídeo que prova isso mesmo e que serviu de aperitivo foi já apresentado com o tema "Antes de Partir" e conta com uma vasta equipa de fortes talentos. Para descobrir.
CAIXA DE PANDORA & MILI VIZCAÍNO
O projecto "Luciérnagas & Pirilampos" é uma junção ibérica do trio português Caixa de Pandora e a cantora espanhola Mili Vizcaíno, misturando as suas duas culturas num repertório de variados estilos musicais, em que as fronteiras parecem diluir-se com grande naturalidade. Dentro desse rico repertório, encontramos canções como "Alma Mestiza", uma encomenda da Câmara de Badajoz à artista Mili Vizcaíno, com composição de Rui Filipe e letra do produtor Johnny Galvão e Mili Vizcaíno em que a cidade de Badajoz se exprime como se fosse uma mulher. A letra está em espanhol na sua maior parte, mas a conclui em português, extendendo a identidade mestiça da canção a terras portuguesas.

Mili Vizcaíno foi escolhida para representar o patrimonio humano de Badajoz, e mais tarde, junto com o pianista e compositor lisboeta Rui Filipe, iriam representar a euro-cidade BEC (Badajoz, Elvas e Campomaior) em outras feiras de turismo.

A primeira colaboração entre Caixa de Pandora e Mili Vizcaíno foi há já dois anos nas Jornadas Profesionales de la Música en Extremadura, Villafranca de los Barros, como um novo projecto transfronteiriço, e desde então não parou de crescer. Com textos e canções em espanhol e em português, acaba por ser um espetáculo bilingüe com uma importante componente teatral que transporta o espectador a um mundo em que os pirilampos e as luciérnagas (pirilampos em espanhol), iluminam o caminho a um mundo fantasioso e de forte pluralidade emocional.

Há um ano que "Luciérnagas & Pirilampos" fez parte da programação do Festival de Flamenco e Fado de Badajoz, no teatro López de Ayala. 

Sem comentários: