quinta-feira, 20 de junho de 2024

VERÃO A 2 TEMPOS * EPICENTRO EM COIMBRA





















A programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra e pela Blue House continua. Com o intuito de demonstrar o poder transformador da cultura e da arte nos territórios, o Verão a 2 Tempos * Epicentro vai continuar na Baixa da cidade e nos dias 20 e 21 de junho, os destaques vão para as apresentações públicas das residências artísticas Damasceno, às 22h30, na Praça do Comércio, e para Bruno Pernadas, Margarida Campelo e o CPJazz, no Palco Liberdade, às 21h30, também na Praça do Comércio. Estas duas apresentações estão inseridas na Feira do Livro de Coimbra. Já no dia 22 de junho, decorre o concerto de Mohammad Reza Mortazavi, às 19h00, no Centro de Artes Visuais.

O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.

Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube (JACC) e da União de Freguesias de Coimbra.

Com mais de três centenas de propostas artísticas, dos quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.

Todos os espetáculos são de entrada gratuita.

Toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/

POGRAMAÇÃO 20, 21 e 22 DE JUNHO

João Damasceno foi um poeta português, com quatro livros editados em vida, cuja obra exprime a angústia e o êxtase precário de estar vivo. Nasceu em Coimbra, na Maternidade Bissaya Barreto, instalada então no largo da Sé Velha, filho de João Damasceno e Odete da Paixão Silva, ambos tipógrafos de ofício e paixão. A história da família, fundadora da Tipografia Damasceno em 1969, em pleno vigor do Antigo Regime, terá ditado os alicerces da escrita do poeta.

Nesta residência, que junta o tipógrafo e ator Rui Damasceno, os atores Hugo Inácio, Eva Tiago e Miguel Borges e os músicos Ricardo Brito, Samuel Peruzzolo e Gonçalo Parreirão, o trabalho vai ser desenvolvido a partir do livro autobiográfico de João Damasceno “Corpo Cru”, publicado em 1983 pela Fenda Edições de Vasco Santos. A Residência Damasceno fará uma ponte entre os textos e a vida do poeta conimbricense.

20 de Junho // Palco Liberdade - Praça do Comércio // 22:30

Os músicos Bruno Pernadas e Margarida Campelo já trabalham juntos há algum tempo, sendo que a teclista e vocalista colaborou com projetos de geometrias diversas liderados pelo compositor e guitarrista, antes de se aventurar no seu projeto a solo. Recentemente, a convite do Teatro D. Maria II, a dupla foi desafiada a revisitar 16 canções de intervenção que ganharam vida no teatro de revista durante e após o 25 de Abril de 1974.

No Epicentro * Verão a 2 Tempos, Bruno Pernadas e Margarida Campelo vão trabalhar com os alunos do décimo e décimo primeiro ano do Curso Profissional de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Os dois artistas, colegas e amigos vão provocar os estudantes a saírem fora da caixa, a criarem novos arranjos para temas conhecidos e a prepararem um concerto único que vai ser apresentado na Feira do Livro, na Praça do Comércio, dia 21 de junho, às 22H30.

21 de Junho // Palco Liberdade - Praça do Comércio // 21:30

Ritmos em cascata, salmodia de batidas e texturas trânsicas; o desenho e fraseado musical de Mohammad Reza Mortazavi pode ser obra de um simples par de mãos, mas ao vivo tomam proporções sonoras de uma orquestra. Nascido no Irão, mas sediado em Berlim há cerca de duas décadas, este virtuoso da percussão foi formado na nobre arte Persa do domínio dos tradicionais tambores de mão – o tombak e o daf – desde os 6 anos de idade. No decurso do seu caminho, revolucionou a forma tradicional de tocar o tombak, o que nem sempre agradou aos velhos mestres, mas lhe valeu a atenção e lealdade do público em Teerão que lhe enchia os concertos regularmente. Tem tocado pelo mundo fora em múltiplos contextos, desde auditórios para filarmónicas, a festivais ao ar livre de música trance. Colabora frequentemente com outros músicos e criativos diversos, como encenadores e coreógrafos de dança.

Reservas: Reservas.jazzaocentro@gmail.com

22 de Junho // Centro de Artes Visuais // 19:00

Sem comentários: