Fabia Rebordão anuncia a edição do seu novo álbum "Pontas Soltas", dia 25 de outubro de 2024, pela editora Lusafrica.
“A Voar por Cima das Águas” é o novo single em estreia, depois de "A Nossa Guerra" em dueto com Ney Matogrosso.
Um original de Fausto Bordalo Dias, artista que nos deixou recentemente, um dos mais marcantes compositores e cantores da música portuguesa e por quem Fábia sempre teve uma enorme admiração e um carinho especial.
Cantaram juntos em palco, a convite do própio, dando inicio a uma grande amizade, a qual ficará para sempre. Fica a memória, o legado e obra do artista. Cantar Fausto Bordalo Dias é uma homenagem ao amigo, homem e artista maior.
“A Voar por Cima das Águas”
"Fausto é um privilégio.
Eu tive esse privilégio.
A seu convite, cantámos juntos, e eu que o tinha eleito como um dos preferidos, tive esse privilégio.
Agora, a obra ocupa a sua ausência, que o deixa presente a todos nós .
A obra é eterna e é o maior dos privilégios.
Dedico-lhe em jeito de homenagem este seu tema, “a voar por cima das águas”, como um beijo de quem agradece, porque eu tive o privilégio.
Obrigada, Fausto."
Fábia Rebordão
“A Voar por Cima das Águas” é mais uma das grandes surpresas que poderá encontrar em "Pontas Soltas".
Em estúdio estiveram André Dias na Guitarra portuguesa, José Ganchinho no baixo, Kapa de Freitas na percussão e Jorge Fernando na viola. A produção esteve a cargo de Jorge Fernando e Kapa de Freitas. Gravado, por José Antonio Pedro nos JAPESTUDIOS, misturado e editado por Kapa de Freitas no Freddy Brown Studio e masterizado por Rui Mira 13Track Studios.
Single Listening link
Discografia :
OITAVA COR 2011
EU 2016
EU SOU 2021
Fábia Rebordão: Uma Breve Biografia
Fábia Rebordão, nasceu a 28 de março de 1985, em Lisboa, Portugal, é uma fadista de renome, reconhecida pela sua voz emotiva e poderosa. É considerada uma figura proeminente no domínio do "fado novo". O percurso musical de Fábia começou aos 15 anos, quando descobriu a sua paixão pelo fado, influenciada pela lendária voz de Amália Rodrigues, de quem é prima.
Iniciou a sua carreira de cantora profissional nas casas de fado tradicionais de Alfama, incluindo locais notáveis como a Taverna do Embuçado e o Clube de Fado. Embora o fado continue a ser a pedra angular da sua paixão musical, as influências de Fábia abrangem vários géneros, incluindo soul, bossa nova, morna, blues e jazz.
Fábia ganhou um maior reconhecimento quando participou na segunda edição da "Operação Triunfo", tornando-se uma das finalistas e sendo aclamada pelo público. A sua versatilidade como cantora levou-a a colaborar com o cantor italiano Vinicio Capossela, actuando no Festival HIFA, no Zimbabué, em 2010, reconhecido como um dos cinco melhores festivais do mundo.
Em 2011, lançou o seu primeiro álbum, produzido pelo conceituado Jorge Fernando, com colaborações de artistas como Lura e Celeste Rodrigues. No mesmo ano, Fábia actuou no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e juntou-se a Mariza em concertos em Belgrado e Budapeste.
O seu contributo para o mundo do fado foi reconhecido em 2012, quando recebeu o prémio "Revelação Amália Rodrigues", atribuído pela Fundação Amália Rodrigues. O conceituado jornal Expresso reconheceu-a também como uma das 50 personalidades revelação do ano.
Após um hiato, Fábia Rebordão regressou à cena musical em 2016 com um novo álbum de composições originais. Produzido por Jorge Fernando, New Max e Hugo Novo, o disco contou com colaborações de Rui Veloso, Dino d'Santiago, Tozé Brito e Pedro da Silva Martins.
A música de Fábia Rebordão reflecte a alma do fado ao mesmo tempo que abraça as suas diversas influências musicais, criando uma identidade sónica distinta e pessoal. A sua carreira tem percorrido palcos nacionais e internacionais, solidificando o seu estatuto de figura incontornável do fado contemporâneo.
Sem comentários:
Enviar um comentário