sexta-feira, 25 de outubro de 2024

ENCE CANLI EDITA DISCO





















O segundo álbum solo de Ece Canlı, S A C R O S U N, é uma série não-linear de meditações maximalistas sobre ansiedades interestelares. A compositora, vocalista e investigadora utiliza a sua diversificada experiência artística e académica para criar uma paisagem sonora imersiva que ultrapassa as limitações terrestres do seu aclamado álbum de estreia, VOX FLORA, VOX FAUNA (2020).

Enquanto o seu primeiro álbum mergulhava em imaginários telúricos inspirados pela variedade sonora de criaturas terrenas, S A C R O S U N expande esta visão auditiva a um panorama cósmico e subterrâneo, insistindo numa verticalidade muito mais extensa. O resultado é um universo sonoro profundamente pessoal em que Canlı escreve, interpreta e produz sozinha, e que funciona também como um tratado musical espoletado pela literatura, filosofia e imagens cinematográficas de um cosmismo plural

A performance criada por Canlı em 2021 na Rampa Associação Cultural do Porto, ANABIOSIS: DREAM IN TECHNICOLOR, serviu como o diagrama inicial para os circuitos prolongados que se gravaram nas composições sonoras de S A C R O S U N. O álbum é uma montagem cativante que entrelaça técnicas vocais estendidas, texturas dinâmicas e linhas de baixo pulsantes, a orbitarem harmoniosamente em torno de um núcleo cósmico partilhado.

S A C R O S U N começa a sua jornada com a atmosférica Gorge, onde as melodias de glockenspiel ecoam reminiscências de bandas sonoras de um filme de terror clássico. Os sons gorgolejantes e pulsantes criam um reino de pesadelo que envolve os ouvintes numa teia de suspense e pavor. A voz de Canlı emerge em Holy String, tecendo uma tapeçaria sombria e arrepiante que explana todo o seu intrincado alcance vocal. Orbitrary altera o clima para uma paisagem sonora mais introspectiva, mergulhando em correntes emocionais mais profundas, enquanto introduz linhas de guitarra cativantes para enriquecer a experiência. Uma pulsão incessante ancora a voz e as texturas de sintetizador de Pandemonia. A primeira metade conclui-se graciosamente com as balbuciações e os freak outs arpejados do sintetizador em Us Is Dust, desaparecendo com um sugestivo b e e p.

Dream in Technicolor marca o início do segundo ato do álbum, onde a narrativa de S A C R O S U N se desenrola com maior clareza. Kome imerge ainda mais os ouvintes numa paisagem sonora cinematográfica, intricadamente tecida a partir de elementos vocais e rítmicos. Enquanto isso, Lapsis oferece uma experiência ambiental serena, construída, sobretudo, a partir de camadas de guitarra e sintetizador. A peça final, Persistence of the Circle, serve como uma despedida poderosa, anunciando o pôr do sol com um final climático que convida a reviver o álbum novamente.

Os fãs da abordagem vanguardista de Ece Canlı podem esperar que o novo álbum consolide o seu estatuto como uma artista que explora os limites da música vocal contemporânea e experimental.

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