quinta-feira, 25 de setembro de 2025

NO MAKA REGRESSAM COM NOVA FORMAÇÃO E NOVO SINGLE 'ESTACA ZERO'





















À dupla de produtores e músicos Duarte Carvalho e Emanuel Oliveira junta-se o vocalista Twelve. 'Estaca Zero' dá inicio à nova era na carreira da banda galardoada com um Disco de Diamante, um Tripla Platina, quatro de Platina e um de Ouro e reconhecida por colaborações com Madonna, Anitta, Blaya, Calema ou Syro.

'Estaca Zero' é o novo single dos No Maka, editado pela Universal Music e já disponivel em todas as plataformas digitais. Escrita por Twelve, Duarte Carvalho, Charli Elle e Emanuel Oliveira e produzida pela banda, esta é uma canção Pop sobre o final de uma relação e o medo de recomeçar.

"Este tema foi influenciado por uma reflexão sobre as relações e o medo que temos de 'voltar à estaca zero'. Quando terminamos uma relação, a ideia de recomeçar assusta e parece tudo demasiado pesado para repetir. E é exatamente esse receio que nos leva muitas vezes a manter relações que já não funcionam, porque recomeçar implica coragem para enfrentar o vazio inicial da estaca zero", afirmam os No Maka.

O novo single tem, também, o simbolismo de um recomeço para os No Maka, que somam mais de 88 milhões de streams e perto de 90 milhões de visualizações no YouTube e são reconhecidos não só pelas suas canções, como por temas que produziram para outros artistas, nomeadamente a versão de Madonna e Anitta para 'Faz Gostoso', que alcançou o #1 da tabela americana da Billboard e foi galardoada com um Disco de Diamante, o original de Blaya, que é Tripla Platina, e o álbum de estreia de Syro, "Genesis", que chegou a Disco de Ouro. À dupla de produtores e músicos composta por Duarte Carvalho e Emanuel Oliveira - que já atuou em países como Alemanha, França, Luxemburgo e Suiça - junta-se agora o vocalista Twelve, cantor, compositor e músico com vários singles editados em nome próprio, também pela Universal.

Duarte Carvalho conta que "apesar de termos lançado várias músicas ao longo dos últimos anos, parecia que faltava sempre qualquer coisa. Eu e o Emanuel sempre dependemos de colaborações para as vozes. Isso tornou-se ainda mais evidente quando participámos no Festival da Canção, que nos deu a certeza de que o que queremos é tocar música ao vivo, instrumentação orgânica e canções pop com identidade. O Twelve chega como a peça que faltava e isso vai sentir-se não só em 'Estaca Zero', mas também em todas as novas músicas nas quais estamos a trabalhar".

Twelve, por sua vez, afirma que "há muito tempo que procurava fazer parte de uma banda e colaborar de forma mais próxima com outros músicos. Precisava de um novo desafio! No momento certo surgiu o convite dos No Maka e eu não tinha como recusar. Até aqui sempre fui um artista ligado a músicas mais calmas e tenho agora a oportunidade de dar um passo para um universo mais pop, com mais batida e uma energia diferente. Senti logo que este era o caminho certo”.

'Estaca Zero' antecipa outros lançamentos do trio previstos para breve. A canção que marca o início oficial da nova fase na carreira da banda, confirma a evolução artística dos No Maka, que procuram agora consolidar o seu espaço não apenas como produtores mas, sobretudo, como autores, intérpretes e artistas.

Sem comentários: