segunda-feira, 24 de novembro de 2025

NO SALÃO BRAZIL

 











TAGV VÊM AO SALÃO BRAZIL
SEMIÓTICAS
29 Novembro • 22:00

Na fotografia Jorge Lima Barreto

Semióticas apresenta-se como uma experiência de contemplação e interpretação, onde é pedida uma leitura musical a sistemas de vida artificial.

Serão projetadas várias estéticas de autómatos celulares, aqui indicados como musográficos, desenvolvidas por André Quaresma e Rita Barqueiro.

Estes sistemas visuais serão transpostos para a dimensão sónica pelas texturas musicais de Ilda Teresa Castro e Vitor Rua que, com a sua música original, prometem acrescentar mais vida à (artificial) projetada. Ao público serão dadas duas formas de música, a composta por Ilda e Vitor e a dançada pelos autómatos.

Este evento está integrado na projeto de doutoramento O Caleidoscópio Jorge Lima Barreto — Trajetos de estéticas experimentais das neo-vanguardas portuguesas — da revolução ao século XX

Conceito André Quaresma
Música original Ilda Teresa Castro & Vitor Rua
Autómatos Celulares Musográficos André Quaresma & Rita Barqueiro
Produção André Quaresma & Rita Barqueiro

Abertura de portas: 21h30
Bilhetes: 7 eur & 5 eur
BILHETEIRA ONLINE

PALANKALAMA
Festival InstruMensal
30 Novembro • 17:00

Palankalama propõe apresentar um concerto acessível a todas as idades e públicos, onde serão tocadas músicas do seu último álbum, Lama pela Anca, editado no final de 2022 pela Saliva Diva. Simultaneamente pretendemos mostrar e divulgar o nosso trabalho com alguns dos instrumentos tradicionais portugueses que utilizamos na nossa música - como o cavaquinho, viola braguesa e percussões - sempre num espírito de exploração das suas capacidades expressivas.

Palankalama é um grupo de música instrumental da cidade do Porto em Portugal. As suas influências estão essencialmente relacionadas com os universos da música folk, rock e jazz.
A música dos Palankalama pode ser traduzida/entendida como uma longa citação de lugares geográficos, reais e imaginários, e uma exploração dos universos musicais sugestivos do cinema, ou da música popular. É um trabalho sobre paisagens sonoras, quase familiares, onde se procura que o lado plástico e abstracto da música funcione como uma janela para lugares de desvio e de ficção.

O Festival InstruMensal é uma iniciativa dinamizada pela Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, que leva às salas de Coimbra um concerto de música instrumental por mês.

Abertura de portas: 16h30
Bilhetes: 7 eur & 5 eur
BILHETEIRA ONLINE

CINE-CONCERTO EPOPEIA GANDAREZA
Ciclo Orphika
1 Dezembro • 17:30

“Epopeia Gandareza" apresenta-se em formato Cine-Concerto com interpretação ao vivo da banda sonora do filme premiado internacionalmente. O espetáculo conduz o público por uma epopeia visual e sonora entre os cosmos e a região da Gândara, numa reflexão acerca das ameaças ambientais, olhando para a diversidade cultural, partilha emocional e arte científica como soluções para o futuro.

Adotando uma metodologia inspirada nos poemas sinfónicos do séc. XIX, impulsionado pelo legado de obras como “O Homem da Câmara de Filmar” (1929) de Dziga Vertov, “Berlin, sinfonia de uma cidade” (1927) de Walter Ruttmann ou “Koyaanisqatsi” (1982) de Godfrey Reggio, incitada pela literatura de Carlos de Oliveira, trata-se de uma experiência sensorial com ritmo e tom estabelecidos pela justaposição precisa de som e imagem.

Com 10 músicos em palco a apresentar sonoridades adaptadas a cada capítulo que passam pelo jazz, eletrónica, tradicional, world music, fado, sonoplastia ou rock, esta obra cinematográfica comporta elementos de vários géneros cinematográficos: filme manifesto, artístico, experimental, musical, ambiental, documental e ficção científica.

A viagem nesta epopeia é simultaneamente intuitiva e universal.

Ficha Técnica
Realização: Vasco Espinhal Otero
Produção: Cabra Cor de Rosa, Cineclube Gândara Bairrada e Coletivo Efervescente
Músicos: Vasco Espinhal Otero, Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Tomás Toscano, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, Gonçalo Quintas e Miguel Gomes
Projeção: Diogo Marques
Sonorização: Rodrigo Pereira
Edição de imagem: Paulo Fajardo, Vanessa Rodrigues e Samuel Filipe
Grafismo: Vanessa Rodrigues
Som: Sylvain Barreto
Banda Sonora: Cabra Cor de Rosa
Produção Musical: Sylvain Barreto
Design: Célia Oliveira, Vanessa Rodrigues e Diogo Marques

Abertura de portas: 17H00
Bilhetes: 5 eur
BILHETEIRA ONLINE

Sem comentários: