quarta-feira, 24 de abril de 2024

"INÊS APENAS CANTA ABRIL" ESTE SÁBADO NA CIDADE DE LEIRIA




















INÊS APENAS apresenta, este sábado, dia 27 de abril, pelas 22h30, no Largo do Papa, em Leiria, o espetáculo inédito “INÊS APENAS CANTA ABRIL”, com reinterpretações de algumas das canções mais emblemáticas de Zeca Afonso. A convite da Câmara Municipal de Leiria, a artista promete unir o público com as mensagens de força e esperança dos poemas do cantautor, dando novas roupagens aos clássicos de Abril com a sua habitual sonoridade pop e eletrónica.

“O Zeca Afonso tem um significado muito forte para mim. Foi um artista que ouvi durante muitos anos com a minha família. Além disso, sinto que nunca fez tanto sentido cantar a liberdade. É imperativo no mundo em que vivemos cantar e recordar a importância do 25 de Abril e este espetáculo, apresentado pela primeira vez na minha cidade, vai ser único", afirma INÊS APENAS. "Será um concerto inteiramente composto por mulheres em palco. Ao meu lado, terei a MALVA, nas percussões e backing vocals, a Joana Rodrigues, na secção mais eletrónica e, ainda, as convidadas muito especiais Bia Maria e Inês Monstro. Nesta noite vamos gritar pela liberdade e mostrar que não a podemos dar como garantida", completa a artista.

Em “INÊS APENAS CANTA ABRIL”, a cantora, compositora e pianista rearmoniza e interpreta as canções intemporais de Zeca Afonso, com novas versões, numa fusão e dualidade de mundos musicais, entre os instrumentos acústicos e elementos eletrónicos. Acompanhada por MALVA, Joana Rodrigues e as convidadas especiais Bia Maria e Inês Monstro, INÊS APENAS promete gritar pela liberdade nesta celebração do 25 de Abril. O espetáculo integra a programação "Festa do Povo" e tem início pelas 22h30 no Largo do Papa, em Leiria. A entrada é livre.

Com mais concertos a serem anunciados nas próximas semanas, a artista INÊS APENAS está a trabalhar naquele que será o seu álbum de estreia, com lançamento previsto para o último trimestre deste ano. O disco sucede aos EPs "um dia destes", de 2022, "Leve(mente)" e "acústico", ambos editados em 2023.

Cantora, compositora e pianista, INÊS APENAS começou a sua formação musical no Orfeão de Leiria e licenciou-se em Piano Clássico na ESMAE, no Porto. Fez parte dos coros de Surma no Festival da Canção 2019 e foi aí que começou aí a sua descoberta como artista a solo.

Em 2021 lançou os primeiros singles como INÊS APENAS e em 2022 o EP de estreia “um dia destes”. Foi finalista do Festival da Canção 2023, com o tema 'Fim do Mundo' e editou o segundo EP de originais, "Leve(mente)", com canções de ritmos energéticos, dançáveis e intimistas. O lançamento inclui colaborações com LEFT., na faixa-título, com airplay na Rádio Comercial, com MALVA e SOLUNA, em 'Tensa' e 'La Nena' (nomeada na categoria de World Music nos International Portuguese Music Awards 2024), que a tornaram na única artista portuguesa com duas canções em simultâneo na playlist EQUAL Global do Spotify. e 'Shhinfrim', tema premiado com uma menção honrosa nos Novos Talentos FNAC 2023 e airplay na RFM.

Ainda em 2023, editou o curta-duração "acústico", com versões intimistas a voz e piano de temas dos seus dois primeiros EPs, entre elas uma colaboração com Cláudia Pascoal e o inédito 'LEIRIA NÃO EXISTE', que ganhou airplay diário na Rádio Comercial, RFM e Renascença, entrou no Top 50 da plataforma Shazam, em Portugal, e ocupou o 15º lugar no Top Canções Virais do Spotify Portugal.

INÊS APENAS prepara atualmente o aguardado álbum de estreia, com lançamento marcado para o último trimestre de 2024.

Sem comentários: