quarta-feira, 24 de abril de 2024

MARTA LIMA ABRE CONCERTO D' OS QUATRO E MEIA NA SEMANA ACADÉMICA DO ALGARVE

 



















Marta Lima atua este sábado, dia 27 de abril, na Semana Académica do Algarve (SAAL), em Faro. A cantora e compositora estará em palco pelas 23h55, na abertura do concerto d' Os Quatro e Meia.

"Sinto-me muito entusiasmada para tocar num palco como o da Semana Académica do Algarve. Vão ser milhares de pessoas a ouvir-me e a ver-me e o facto de abrir para Os Quatro e Meia acarreta uma responsabilidade ainda maior, mas ainda bem, eu gosto de desafios. Vai ser uma noite inesquecível, disso tenho a certeza", afirma Marta Lima, que vai apresentar-se na SAAL com uma banda composta por Maria Carvalho, na bateria, Vasco Trindade, no baixo, Afonso Lima na guitarra, e Francisco Pessanha, no teclado.

A Semana Académica do Algarve decorre de 25 de abril a 4 de maio e os espetáculos são realizados no recinto "País das Maravilhas", situado no Complexo Desportivo da Penha, em Faro. Além de Marta Lima e d' Os Quatro e Meia, o cartaz inclui concertos de artistas como Plutónio, ProfJam, Slow J, Papillon, xtinto ou KURA, entre outros.

Natural de Lagos, Algarve, Marta Lima vai apresentar o EP de estreia “Murmúrio”, editado em 2023, bem como ‘Passos Marcados’, o single mais recente da cantora e guitarrista, que antecipa o segundo curta duração, com lançamento previsto para este ano. Com letra da autoria da artista e música composta com Ben Monteiro, da banda D’Alva, o novo tema aborda um sujeito poético que acredita “na existência de um plano para todos nós e que tudo tem uma razão de ser/acontecer, ou seja, que tudo é predestinado”, marcando uma transformação na expressão musical da cantautora, com uma sonoridade “mais crua, menos afeitada pelos reverbs, com guitarras e sintetizadores distorcidos”, afirma Marta Lima.

Nas palavras da própria, visualmente, o próximo EP “sofre claramente uma alteração como se de obstáculos e dor se tratasse”, sendo marcado pelas cores vermelho e azul escuro. O single de avanço, ‘Passos Marcados’, é acompanhado por um videoclipe realizado por Claudia Moreno, baseado na lenda japonesa "AKAI ITO", segundo a qual um fio vermelho conecta duas almas gémeas desde o nascimento. O visual acompanha a letra da canção, em que Marta Lima canta “são só os passos marcados, por alguém e segui" e “a vida quis assim", sugerindo a narrativa de seguir um caminho predestinado ou aceitar o destino conforme ele se desenrola.

Desde cedo que a música esteve presente na vida da cantautora Marta Lima. Começou os estudos aos 5 anos na Academia de Música de Lagos, onde aprendeu bateria, piano e guitarra.

Ao longo do tempo, a música foi ficando em segundo plano, enquanto concluía a licenciatura em Administração Pública e o Mestrado em Relações Internacionais. Durante o último ano de estudos, Marta Lima percebeu que se tinha afastado da sua verdadeira paixão. Assim, deixou a formação académica em pausa e iniciou o curso de Jazz no Hot Clube Portugal, uma mudança que reflete a sua vontade firme de pertencer ao panorama musical português.

Em 2023 editou o EP de estreia, “Murmúrio”, e realizou mais de 30 concertos, chamando a atenção do público e da crítica. Além da edição do primeiro curta duração, as participações no NOS Alive, Festival F, a abertura do concerto de Vitor Kley no festival "Arte Doce", em Lagos, e um dueto com Buba Espinho, num espetáculo no Centro Cultural de Lagos, representam, até à data, os pontos altos do promissor início de carreira de Marta Lima.

O segundo EP da cantora e compositora é esperado para 2024, sendo antecipado pelo single 'Passos Marcados'.

Sem comentários: