terça-feira, 7 de março de 2017

MARCO ALONSO GROUP COM NOVO TEMA

O projeto Marco Alonso Group nasceu há mais de uma década. Desde então os músicos Marco Alonso e Helder Luís Pereira têm vindo a desenvolver e a criar uma identidade própria no mundo da música moderna/contemporânea. Difícil de categorizar Marco Alonso Group, trata-se de uma abordagem a um estilo muito próprio de Flamenco Moderno com influências Jazzísticas e novas sonoridades no contexto da World Music.

Uma fusão contemporânea que facilmente identifica e privilegia a qualidade artística na inovação da composição, arranjos, interpretação, virtuosismo e performances ao vivo. Marco Alonso é um compositor guitarrista que desde cedo persegue a originalidade à sua própria abordagem à Guitarra Flamenca. A evolução e consolidação da sua personalidade musical destaca-se pela riqueza das composições presentes em Marco Alonso Group. Como fundamentos de complemento ao seu estudo no Flamenco, desenvolveu também um vasto trabalho de formação na área Clássica e no Jazz. O grande Maestro De La Guitarra Flamenca Manolo Sanlúcar, José António Rodriguez, Manolo Franco e Paco Serrano são nomes que se destacam na formação de Marco Alonso.

Helder Luís Pereira foi conduzindo a sua formação como músico guitarrista partindo da vertente clássica, paralelamente com a envolvência no rock/pop, consolidando mais tarde o seu caminho na formação do Jazz. Sempre acompanhando o seu crescimento com a composição de letras, especializou-se na Guitarra Eletroacústica e Elétrica dando continuidade ao seu estudo na área do Jazz Contemporâneo. A sua pesquisa levou-o a explorar outros instrumentos e sonoridades como o Laúd, Sintetizadores e Harmónica, também presentes nos temas de Marco Alonso Group.

Com Marco Alonso na Guitarra Flamenca e Composição, e Helder Luís Pereira na Guitarra Eletroacústica/Sintetizadores, Laúd, Harmónica e Composição de Letras, a Marco Alonso Group juntam-se também Pedro Nobre na Bateria/Percussão, Telmo Gonçalves no Baixo Eléctrico, Tânia Cardoso na Voz, João Fonseca na Guitarra Flamenca, Isabel Rodriguez na Dança Flamenca/Contemporânea, e João Serrano na Imagem. Para lá de toda a qualidade artística, as atuações ao vivo são caracterizadas pela grande cumplicidade entre os músicos, que facilmente envolvem o público nos ambientes heterogéneos criados pelas interpretações e estilos dos vários temas. O complemento dos momentos de tensão e de expectativa com a subtileza melodiosa e espiritual, passando pelas progressões harmónicas inovadoras, uma forte vertente de improvisação e virtuosismo, as riquezas rítmica e dinâmica, a Dança e a Imagem revelam toda a genuinidade e genialidade de Marco Alonso Group.

O 1o álbum foi lançado no ano de 2009 e intitula-se "Tu Aroma, Tu Sabor". Toda a composição, produção, arranjos, direção musical e artística, e edição foram da responsabilidade do autor. “BUSALIK” é o nome do próximo disco. Trata-se da representação artística da viagem espiritual aliada à maturidade musical que se tem vindo a desenvolver durante os últimos anos. Mantendo a busca da originalidade e a vanguarda dentro do contexto musical contemporâneo, é um trabalho que devolve e renova o Flamenco, a Música Tradicional Portuguesa, o Jazz, a World Music, a música Experimental, o Fado, a Bossa Nova, a Música Clássica, Alternativa,... num mundo personalizado e humano.

De referir a presença no Festival Internacional de Flamenco de Lisboa de 2010, no qual partilharam o palco do Teatro Nacional S. Carlos com os grandes Enrique Morente, Cañizares, Miguel de Tena e Família Vargas. Um momento mágico fortemente elogiado pelas várias críticas.

Marco Alonso também participou no Festival de Flamenco de Lisboa de 2011, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, como convidado especial da bailarina Alejandra Gutkin.

De mencionar também a presença de Marco Alonso Group no Teatro Tivoli em Lisboa, em parceria com a Companhia Nacional de Dança Flamenco.
 
No dia 12 de Outubro de 2012, Marco Alonso Group apresentou-se no Campo Pequeno garantindo um grande momento na primeira parte do grandioso espetáculo de “Los Vivancos”.

“Busalik - traveler, ashyk (beloved), looking for the road of Truth and deciding to take the road of Truth”
 

Sem comentários: