quarta-feira, 24 de junho de 2026

SMORRA RECORDS ESGOTA CASA CAPITÃO E ANUNCIA NOVO ÁLBUM "JON"















Fotografias: Lucas On View

O coletivo revelou o próximo projeto, que estará disponível já no dia 26 de junho, durante o primeiro concerto em nome próprio, esgotado, em Lisboa.

A SMORRA Records deu mais um passo na sua afirmação no panorama musical nacional ao esgotar o primeiro concerto em nome próprio, na passada sexta-feira, 19 de junho, na Casa Capitão em Lisboa.

Perante uma sala lotada, o coletivo aproveitou a ocasião para apresentar ao vivo alguns dos temas que têm conquistado o público português e aproveitaram para anunciar "JON", o próximo álbum, que estreia já esta sexta-feira, dia 26 de junho. O concerto confirmou o crescente interesse em torno do universo criado pelo projeto, que cativa não só o público como a crítica musical, com a sua identidade e sonoridade distinta dentro do hip hop nacional.

Nascida de forma orgânica entre amigos de longa data, a SMORRA Records tem o Porto na sua identidade, mas é inclusiva e homenageia uma cultura ligada à portugalidade que nos conecta, construindo um percurso marcado por uma linguagem própria, referências culturais muito ligadas ao quotidiano português e uma estética que se destaca pela irreverência, pelo humor e pela autenticidade.

O concerto na Casa Capitão surge poucos meses depois do lançamento de “Laços de Sangue”, EP apresentado em 2026, e sucede também à passagem dos artistas pela Queima das Fitas do Porto, onde realizaram a primeira apresentação ao vivo para mais de 15 mil pessoas. Entre lançamentos como “Mate Sua Mãe”, “Peso Morto” e “Laços de Sangue”, a SMORRA RECORDS tem vindo a consolidar uma discografia que reflete a evolução do coletivo e a sua crescente relevância na cena urbana portuguesa.

Considerados como um dos projetos mais originais da nova geração do rap nacional, o grupo continua a afirmar uma proposta artística difícil de enquadrar em fórmulas mais convencionais. O concerto esgotado na Casa Capitão representou mais um marco nesse percurso, quebrando a barreira territorial e afirmando-se no plano nacional, servindo também de ponto de partida para a chegada de "JON", o novo álbum da SMORRA Records, com lançamento marcado para 26 de junho e contará com as participações de Basílio Teles e Joint One.

PULLMAO APRESENTAM CLIP


Depois de terem lançado no passado dia 29 de maio o single “Wood & Wool”, Pullmao apresentam agora o respetivo videoclipe, produzido por OCRE, filmado por Kika de Kodda e editado por Nico Guedes, prolongando visualmente o universo cinematográfico e psicadélico que tem vindo a definir o percurso do projeto liderado por Pedro Galhoz.

Integrado na antecipação do primeiro longa-duração de Pullmao, “Wood & Wool” aprofunda uma linguagem instrumental construída a partir do cruzamento entre imaginário cinematográfico, exploração textural e referências à tradição dos western spaghetti. Inspirado por compositores como Ennio Morricone, Bruno Nicolai, Luis Bacalov ou Franco Micalizzi, o tema propõe uma viagem marcada pela tensão, contemplação e construção atmosférica.

Segundo Pedro Galhoz, a composição procura criar “um universo western com um certo tempero psicadélico”, remetendo para “uma paisagem cinemática árida de texturas hipnóticas”. A música desenvolve-se através de ambientes despojados, pulsação rítmica e sucessivas camadas instrumentais que transportam o ouvinte para um território simultaneamente cinematográfico e imersivo.

O videoclipe surge como extensão natural dessa proposta estética, traduzindo visualmente a paisagem evocada pela música. Mantendo o carácter contemplativo e atmosférico do tema, o vídeo reforça a dimensão narrativa de “Wood & Wool”, acompanhando a lógica de construção de um universo próprio onde imagem e som coexistem enquanto elementos complementares de uma mesma experiência.

A faixa conta com a participação especial de Martin Harley, músico britânico reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido na slide guitar e pela forte ligação ao universo do acoustic blues. A sua presença acrescenta novas tonalidades à composição e prolonga a dimensão colaborativa que tem atravessado o percurso de Pullmao. A bateria volta a ser assegurada por Nico Guedes, colaborador regular do projeto desde o lançamento do primeiro single.

Depois da jornada desértica de “De Camino al Mar” e da deriva psicadélica de “Acid Dreams”, “Wood & Wool” representa mais um capítulo na construção do universo artístico de Pullmao, aprofundando uma abordagem instrumental onde convivem psicadelismo, paisagens cinematográficas e exploração sonora.

Criado por Pedro Galhoz, músico conhecido pelo trabalho desenvolvido em projetos como Pedro e os Lobos, Plástica e LovedStone, bem como pela atividade ligada à Luckyman Music, Pullmao afirma-se como um espaço de liberdade criativa centrado na guitarra, na composição instrumental e na criação de ambientes sonoros imersivos.

Com a apresentação do videoclipe de “Wood & Wool”, Pullmao continuam a revelar novas peças daquele que será o álbum de estreia do projeto, aprofundando uma identidade artística construída entre a viagem, a imagem e a experimentação.

 

CASA BURAKA NA CASA CAPITÃO





















Estão agendas atuações de djs, produtores, pop up store, sessão de autógrafos, talk e visualizações do documentário oficial da banda. O evento começa às 15h no Terraço, com entrada livre. O programa diurno termina às 22h30. Depois dessa horário, a entrada é cobrada.

A noite continua a partir da meia-noite, no interior da Casa Capitão, com um bilhete único que dá acesso à programação dos três pisos, até às 05h. Os bilhetes contam com dois lotes esgotados, estando ainda disponíveis no valor de 18€.

Os convidados que se juntam à celebração dos 20 anos da banda e da editora são o reflexo de duas décadas de trabalho e de uma visão comum: a de que a cultura periférica e esta identidade cultural têm um lugar central no panorama cultural de Lisboa.

Aproveitando o espaço exterior da Casa Capitão, o dia arranca às 15h com uma série de dj sets conectados com a história da banda e da editora. Durante a tarde fica também disponível uma pop up store do grupo em que o merchandise especial e edições inéditas em vinil são o ponto forte do dia. Este momento conta com uma sessão de autógrafos da banda (18h30).

No Sotão, é apresentada a versão longa (1 hora) do documentário oficial dos Buraka Som Sistema, intitulado “Off the Beaten Track”. Entre as duas sessões de visualização do filme (17h30), existe uma talk intitulada “A Invenção de uma Cidade”, que conta com Kalaf Epalanga, Fernanda Polacow, o próprio realizador do doc (João Pedro Moreira) e a moderação de Margarida Valença.

Já no horário noturno, a programação dos três espaços assume o mote 20 Anos de Enchufada, assinalando a data da editora, que recentemente lançou a compilação “A Lisbon Club Story”. O alinhamento passa por artistas fundamentais do seu catálogo, como Dotorado Pro, no Rés do Chão, e QUANT, no Sótão, e propõe encontros inéditos entre protagonistas desta história, com Branko e Batida em back to back no Rés do Chão, às 02h30, e Blaya e Progressivu, também em formato back to back, no Primeiro Andar. A noite encerra com um regresso às origens de Riot que, ao lado de Nuno Forte, se aventura uma vez mais pelos territórios familiares do drum and bass, também no Rés do Chão.

Os Buraka Som Sistema têm anunciado, e já antecipadamente esgotado, um espectáculo no festival NOS Alive, a 11 de julho.

PROGRAMAÇÃO

TERRAÇO
15h00 - Uniconuni
16h30 – Ana Lauriz
18h00 – João Gomes
19h30 – Kalaf B2B BBG
21h00 – Indi Mateta

SÓTÃO
16h30 – Visualização #1 Documentário “Off the Beaten Track”
17h30 – Talk - “A Invenção de uma Cidade” com Kalaf Epalanga, João Pedro Moreira, Fernanda Polacow e
Margarida Valença (Moderação)
Sinopse:
Toda a cidade é uma ficção coletiva. Algumas são escritas por arquitetos, outras por políticos. Lisboa foi também escrita por DJs, músicos, dançarinos e migrantes. A partir da trajetória dos Buraka Som Sistema, esta conversa explora como a música ajudou a imaginar uma cidade mais plural, mais aberta e mais conectada ao mundo.
18h30 - Visualização #2 Documentário “Off the Beaten Track”

PROGRAMAÇÃO “20 Anos de Enchufada”
PRIMEIRO ANDAR
00h00 - Progressivu
00h30 - Blaya b2b Progressivu
01h30 - Patricktor4
03h00 - King Kami

SÓTÃO
00h00 Maribell
01h30 Emily Dust
03h00 QUANT
04h30 Chima Isaaro

RÉS DO CHÃO
00h00 - Fvbricia
01h30 - Branko b2b Batida
03h00 - Dotorado Pro
04h00 - Riot b2b Nuno Forte

OUT.RA CAPRSENTA













É já esta sexta-feira, 26 de junho, às 22h00, que, após o cancelamento inesperado do ano passado, a Cooperativa Mula acolhe a estreia da colaboração musical entre Pedro Alves Sousa e Elvin Brandhi.

Pedro Alves Sousa é saxofonista e compositor, com uma longa trajetória nas músicas livres de Portugal, que o levou a integrar Caveira e a colaborar com RP Boo, Evan Parker ou Alex Zhang Hungtai. Elvin Brandhi é uma artista britânica, conhecida pelo duo de improvisação ruidosa Yeah You (que passou pelo Barreiro em 2019 para um concerto inesquecível no OUT.FEST) e pela intensidade das suas intervenções sonoras – tanto a solo como em diálogo com artistas como Nadah El Shazly, Lord Spikeheart ou Mariam Rezaei.

Para além da colaboração na faixa "All You Did" que integra o mais recente disco de Má Estrela, muitas são as possibilidades do que poderá surgir deste encontro – é seguro, no entanto, contarmos com a vertigem, o perigo e a ingenuidade abençoada dos primeiros encontros.

Os bilhetes para o concerto estão disponíveis na BOL e nos locais habituais.

DEPOIS DO EP LIVRE, ALEX D’ALVA LANÇA HOJE NOVA EDIÇÃO INSTRUMENTAL E CONTINUA EM DIGRESSÃO NACIONAL





















Alex D'Alva, fotografado por Kate V.

EP LIVRE Instrumental já disponível em todas as plataformas
OUVIR AQUI

Depois do lançamento de LIVRE em fevereiro deste ano, Alex D’Alva continua a expandir o universo criativo daquele que marcou o seu regresso às edições em nome próprio. Numa temporada particularmente intensa de apresentações ao vivo e novos desdobramentos artísticos, o músico lança hoje, 24 de junho, o novo EP Instrumental de LIVRE, já disponível em todas as plataformas digitais, revisitando o universo sonoro do disco numa nova perspectiva focada exclusivamente na composição e produção musical.

Este novo lançamento surge como uma extensão natural do trabalho iniciado com LIVRE, permitindo agora explorar de forma mais profunda a arquitetura sonora do projeto e destacar uma dimensão essencial deste disco: a estreia de Alex D’Alva enquanto produtor musical do seu próprio trabalho autoral. LIVRE é também um trabalho de estúdio profundamente colaborativo, com participações de Choro, MALLINA, Sónia Trópicos, Ecstasya, Haydenmakesmusic, IAN (Ianina Khmelick), Máximo Francisco, Gisela Mabel, Tota, Rita Onofre e INÊS APENAS.

Em paralelo com este novo lançamento, Alex D’Alva continua em tour e tem previstos vários momentos que refletem a multiplicidade artística que tem vindo a definir esta nova fase da sua carreira.

No próximo sábado, dia 27 de junho, pelas 22h00, o Largo de São João, em Vila Viçosa, recebe o espetáculo “DJ Set Filarmónico”, uma proposta artística inédita que reúne Alex D’Alva Teixeira, o maestro Martim Sousa Tavares e a Sociedade Filarmónica União Calipolense.

A iniciativa cruza a energia da música eletrónica com a riqueza sonora da tradição filarmónica, promovendo um encontro entre linguagens musicais distintas e criando uma experiência singular para o público. O espetáculo resulta da colaboração entre artistas de diferentes áreas e explora novas formas de diálogo entre criação contemporânea e património musical local.

O evento integra o projeto “Sons do Mármore”, com curadoria da ZET Gallery, uma programação cultural que procura valorizar o território e a identidade da região através de propostas artísticas inovadoras. Com entrada livre, a noite termina com um DJ set de Alex D’Alva.

Já no dia 28 de junho, o artista estará na Albuquerque Foundation, em Sintra, para uma conversa com Grada Kilomba, integrada em torno dos temas da exposição O Fundo do Mundo, numa reflexão sobre memória, história, narrativa e possibilidades de imaginar o mundo de outras formas através da prática artística.

A agenda continua no fim de semana seguinte, com presença confirmada no Jardim de Verão da Gulbenkian, com curadoria musical de Dino D’Santiago. No dia 4 de julho, pelas 17h00, Alex D’Alva sobe ao palco do Grande Auditório Gulbenkian, com entrada livre, para um concerto especial que marca, pela primeira vez, a apresentação de LIVRE em formato banda.

Mas o verão não fica por aqui: os próximos meses trazem novas datas e continuam a afirmar LIVRE como um projeto em constante movimento, com mais concertos e dj sets já confirmados e alguns por anunciar por todo o país

SOBRE ALEX D´ALVA:

Alex D’Alva Teixeira (Luanda, 1990) é músico, compositor e DJ luso-brasileiro ligado à Moita do Ribatejo, onde deu os primeiros passos na música.

A projeção nacional chega em 2012 com o EP Não É Um Projecto (produzido por Ben Monteiro), ponto de partida dos D’ALVA. Com #batequebate (NOS Discos, 2014), a banda atua em diversos festivais como NOS Alive e Super Bock Super Rock e entra em forte rotação na Antena 3. Em 2018, Maus Êxitos estreia-se no n.º 1 do iTunes; o single «Verdade Sem Consequência» lidera o Top A3-30 durante nove semanas. Em 2022 funda, com Ricardo Martins, o duo Algumacena e, no final do ano, edita SOMOS, terceiro álbum dos D’ALVA, com participações de Isaura, Joana Espadinha, Primeira Dama, Ana Cláudia e Cláudia Pascoal.

Como autor, participa no Festival da Canção em 2019 («Inércia», Ana Cláudia) e regressa como convidado do programa da RTP em 2020, 2021 e 2024. Assina co-autoria de canções de artistas como Miguel Ângelo, Virgul e Ana Bacalhau.

Colabora com Grada Kilomba em Opera to a Black Venus (Museu Reina Sofía) e O Barco / The Boat (MAAT, Kunsthalle Baden-Baden, Somerset House/A-54, Instituto Inhotim).

No teatro, dirige a componente musical de Bravo, 2023! (Teatro Praga), integra Fazer Uma Canção e, em 2025, Audição.

Como DJ, passou por eventos e clubes de referência, do Ageas Cool Jazz e ModaLisboa ao Planeta Manas e Lux Frágil.

PLAYLIST COM TODOS OS VÍDEOS DO EP "LIVRE"

BUKAGINHO APRESENTA A CANÇÃO MAIS LUSITANA DO NOSSO TEMPO

 



















MARIA VEM FUGIR AO FISCO é o mais recente single de BUKAGINHO e estará disponível nas plataformas de música habituais a 3 de Julho.

Escrito e produzido pelo próprio e bem-humorado BUKAGINHO, o seu novo tema de pleno discurso mordaz é definido como a canção mais lusitana do nosso tempo, irónica e interventiva, numa vertente poética erótico-financeira, assumidamente pop, hip-hop, e festiva.

MARIA VEM FUGIR AO FISCO é o segundo single de BUKAGINHO e sucede a Tugolândia Digital, editado no princípio do ano. Foi gravado e misturado no Tangerine Tree Studio por Duarte Carvalho e contou com as seguintes participações:

Tomás Bonaparte : guitarra e coros

Duarte Carvalho : bateria e guitarra

Bukaginho : voz, teclas, baixo e programação de loops.

A masterização ficou a cargo de Rui Dias no estúdio Mister Master.

A arte gráfica e design da capa são de Vanessa Krithinas. A edição é da Bukaginho Music e vem acompanhada de um singelo lyrico video realizado pelo próprio BUKAGINHO. O videoclip oficial estará disponível brevemente.

BUKAGINHO é um músico e produtor oriundo da Amadora, que circula irrequietamente por vários lugares do mundo, sobretudo por várias praias, várias gentes e várias expressões musicais.

PROGRAMA DE 23/06/26

1 - Miramar - Fado marafado
2 - Orlando Cohen - Lullaby
3 - Expresso Transatlântico - Flor trovão
4 - Tó Trips & Fake Latinos - Rua escura
5 - Principia Parallax - Let it seed
6 - José Peixoto e Nuno Cintrão - Verdes anos
7  - André Henriques - Uma casa na praia
8 - Ezequiel - Portugalidade
9 - Maria João - Esperança
10 - Lavoisier - Portugal não me respeita
11 - Três Tristes Tigres - Água
12 - Esteves Sem Metafísica  Sóbria
13 - Vitória Vermelho - Não me o dês
14 - Inês Sousa - Tornado
15 - Sara Correia - Avisem que eu cheguei
16 - Sofia Leão - Não me conheço

terça-feira, 23 de junho de 2026

O MAU OLHADO EM ÁGUEDA














Concertos de Bolso

O MAU OLHADO
Os Cães Ladram
qui 25 jun, 21h
Centro de Artes de Águeda

Café Concerto | M/6 | 3€

O Mau Olhado é originalmente uma one man band instrumental nascida das ruas do Porto. João Cardoso traz este projeto à vida com recurso a uma loopstation, diversas percussões, e a guitarra como instrumento central.

O Mau Olhado estabelece pontes entre o musicalmente erudito e o popular, entre a música ocidental e a música oriental, entre o passado e o futuro. Ao ouvinte é-lhe proposta uma viagem musical pelo mundo marcada pela espontaneidade e dinâmica, com uma forte componente de improviso e sempre com um groove que convida o ouvinte a dançar por entre as diferentes paisagens sonoras que são percorridas nesta viagem.

Ficha Artística:

Guitarra e Loopstation
João Cardoso

YOUTH YARD COM DISCO NOVO

 



















Há bandas que entram em estúdio para gravar um disco. E há bandas que entram em estúdio para contar uma história. Os Youth Yard, vindos de Viana do Castelo, escolheram claramente a segunda via — e o resultado chama-se “Room Temperature Drama”, um álbum de 9 faixas que funciona como uma descida lenta e controlada entre estados de espírito, atmosferas e pequenas implosões emocionais.

No início, tudo parece quase suspenso na leveza. Há luz, há espaço, há respiração. As primeiras canções vivem nesse território onde a música ainda acredita que o mundo pode ser simples. Mas não dura. Porque este disco não está interessado em ficar confortável.

À medida que avançamos, algo muda de temperatura — sem pressa, sem aviso, quase sorrateiro. O detalhe começa a pesar mais do que o gesto, as melodias ganham outra densidade e a narrativa sonora vai abrindo fissuras. No final, já não estamos no mesmo lugar. A luz ficou para trás e o que resta é uma espécie de realidade mais crua, mais íntima, onde a sombra não entra de rompante… instala-se.

É aqui que “Room Temperature Drama” mostra a sua verdadeira força: na forma como constrói tensão sem dramatismo fácil, como troca o impacto imediato por um crescendo emocional contínuo.

Este novo trabalho chega num momento particularmente significativo para os Youth Yard, que têm vindo a afirmar-se de forma consistente no circuito ao vivo. A banda tem marcado presença em palcos de referência em Portugal, consolidando uma reputação construída em palco — esse território onde a sua identidade ganha corpo — e tem vindo também a reforçar uma circulação regular em Espanha, onde o projeto começa a ganhar eco e curiosidade crescente.

Essa circulação ibérica não é detalhe: é sintoma. Os Youth Yard estão a expandir território, mas sem perder o centro de gravidade que os define — uma abordagem emocionalmente honesta, direta, mas com camadas suficientes para resistir a várias escutas.

“Room Temperature Drama” não é apenas um conjunto de canções. É uma progressão. Um mapa emocional desenhado em 9 etapas. E, como qualquer bom mapa, não aponta apenas destinos — obriga-nos a perceber o caminho.
 

NOVO SINGLE DE DAVID FONSECA


 

















David Fonseca
Amor Sem Pressa

“Escrever canções é um exercício de observação constante. Os olhos postos nos pequenos e grandes pormenores do mundo, a dar passos para trás e para a frente de forma a ver outras perspectivas. Ou então a olhar para dentro do poço que cada um encerra em si, a fazer descer o balde na esperança de trazer à tona algo mágico. ‘Amor Sem Pressa’ nasce da mistura de vários quadros vivos: por um lado, a correria de um mundo moderno que nos exige um sucesso concreto e idealizado na vida emocional, um desígnio que temos de cumprir sem sabermos bem porquê; por outro, a minha experiência pessoal como pai recente, a reorganizar prioridades e vivências. A canção é um convite a desacelerar, a retirar o peso que o tempo quer exercer sobre nós num mundo rápido demais, a deixarmo-nos ir sem calcular constantemente o destino.”

David Fonseca

David Fonseca lança hoje "Amor Sem Pressa", segundo single de avanço do seu novo álbum de originais em português. É uma canção sobre o amor e o tempo que nasce do confronto entre a pressão do mundo exterior e a descoberta de uma nova ordem emocional, a de que o amor pode chegar sem urgência, sem cálculo e sem destino previamente desenhado.

Inspirado também pela experiência recente da paternidade, David Fonseca transforma essa reorganização de prioridades numa reflexão mais ampla e universal. “Amor Sem Pressa” não fala apenas de um amor concreto, mas da possibilidade de viver qualquer forma de amor com mais presença, mais entrega e menos medo de não chegar a tempo.

“Amor Sem Pressa” sucede a “Nada a Perder”, primeiro single do décimo álbum de originais em nome próprio de David Fonseca, previsto para 2026. Este novo disco marca um momento particularmente significativo na sua carreira, ao assumir-se como um trabalho inteiramente cantado em português e ao abrir uma nova fase autoral depois da celebração dos seus 25 anos de percurso a solo.

Estas novidades surgem após um ano histórico para David Fonseca, que celebrou 25 anos de carreira a solo com uma digressão que percorreu o país de norte a sul. Ao longo de mais de duas décadas e meia, editou 14 álbuns de estúdio e inúmeros singles que se tornaram referência, como “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “Deixa Ser” ou “Someone That Cannot Love”, mantendo uma presença sólida, consistente e profundamente ligada ao público.

O novo álbum será apresentado ao vivo em 2026, em dois concertos especiais, no dia 21 de novembro, na Super Bock Arena, no Porto, e no dia 28 de novembro, no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa.

MARA COM NOVO CLIP



Foi na passada sexta-feira que Mara apresentou o videoclipe do seu mais recente tema, “Só Gente”, no Café Central, em Lisboa. A artista juntou-se a uma sala cheia para apresentar o vídeo mas também canções ao vivo, incluindo inéditos, que emocionaram o público que não deixava nem uma cadeira livre.

Este evento levantou mais um bocadinho do véu do álbum que Mara irá editar no final deste ano, do qual já conhecemos também o tema “Emergir”.

“Só Gente” tem letra e música de A Garota Não e arranjos e produção de Sérgio Miendes e Mara. Conta com Mara na voz, Sérgio Miendes na guitarra, João Godinho no piano, Diogo Sousa na bateria e um coro composto por Aline Bernardo, Ana Beato, Ana Silvestre, Colectivo dos Remédios, Nuno Veras, Patricia Claudino, Rita Dias, Rolando Galhardas, Sofia Ângelo, Sofia Nunes, Ophelia e Tiago Mendes.

O videoclipe recém lançado foi realizado e editado por Francisca Marvão, com direção de fotografia de David Wolf, direção de produção de Diana Martins e produção de Uma Ova Associação. Conta com a performance de Marcio Pereira.

“Só Gente” pode ser ouvida em todas as plataformas digitais.

SOBRE MARA

Mara é cantora e compositora portuguesa. Cresceu num contexto em que o cante e o fado faziam parte do quotidiano, mas cedo sentiu que a sua voz precisava de atravessar fronteiras, afirmando-se numa linguagem musical contemporânea que combina tradição, autoria e interpretação.

A sua voz é profunda, expressiva e versátil, capaz de habitar tanto a delicadeza como a intensidade.
Ao longo do seu percurso, colaborou com artistas de diferentes geografias e linguagens, como Chico César, Kepa Junkera, A Garota Não, Selma Uamusse, Uxía, Luís Varatojo, entre outros, e participado em projetos de criação para cinema, teatro e dança.

Paralelamente, mantém um trabalho continuado com comunidades do Alentejo, dirigindo coros e dinamizando oficinas de voz que promovem a participação cultural e a criação coletiva, reforçando a dimensão social e comunitária da música.

Nos últimos anos, tem assumido a direção musical e artística do projeto Vozes de Abril.

Participou em festivais e circuitos profissionais em Portugal e no estrangeiro, passando por contextos tão diversos como o Bons Sons, EXIB Música, Atlantic Music Expo, WOMAD Cáceres, Mercat de Música Viva de Vic, entre outros, levando a sua música a Portugal, Espanha, França, Itália e Cabo Verde.

ANA LUA CAIANO ANUNCIA MAIS CONCERTOS NA DIGRESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE NOVO DISCO






















Devagar Que A Vida É Curta, é o nome do próximo álbum de Ana Lua Caiano, que sairá nas plataformas digitais e no seu formato físico (em CD e vinil) a 6 de novembro de 2026. Deste novo trabalho da artista ficámos recentemente a conhecer o single “Uma Vida A Menos”, que tem sido alvo de destaque tanto nos media nacionais como internacionais, tendo já passagens em rádios espanholas, francesas e britânicas.

Devagar Que A Vida É Curta subirá a palco logo a partir da sua data de lançamento, já que nesse dia Ana Lua Caiano apresenta-se ao vivo no GNRation em Braga. Ao longo do mês de estreia do novo disco a artista passará por clubes e auditórios em cidades como Ovar (Auditório), Coimbra (Salão Brazil), Viseu (Carmo 81), Tavira (Casa Povo Santo Estevão) e Torres Vedras (Bang Venue). Já em Lisboa e no Porto os concertos chegam só no início de 2027, respetivamente no Lux Frágil (21/01) e na Casa da Música (28/01).

Muitas mais datas, tanto em Portugal como em vários países Europeus, serão anunciadas ao longo dos próximos meses.

Esta digressão, Devagar Que A Vida É Curta, contará com novo alinhamento e uma nova mise en scene que contará com renovadas abordagens cénicas, de luz e de arranjos. Entre drum machines, gravações de campo e sons do quotidiano, o novo concerto torna-se um espaço de tensão e descoberta, onde a música se abre a temas sociais urgentes e a uma abordagem simultaneamente progressiva e transgressora. A nova música de Ana Lua Caiano é simultaneamente ancestral e futurista, íntima e política, inquietante e viva.

Os bilhetes para a digressão estão desde já disponíveis aqui. Para Lisboa aqui e para o Porto aqui.

Sobre “Uma Vida A Menos”:

O primeiro single do segundo longa-duração de Ana Lua Caiano, “Uma Vida A Menos” descreve o modo como a vida das pessoas está centrada à volta do trabalho, deixando pouco tempo para o descanso e o lazer. Devido à organização dos dias em torno do ofício, as pessoas acabam completamente exaustas e “enterradas” nele: “Há mais homens enterrados no trabalho do que em covas”, canta a artista em parte da música.

Dias e dias - num ciclo que parece quase perpétuo -, as pessoas vivem agrilhoadas e a ansiar pelos “fins-de- semana, folgas, férias e feriados.” “Uma Vida A Menos” assume-se como uma chamada de atenção e canta a ânsia pela valorização do tempo livre e a melhoria dos direitos laborais.

O videoclipe, que nasce criativamente da parceria com Joana Caiano, começa num ambiente de trabalho aparentemente típico – num escritório – , porém, o chão do espaço está completamente coberto de terra, representando a ideia de que as pessoas estão soterradas em trabalho. Ao longo do vídeo a ideia de “trabalho” vai sendo desconstruída e torna-se cada vez mais surreal e absurda: imprimem-se alfaces, retiram-se teclas com pinças, digitalizam-se troncos de árvores.

“Uma Vida A Menos” já está disponível em todas as plataformas digitais e o videoclipe que o acompanha encontra-se no YouTube oficial da artista.

MIMO FROES EDITA TEMA NOVO INÉDITO





















“Verde-Azul” constitui o título da canção que Mimi Froes presenteou os seguidores do seu trabalho através da plataforma Patreon. Com um novo álbum de originais planeado para o segundo semestre de 2026, a compositora e intérprete abre desta forma uma nova possibilidade de comunicação com o seu público.

“Escolhi comunicar com a minha comunidade, torná-los parte deste disco trazendo o Verde-Azul à sua propriedade e renovando o lugar onde a história será contada e onde lhes abro a minha cabeça criativa. E os ouvintes tornam-se mais parceiros do que nunca pois, cada vitória minha, é deles também.”, considera a artista.

“Não dá mais para surfar no algoritmo, especialmente, quando os fãs são afastados do conteúdo dos artistas de quem gostam. A desvalorização da arte pela sua montra acessível fez perder talvez algum sentido de propriedade ao ouvir uma canção, passando-a a secundária sem o gesto verdadeiro de escutar. Os artistas querem responder a esta fase digital estranha e talvez este possa ser um dos caminhos.”, aponta Mimi Froes numa declaração sobre o formato de apresentação do tema inédito.

A nova música antecipa o próximo álbum de Mimi Froes que tem edição prevista ainda em 2026. Até lá, artista partilha com a sua comunidade no Patreon o primeiro avanço com o tema “Verde-Azul”. O tema encontra-se disponível em exclusivo na plataforma através da subscrição da página da artista. Mimi Froes pretende aproximar-se da comunidade de pessoas interessadas no seu trabalho artístico e pretende retribuir com conteúdos exclusivos.

Além da nova música, a artista portuguesa tem também anunciado dois espectáculos para 2027: o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa) no dia 4 de março e na semana seguinte (dia 10 de março) é a vez da Sala Suggia da Casa da Música (Porto).

Foi com o tema “Não Faz Mal Não Estar Bem” que Mimi Froes chamou a atenção do público. A música consta do EP “Vamos Conversar” (2020). No ano seguinte (2021), a compositora apresentou o álbum “E a cantar” em que constava o tema nomeado para Globo de Ouro: “Declarações de Meia Noite”. Para 2026 está então previsto um novo trabalho de originais e estão já lançadas datas de apresentações em Lisboa e Porto, que ocorrem no próximo ano (2027).

segunda-feira, 22 de junho de 2026

PROGRAMA DE 22/06/26

1 - Mirror People - I feel 4 U (ft Kyle Quest)
2 - Humberto - Fola
3 - João Afonso - Tempo de poesia (com Sofia David)
4 - Mariana Pinheiro - O dom de estar errada
5 - Inês Santos - Romaria
6 - Sarah Negra - Legalizem o amor
7 - Duques do Precariado - Simpatia
8 - Ezequiel - Portugalidade
9 - André Henriques - As melhores canções de amor
10 -  Löbo - Violência cansada
11 - Kumpania Algazarra - Tudo ao contrário
12 - Alex Liberalli - Tudo k kiser

ROBALO APRESENTA

 



















Lota 23 - Domingo, 28 de Junho
Penhasco Arte Cooperativa

Este Domingo, estamos de volta à Penhasco!

17h-2Oh

•Gonçalo Neto/ Bernardo Tinoco/ João Sousa
•Rdorigo Pinheiro/ Hernâni Faustino/ João Pereira
•João Carreiro e Gonçalo Marques

Entrada 10 euros
17h-2Oh Penhasco Arte Cooperativa Rua Neves Ferreira, 10, Lisboa

Design: Maria Bouza

KUMPANIA ALGAZARRA ESTREIAM-SE NA TURQUIA

 













A banda de Sintra lançou o seu novo álbum em maio de 2026 e lança agora o seu terceiro single, o tema que deu nome ao disco “Tudo ao Contrário”. Vivemos uma época em que os valores, as prioridades e a importância que damos às coisas alteraram-se rapidamente, criando a sensação que está tudo ao contrário. Este tema convida à reflexão, sem perder a energia positiva que caracteriza os Kumpania Algazarra. O novo tema é um convite para olharmos para o mundo com espírito crítico, mas também para nos encontrarmos na música, na dança e na partilha. Mesmo quando tudo parece virado ao contrário, a celebração coletiva continua a ser uma das melhores formas de nos ligarmos uns aos outros.

Ao mesmo tempo, os Kumpania Algazarra preparam-se para dar início a um projecto especial, que conta com o apoio da SPA, e que une a energia da banda ao universo das filarmónicas, promovendo o encontro entre músicos, gerações e comunidades locais. Este espetáculo convida filarmónicas a partilharem palco e músicas com os Kumpania Algazarra, criando uma experiência única onde a tradição das bandas filarmónica se cruza com a sonoridade multicultural da banda.

Dia 21 de Novembro a banda subirá ao palco da União Mucifalense, acompanhada da banda filarmónica do Mucifal, e teremos novas datas a anunciar em breve.

Para além disso, os Kumpania Algazarra continuam a levar a sua música a palcos nacionais e internacionais e já em Julho estreiam-se com duas datas na Turquia. A banda de Sintra foi convidada para integrar o cartaz do prestigiado Istambul Jazz Festival e vai apresentar-se no festival com concertos nos dias 4 e 5 de Julho de 2026. O Festival Istambul Jazz Fest apresenta uma seleção de concertos de jazz, com a participação de artistas de todo o mundo e já recebeu nomes como Eric Clapton, Bjork, Paco de Lucia, Lou Reed, Miles Davis, Patti Smith, entre outros.

Nos próximos meses a banda vai também passar por várias cidades do país e vai regressar a Espanha com concertos em Plasensia, Salvaterra do Minho e outras a anunciar em breve. 

Tour:

26 de Junho | Soajo Outdoor Fest | Soajo 
4 Julho | Istambul Jazz Festival | Istambul (Turquia) 
5 Julho | Istambul Jazz Festival | Istambul (Turquia) 
11 Julho | Festival de Julho | São Jorge (Açores) 
18 Julho | Festival D’Onor | Rio de Onor 
19 Julho | A anunciar 
25 Julho | Noites de Verão | Alhandra 
2 Agosto | A anunciar 
9 Agosto | A anunciar 
22 Agosto | Festival Folk Plasencia | Plasencia (Extremadura) 
5 Setembro | Festival de Poesia do Condado | Salvaterra do Minho (Galiza) 
30 Outubro | A anunciar (Galiza) 
21 Novembro | União Mucifalense | Mucifal 

https://www.instagram.com/kumpaniaalgazarra/
 
https://www.facebook.com/kumpanialgazarra/

RAQUEL TAVARES NO CENTRO DE ARTES EM ÁGUEDA














sáb 27 jun, 21h30
Auditório | M/6 | 10€ e 12€

A cantar desde os 7 anos, Raquel lançou o seu álbum de estreia homónimo em 2006, que lhe valeu o Prémio Amália Rodrigues para “Revelação Feminina”. Dois anos mais tarde, edita Bairro (2008), um trabalho muito aclamado pela crítica e pelo público. Em 2016 apresenta Raquel – do qual faz parte o sucesso “Meu Amor de Longe” (que conta com mais de 14 milhões de visualizações no YouTube) – e, logo no ano seguinte, lança Roberto Carlos por Raquel Tavares, que atingiu em poucos meses o galardão de platina e lhe deu um Globo de Ouro de “Melhor Intérprete” em 2017.

Em 2023, a saudade dos palcos falou mais alto e aceitou o desafio do prestigiado Festival Internacional de Fado – onde já havia estado em edições anteriores ao lado de nomes como Carlos do Carmo, Camané, entre outros – atuando em Madrid, Barcelona e Sevilha. No ano passado voltou ao ritmo de concertos e, para além de Portugal, Raquel Tavares esteve em tour pela América Latina.

LÖBO LANÇAM NOVO TEMA





















Os LÖBO lançaram dia 19 de Junho de 2026 Violência Cansada, uma composição instrumental de 11 minutos e 39 segundos que assinala o novo capítulo da série Matéria Negra.

Depois de explorar a descoberta, a expansão e o fascínio pelo desconhecido nos volumes anteriores, a banda mergulha agora num território mais sombrio e introspectivo. Inspirado por temas como o conflito humano, o existencialismo e a desilusão, Violência Cansada retrata o desgaste provocado pela procura incessante de significado, num percurso onde a promessa da exploração dá lugar ao cansaço, ao desencanto e ao afastamento progressivo de tudo o que antes parecia essencial.

Musicalmente, o tema aprofunda a identidade sonora dos LÖBO, cruzando a intensidade do pós-metal com paisagens eletrónicas envolventes e uma forte dimensão cinematográfica. Entre sintetizadores atmosféricos, guitarras densas, linhas de baixo Moog pulsantes e uma secção rítmica hipnótica, a banda constrói uma narrativa instrumental marcada pela tensão, pela imensidão e pela inevitabilidade do colapso emocional.

https://distrokid.com/hyperfollow/lbo5/violncia-cansada
https://lobodoom.bandcamp.com/track/viol-ncia-cansada

ORQUESTRA DE JAZZ DE LEIRIA JUNTA-SE A PAULA OLIVEIRA EM CONCERTO

 



















A Orquestra Jazz de Leiria (OJL) promove a 11.ª edição do festival OJL Jazz Sessions, reafirmando o seu compromisso com a divulgação do jazz na região de Leiria e com a formação de novos públicos através de uma programação diversificada que inclui concertos, ações pedagógicas, workshops e jam sessions.

Mantendo a aposta nos concertos ao ar livre, esta edição decorrerá na emblemática Praça Rodrigues Lobo, permitindo o acesso gratuito do público a um dos mais relevantes eventos dedicados ao jazz na região. O festival integra uma Ação Didática dirigida a alunos a partir do 2.º ciclo, um Workshop de Big Band, Jam Sessions e vários concertos, proporcionando experiências de aprendizagem, partilha e fruição musical para diferentes públicos.

Orquestra Jazz de Leiria convida Paula Oliveira no dia 12 de julho, às 18:00, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

O concerto principal desta edição reúne a Orquestra Jazz de Leiria e a reconhecida cantora Paula Oliveira, uma das mais destacadas vozes do jazz português. O espetáculo percorrerá os grandes standards do jazz, temas originais e versões de repertório contemporâneo, num encontro artístico que promete momentos de grande qualidade musical.

Recordamos que a Orquestra Jazz de Leiria lançou recentemente o segundo trabalho discográfico, “Bridges”, reunindo músicos nacionais e internacionais como Paulo de Carvalho, Kurt Elling, Tatanka, Samuel Úria, Jon Faddis, Kiko Pereira e Maria Schneider.

Para além do muito aguardado concerto da Orquestra Jazz de Leiria com Paula Oliveira, a Praça Rodrigues Lobo recebe ainda o Quinteto de Ricardo Pinto/Nuno Costa, no dia 10 de julho, às 21:30 e o projeto AXES “Hexagon”, no dia 11 de julho, às 21:30.

CRAVO LANÇA "MOSCA"

 



















Com “Mosca”, cravo chega ao seu 13.º lançamento em menos de um ano, depois de “Bem-vindos”, “À Margem”, “Salta Desse Barco”, “Castigo”, “Chuva”, “No Fundo”, “De Lado”, “Direito” , “Lição” , “Fá Sustenido” , “O Mar Que Eu Fiz” e "Valsa do Cepo Torto" . 

Enquanto continua a trabalhar num álbum de inéditos, cuja conclusão sofreu alguns atrasos devido a problemas de voz e ouvidos nos últimos meses, o projeto mantém o compromisso de lançar mensalmente novas canções acompanhadas pelas respectivas animações e ilustrações.

O single estará disponível em todas as plataformas digitais a 26 de junho de 2026.

> LINKS E FICHA TÉCNICA

Ficha técnica
Projeto: cravo
Single: Mosca
Data de lançamento: 26 de junho de 2026
Duração: 2:08
Composição, interpretação, gravação, mistura, masterização, ilustração e animação: cravo