terça-feira, 23 de junho de 2026

O MAU OLHADO EM ÁGUEDA














Concertos de Bolso

O MAU OLHADO
Os Cães Ladram
qui 25 jun, 21h
Centro de Artes de Águeda

Café Concerto | M/6 | 3€

O Mau Olhado é originalmente uma one man band instrumental nascida das ruas do Porto. João Cardoso traz este projeto à vida com recurso a uma loopstation, diversas percussões, e a guitarra como instrumento central.

O Mau Olhado estabelece pontes entre o musicalmente erudito e o popular, entre a música ocidental e a música oriental, entre o passado e o futuro. Ao ouvinte é-lhe proposta uma viagem musical pelo mundo marcada pela espontaneidade e dinâmica, com uma forte componente de improviso e sempre com um groove que convida o ouvinte a dançar por entre as diferentes paisagens sonoras que são percorridas nesta viagem.

Ficha Artística:

Guitarra e Loopstation
João Cardoso

YOUTH YARD COM DISCO NOVO

 



















Há bandas que entram em estúdio para gravar um disco. E há bandas que entram em estúdio para contar uma história. Os Youth Yard, vindos de Viana do Castelo, escolheram claramente a segunda via — e o resultado chama-se “Room Temperature Drama”, um álbum de 9 faixas que funciona como uma descida lenta e controlada entre estados de espírito, atmosferas e pequenas implosões emocionais.

No início, tudo parece quase suspenso na leveza. Há luz, há espaço, há respiração. As primeiras canções vivem nesse território onde a música ainda acredita que o mundo pode ser simples. Mas não dura. Porque este disco não está interessado em ficar confortável.

À medida que avançamos, algo muda de temperatura — sem pressa, sem aviso, quase sorrateiro. O detalhe começa a pesar mais do que o gesto, as melodias ganham outra densidade e a narrativa sonora vai abrindo fissuras. No final, já não estamos no mesmo lugar. A luz ficou para trás e o que resta é uma espécie de realidade mais crua, mais íntima, onde a sombra não entra de rompante… instala-se.

É aqui que “Room Temperature Drama” mostra a sua verdadeira força: na forma como constrói tensão sem dramatismo fácil, como troca o impacto imediato por um crescendo emocional contínuo.

Este novo trabalho chega num momento particularmente significativo para os Youth Yard, que têm vindo a afirmar-se de forma consistente no circuito ao vivo. A banda tem marcado presença em palcos de referência em Portugal, consolidando uma reputação construída em palco — esse território onde a sua identidade ganha corpo — e tem vindo também a reforçar uma circulação regular em Espanha, onde o projeto começa a ganhar eco e curiosidade crescente.

Essa circulação ibérica não é detalhe: é sintoma. Os Youth Yard estão a expandir território, mas sem perder o centro de gravidade que os define — uma abordagem emocionalmente honesta, direta, mas com camadas suficientes para resistir a várias escutas.

“Room Temperature Drama” não é apenas um conjunto de canções. É uma progressão. Um mapa emocional desenhado em 9 etapas. E, como qualquer bom mapa, não aponta apenas destinos — obriga-nos a perceber o caminho.
 

NOVO SINGLE DE DAVID FONSECA


 

















David Fonseca
Amor Sem Pressa

“Escrever canções é um exercício de observação constante. Os olhos postos nos pequenos e grandes pormenores do mundo, a dar passos para trás e para a frente de forma a ver outras perspectivas. Ou então a olhar para dentro do poço que cada um encerra em si, a fazer descer o balde na esperança de trazer à tona algo mágico. ‘Amor Sem Pressa’ nasce da mistura de vários quadros vivos: por um lado, a correria de um mundo moderno que nos exige um sucesso concreto e idealizado na vida emocional, um desígnio que temos de cumprir sem sabermos bem porquê; por outro, a minha experiência pessoal como pai recente, a reorganizar prioridades e vivências. A canção é um convite a desacelerar, a retirar o peso que o tempo quer exercer sobre nós num mundo rápido demais, a deixarmo-nos ir sem calcular constantemente o destino.”

David Fonseca

David Fonseca lança hoje "Amor Sem Pressa", segundo single de avanço do seu novo álbum de originais em português. É uma canção sobre o amor e o tempo que nasce do confronto entre a pressão do mundo exterior e a descoberta de uma nova ordem emocional, a de que o amor pode chegar sem urgência, sem cálculo e sem destino previamente desenhado.

Inspirado também pela experiência recente da paternidade, David Fonseca transforma essa reorganização de prioridades numa reflexão mais ampla e universal. “Amor Sem Pressa” não fala apenas de um amor concreto, mas da possibilidade de viver qualquer forma de amor com mais presença, mais entrega e menos medo de não chegar a tempo.

“Amor Sem Pressa” sucede a “Nada a Perder”, primeiro single do décimo álbum de originais em nome próprio de David Fonseca, previsto para 2026. Este novo disco marca um momento particularmente significativo na sua carreira, ao assumir-se como um trabalho inteiramente cantado em português e ao abrir uma nova fase autoral depois da celebração dos seus 25 anos de percurso a solo.

Estas novidades surgem após um ano histórico para David Fonseca, que celebrou 25 anos de carreira a solo com uma digressão que percorreu o país de norte a sul. Ao longo de mais de duas décadas e meia, editou 14 álbuns de estúdio e inúmeros singles que se tornaram referência, como “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “Deixa Ser” ou “Someone That Cannot Love”, mantendo uma presença sólida, consistente e profundamente ligada ao público.

O novo álbum será apresentado ao vivo em 2026, em dois concertos especiais, no dia 21 de novembro, na Super Bock Arena, no Porto, e no dia 28 de novembro, no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa.

MARA COM NOVO CLIP



Foi na passada sexta-feira que Mara apresentou o videoclipe do seu mais recente tema, “Só Gente”, no Café Central, em Lisboa. A artista juntou-se a uma sala cheia para apresentar o vídeo mas também canções ao vivo, incluindo inéditos, que emocionaram o público que não deixava nem uma cadeira livre.

Este evento levantou mais um bocadinho do véu do álbum que Mara irá editar no final deste ano, do qual já conhecemos também o tema “Emergir”.

“Só Gente” tem letra e música de A Garota Não e arranjos e produção de Sérgio Miendes e Mara. Conta com Mara na voz, Sérgio Miendes na guitarra, João Godinho no piano, Diogo Sousa na bateria e um coro composto por Aline Bernardo, Ana Beato, Ana Silvestre, Colectivo dos Remédios, Nuno Veras, Patricia Claudino, Rita Dias, Rolando Galhardas, Sofia Ângelo, Sofia Nunes, Ophelia e Tiago Mendes.

O videoclipe recém lançado foi realizado e editado por Francisca Marvão, com direção de fotografia de David Wolf, direção de produção de Diana Martins e produção de Uma Ova Associação. Conta com a performance de Marcio Pereira.

“Só Gente” pode ser ouvida em todas as plataformas digitais.

SOBRE MARA

Mara é cantora e compositora portuguesa. Cresceu num contexto em que o cante e o fado faziam parte do quotidiano, mas cedo sentiu que a sua voz precisava de atravessar fronteiras, afirmando-se numa linguagem musical contemporânea que combina tradição, autoria e interpretação.

A sua voz é profunda, expressiva e versátil, capaz de habitar tanto a delicadeza como a intensidade.
Ao longo do seu percurso, colaborou com artistas de diferentes geografias e linguagens, como Chico César, Kepa Junkera, A Garota Não, Selma Uamusse, Uxía, Luís Varatojo, entre outros, e participado em projetos de criação para cinema, teatro e dança.

Paralelamente, mantém um trabalho continuado com comunidades do Alentejo, dirigindo coros e dinamizando oficinas de voz que promovem a participação cultural e a criação coletiva, reforçando a dimensão social e comunitária da música.

Nos últimos anos, tem assumido a direção musical e artística do projeto Vozes de Abril.

Participou em festivais e circuitos profissionais em Portugal e no estrangeiro, passando por contextos tão diversos como o Bons Sons, EXIB Música, Atlantic Music Expo, WOMAD Cáceres, Mercat de Música Viva de Vic, entre outros, levando a sua música a Portugal, Espanha, França, Itália e Cabo Verde.

ANA LUA CAIANO ANUNCIA MAIS CONCERTOS NA DIGRESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE NOVO DISCO






















Devagar Que A Vida É Curta, é o nome do próximo álbum de Ana Lua Caiano, que sairá nas plataformas digitais e no seu formato físico (em CD e vinil) a 6 de novembro de 2026. Deste novo trabalho da artista ficámos recentemente a conhecer o single “Uma Vida A Menos”, que tem sido alvo de destaque tanto nos media nacionais como internacionais, tendo já passagens em rádios espanholas, francesas e britânicas.

Devagar Que A Vida É Curta subirá a palco logo a partir da sua data de lançamento, já que nesse dia Ana Lua Caiano apresenta-se ao vivo no GNRation em Braga. Ao longo do mês de estreia do novo disco a artista passará por clubes e auditórios em cidades como Ovar (Auditório), Coimbra (Salão Brazil), Viseu (Carmo 81), Tavira (Casa Povo Santo Estevão) e Torres Vedras (Bang Venue). Já em Lisboa e no Porto os concertos chegam só no início de 2027, respetivamente no Lux Frágil (21/01) e na Casa da Música (28/01).

Muitas mais datas, tanto em Portugal como em vários países Europeus, serão anunciadas ao longo dos próximos meses.

Esta digressão, Devagar Que A Vida É Curta, contará com novo alinhamento e uma nova mise en scene que contará com renovadas abordagens cénicas, de luz e de arranjos. Entre drum machines, gravações de campo e sons do quotidiano, o novo concerto torna-se um espaço de tensão e descoberta, onde a música se abre a temas sociais urgentes e a uma abordagem simultaneamente progressiva e transgressora. A nova música de Ana Lua Caiano é simultaneamente ancestral e futurista, íntima e política, inquietante e viva.

Os bilhetes para a digressão estão desde já disponíveis aqui. Para Lisboa aqui e para o Porto aqui.

Sobre “Uma Vida A Menos”:

O primeiro single do segundo longa-duração de Ana Lua Caiano, “Uma Vida A Menos” descreve o modo como a vida das pessoas está centrada à volta do trabalho, deixando pouco tempo para o descanso e o lazer. Devido à organização dos dias em torno do ofício, as pessoas acabam completamente exaustas e “enterradas” nele: “Há mais homens enterrados no trabalho do que em covas”, canta a artista em parte da música.

Dias e dias - num ciclo que parece quase perpétuo -, as pessoas vivem agrilhoadas e a ansiar pelos “fins-de- semana, folgas, férias e feriados.” “Uma Vida A Menos” assume-se como uma chamada de atenção e canta a ânsia pela valorização do tempo livre e a melhoria dos direitos laborais.

O videoclipe, que nasce criativamente da parceria com Joana Caiano, começa num ambiente de trabalho aparentemente típico – num escritório – , porém, o chão do espaço está completamente coberto de terra, representando a ideia de que as pessoas estão soterradas em trabalho. Ao longo do vídeo a ideia de “trabalho” vai sendo desconstruída e torna-se cada vez mais surreal e absurda: imprimem-se alfaces, retiram-se teclas com pinças, digitalizam-se troncos de árvores.

“Uma Vida A Menos” já está disponível em todas as plataformas digitais e o videoclipe que o acompanha encontra-se no YouTube oficial da artista.

MIMO FROES EDITA TEMA NOVO INÉDITO





















“Verde-Azul” constitui o título da canção que Mimi Froes presenteou os seguidores do seu trabalho através da plataforma Patreon. Com um novo álbum de originais planeado para o segundo semestre de 2026, a compositora e intérprete abre desta forma uma nova possibilidade de comunicação com o seu público.

“Escolhi comunicar com a minha comunidade, torná-los parte deste disco trazendo o Verde-Azul à sua propriedade e renovando o lugar onde a história será contada e onde lhes abro a minha cabeça criativa. E os ouvintes tornam-se mais parceiros do que nunca pois, cada vitória minha, é deles também.”, considera a artista.

“Não dá mais para surfar no algoritmo, especialmente, quando os fãs são afastados do conteúdo dos artistas de quem gostam. A desvalorização da arte pela sua montra acessível fez perder talvez algum sentido de propriedade ao ouvir uma canção, passando-a a secundária sem o gesto verdadeiro de escutar. Os artistas querem responder a esta fase digital estranha e talvez este possa ser um dos caminhos.”, aponta Mimi Froes numa declaração sobre o formato de apresentação do tema inédito.

A nova música antecipa o próximo álbum de Mimi Froes que tem edição prevista ainda em 2026. Até lá, artista partilha com a sua comunidade no Patreon o primeiro avanço com o tema “Verde-Azul”. O tema encontra-se disponível em exclusivo na plataforma através da subscrição da página da artista. Mimi Froes pretende aproximar-se da comunidade de pessoas interessadas no seu trabalho artístico e pretende retribuir com conteúdos exclusivos.

Além da nova música, a artista portuguesa tem também anunciado dois espectáculos para 2027: o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa) no dia 4 de março e na semana seguinte (dia 10 de março) é a vez da Sala Suggia da Casa da Música (Porto).

Foi com o tema “Não Faz Mal Não Estar Bem” que Mimi Froes chamou a atenção do público. A música consta do EP “Vamos Conversar” (2020). No ano seguinte (2021), a compositora apresentou o álbum “E a cantar” em que constava o tema nomeado para Globo de Ouro: “Declarações de Meia Noite”. Para 2026 está então previsto um novo trabalho de originais e estão já lançadas datas de apresentações em Lisboa e Porto, que ocorrem no próximo ano (2027).

segunda-feira, 22 de junho de 2026

PROGRAMA DE 22/06/26

1 - Mirror People - I feel 4 U (ft Kyle Quest)
2 - Humberto - Fola
3 - João Afonso - Tempo de poesia (com Sofia David)
4 - Mariana Pinheiro - O dom de estar errada
5 - Inês Santos - Romaria
6 - Sarah Negra - Legalizem o amor
7 - Duques do Precariado - Simpatia
8 - Ezequiel - Portugalidade
9 - André Henriques - As melhores canções de amor
10 -  Löbo - Violência cansada
11 - Kumpania Algazarra - Tudo ao contrário
12 - Alex Liberalli - Tudo k kiser

ROBALO APRESENTA

 



















Lota 23 - Domingo, 28 de Junho
Penhasco Arte Cooperativa

Este Domingo, estamos de volta à Penhasco!

17h-2Oh

•Gonçalo Neto/ Bernardo Tinoco/ João Sousa
•Rdorigo Pinheiro/ Hernâni Faustino/ João Pereira
•João Carreiro e Gonçalo Marques

Entrada 10 euros
17h-2Oh Penhasco Arte Cooperativa Rua Neves Ferreira, 10, Lisboa

Design: Maria Bouza

KUMPANIA ALGAZARRA ESTREIAM-SE NA TURQUIA

 













A banda de Sintra lançou o seu novo álbum em maio de 2026 e lança agora o seu terceiro single, o tema que deu nome ao disco “Tudo ao Contrário”. Vivemos uma época em que os valores, as prioridades e a importância que damos às coisas alteraram-se rapidamente, criando a sensação que está tudo ao contrário. Este tema convida à reflexão, sem perder a energia positiva que caracteriza os Kumpania Algazarra. O novo tema é um convite para olharmos para o mundo com espírito crítico, mas também para nos encontrarmos na música, na dança e na partilha. Mesmo quando tudo parece virado ao contrário, a celebração coletiva continua a ser uma das melhores formas de nos ligarmos uns aos outros.

Ao mesmo tempo, os Kumpania Algazarra preparam-se para dar início a um projecto especial, que conta com o apoio da SPA, e que une a energia da banda ao universo das filarmónicas, promovendo o encontro entre músicos, gerações e comunidades locais. Este espetáculo convida filarmónicas a partilharem palco e músicas com os Kumpania Algazarra, criando uma experiência única onde a tradição das bandas filarmónica se cruza com a sonoridade multicultural da banda.

Dia 21 de Novembro a banda subirá ao palco da União Mucifalense, acompanhada da banda filarmónica do Mucifal, e teremos novas datas a anunciar em breve.

Para além disso, os Kumpania Algazarra continuam a levar a sua música a palcos nacionais e internacionais e já em Julho estreiam-se com duas datas na Turquia. A banda de Sintra foi convidada para integrar o cartaz do prestigiado Istambul Jazz Festival e vai apresentar-se no festival com concertos nos dias 4 e 5 de Julho de 2026. O Festival Istambul Jazz Fest apresenta uma seleção de concertos de jazz, com a participação de artistas de todo o mundo e já recebeu nomes como Eric Clapton, Bjork, Paco de Lucia, Lou Reed, Miles Davis, Patti Smith, entre outros.

Nos próximos meses a banda vai também passar por várias cidades do país e vai regressar a Espanha com concertos em Plasensia, Salvaterra do Minho e outras a anunciar em breve. 

Tour:

26 de Junho | Soajo Outdoor Fest | Soajo 
4 Julho | Istambul Jazz Festival | Istambul (Turquia) 
5 Julho | Istambul Jazz Festival | Istambul (Turquia) 
11 Julho | Festival de Julho | São Jorge (Açores) 
18 Julho | Festival D’Onor | Rio de Onor 
19 Julho | A anunciar 
25 Julho | Noites de Verão | Alhandra 
2 Agosto | A anunciar 
9 Agosto | A anunciar 
22 Agosto | Festival Folk Plasencia | Plasencia (Extremadura) 
5 Setembro | Festival de Poesia do Condado | Salvaterra do Minho (Galiza) 
30 Outubro | A anunciar (Galiza) 
21 Novembro | União Mucifalense | Mucifal 

https://www.instagram.com/kumpaniaalgazarra/
 
https://www.facebook.com/kumpanialgazarra/

RAQUEL TAVARES NO CENTRO DE ARTES EM ÁGUEDA














sáb 27 jun, 21h30
Auditório | M/6 | 10€ e 12€

A cantar desde os 7 anos, Raquel lançou o seu álbum de estreia homónimo em 2006, que lhe valeu o Prémio Amália Rodrigues para “Revelação Feminina”. Dois anos mais tarde, edita Bairro (2008), um trabalho muito aclamado pela crítica e pelo público. Em 2016 apresenta Raquel – do qual faz parte o sucesso “Meu Amor de Longe” (que conta com mais de 14 milhões de visualizações no YouTube) – e, logo no ano seguinte, lança Roberto Carlos por Raquel Tavares, que atingiu em poucos meses o galardão de platina e lhe deu um Globo de Ouro de “Melhor Intérprete” em 2017.

Em 2023, a saudade dos palcos falou mais alto e aceitou o desafio do prestigiado Festival Internacional de Fado – onde já havia estado em edições anteriores ao lado de nomes como Carlos do Carmo, Camané, entre outros – atuando em Madrid, Barcelona e Sevilha. No ano passado voltou ao ritmo de concertos e, para além de Portugal, Raquel Tavares esteve em tour pela América Latina.

LÖBO LANÇAM NOVO TEMA





















Os LÖBO lançaram dia 19 de Junho de 2026 Violência Cansada, uma composição instrumental de 11 minutos e 39 segundos que assinala o novo capítulo da série Matéria Negra.

Depois de explorar a descoberta, a expansão e o fascínio pelo desconhecido nos volumes anteriores, a banda mergulha agora num território mais sombrio e introspectivo. Inspirado por temas como o conflito humano, o existencialismo e a desilusão, Violência Cansada retrata o desgaste provocado pela procura incessante de significado, num percurso onde a promessa da exploração dá lugar ao cansaço, ao desencanto e ao afastamento progressivo de tudo o que antes parecia essencial.

Musicalmente, o tema aprofunda a identidade sonora dos LÖBO, cruzando a intensidade do pós-metal com paisagens eletrónicas envolventes e uma forte dimensão cinematográfica. Entre sintetizadores atmosféricos, guitarras densas, linhas de baixo Moog pulsantes e uma secção rítmica hipnótica, a banda constrói uma narrativa instrumental marcada pela tensão, pela imensidão e pela inevitabilidade do colapso emocional.

https://distrokid.com/hyperfollow/lbo5/violncia-cansada
https://lobodoom.bandcamp.com/track/viol-ncia-cansada

ORQUESTRA DE JAZZ DE LEIRIA JUNTA-SE A PAULA OLIVEIRA EM CONCERTO

 



















A Orquestra Jazz de Leiria (OJL) promove a 11.ª edição do festival OJL Jazz Sessions, reafirmando o seu compromisso com a divulgação do jazz na região de Leiria e com a formação de novos públicos através de uma programação diversificada que inclui concertos, ações pedagógicas, workshops e jam sessions.

Mantendo a aposta nos concertos ao ar livre, esta edição decorrerá na emblemática Praça Rodrigues Lobo, permitindo o acesso gratuito do público a um dos mais relevantes eventos dedicados ao jazz na região. O festival integra uma Ação Didática dirigida a alunos a partir do 2.º ciclo, um Workshop de Big Band, Jam Sessions e vários concertos, proporcionando experiências de aprendizagem, partilha e fruição musical para diferentes públicos.

Orquestra Jazz de Leiria convida Paula Oliveira no dia 12 de julho, às 18:00, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

O concerto principal desta edição reúne a Orquestra Jazz de Leiria e a reconhecida cantora Paula Oliveira, uma das mais destacadas vozes do jazz português. O espetáculo percorrerá os grandes standards do jazz, temas originais e versões de repertório contemporâneo, num encontro artístico que promete momentos de grande qualidade musical.

Recordamos que a Orquestra Jazz de Leiria lançou recentemente o segundo trabalho discográfico, “Bridges”, reunindo músicos nacionais e internacionais como Paulo de Carvalho, Kurt Elling, Tatanka, Samuel Úria, Jon Faddis, Kiko Pereira e Maria Schneider.

Para além do muito aguardado concerto da Orquestra Jazz de Leiria com Paula Oliveira, a Praça Rodrigues Lobo recebe ainda o Quinteto de Ricardo Pinto/Nuno Costa, no dia 10 de julho, às 21:30 e o projeto AXES “Hexagon”, no dia 11 de julho, às 21:30.

CRAVO LANÇA "MOSCA"

 



















Com “Mosca”, cravo chega ao seu 13.º lançamento em menos de um ano, depois de “Bem-vindos”, “À Margem”, “Salta Desse Barco”, “Castigo”, “Chuva”, “No Fundo”, “De Lado”, “Direito” , “Lição” , “Fá Sustenido” , “O Mar Que Eu Fiz” e "Valsa do Cepo Torto" . 

Enquanto continua a trabalhar num álbum de inéditos, cuja conclusão sofreu alguns atrasos devido a problemas de voz e ouvidos nos últimos meses, o projeto mantém o compromisso de lançar mensalmente novas canções acompanhadas pelas respectivas animações e ilustrações.

O single estará disponível em todas as plataformas digitais a 26 de junho de 2026.

> LINKS E FICHA TÉCNICA

Ficha técnica
Projeto: cravo
Single: Mosca
Data de lançamento: 26 de junho de 2026
Duração: 2:08
Composição, interpretação, gravação, mistura, masterização, ilustração e animação: cravo

O GAJO AO VIVO















PRÓXIMAS PARAGENS: 

3 Julho - ARTIMANHAS - Vila Pouca de Aguiar
4 Julho - PORTAS DO SOL - Covilhã
11 Julho - Cartaxo
25 Julho - LIVRINDIE - Arcos de Valdevez

RUI VELOSO JUNTA-SE A GNR E PEDRO ABRUNHOSA NO BABELL













Uma noite inédita com três das maiores referências da música portuense e portuguesa, que partilham pela primeira vez, na mesma noite, o palco.

Os detentores do livro-bilhete BABELL terão acesso a uma zona de maior proximidade com os artistas, mas toda a cidade está convidada a participar nesta grande celebração, na Avenida dos Aliados, a partir das 21h30 de 25 de junho.

Depois de semanas de expectativa, é revelado, finalmente, o nome do artista surpresa que se juntará aos GNR e a Pedro Abrunhosa num dos momentos mais aguardados da programação do BABELL. No próximo dia 25 de junho, sobe ao palco da Av. Dos Aliados uma das maiores referências da música portuense e portuguesa: Rui Veloso.

Cantor, compositor e guitarrista de incontornável importância, Rui Veloso é uma figura profundamente ligada ao Porto e à sua identidade cultural. Com uma carreira ímpar, construiu uma obra que atravessa gerações e ajudou a definir o panorama da música portuguesa contemporânea. Com temas que celebram a cidade, as suas histórias e o seu espírito, é também um dos artistas que melhor soube transformar o Porto em canção.

A presença de Rui Veloso completa um alinhamento de excelência, juntando em palco três dos maiores nomes da música nacional. Um encontro único de talentos, unidos por uma forte ligação à cidade invicta e por um legado artístico que marcou várias décadas da cultura musical portuguesa.

À semelhança de outros momentos da programação BABELL, os leitores que adquirirem um livro-bilhete através da rede de livrarias aderentes terão acesso a uma área reservada junto ao palco. Esta opção permite associar a descoberta de novos livros à participação em alguns dos momentos mais especiais da programação, reforçando a ligação entre literatura, pensamento e criação artística que está na génese do BABELL. 

O espetáculo promete ser um dos pontos altos da programação do BABELL. Mais do que um concerto, esta será uma celebração da música, da criatividade e da relação profunda entre o Porto e alguns dos artistas que melhor o souberam interpretar ao longo das últimas décadas. Ao mesmo tempo, será também um momento aberto à cidade, permitindo que milhares de pessoas acompanhem gratuitamente os concertos a partir da Avenida dos Aliados, num encontro raro entre música, literatura e espaço público.

A noite arranca às 21h30 com os GNR, dando depois lugar a Pedro Abrunhosa, às 22h15. O encerramento deste grande palco caberá a Rui Veloso, que irá atuar a partir das 23h00.

Acarinhados pela cidade onde se afirmaram, os GNR e Pedro Abrunhosa vão partilhar o palco em duas canções (uma dos GNR e outra de Abrunhosa), entre as respetivas atuações. Irão ainda apresentar um tema novo, composto especialmente para o BABELL, a partir de textos de grandes poetas portuenses. Tudo isto a juntar, naturalmente, aos clássicos incontornáveis dos respetivos reportórios. Idêntica interação acontecerá entre Abrunhosa e Rui Veloso, aquando da passagem de testemunho. Também Veloso apresentará um tema inédito, composto especialmente para o BABELL, 21 anos depois do último álbum de originais, A Espuma das Canções.

Promovido pela Fundação Livraria Lello, em coprodução com a Câmara Municipal do Porto, o BABELL reúne alguns dos mais relevantes escritores, pensadores e artistas contemporâneos nacionais e internacionais. Destacam-se Olga Tokarczuk, László Krasznahorkai, Margaret Atwood, Salman Rushdie, Julian Barnes, Conceição Evaristo, Javier Cercas e Héctor Abad Faciolince, além dos mais destacados escritores portugueses, como Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares ou Valter Hugo Mãe.

Inspirado na experiência da Livraria Lello, o BABELL apresenta um modelo de acesso inovador, em que a participação nas sessões é garantida através da compra de livros numa rede de cerca de 50 livrarias aderentes. Este modelo aplica-se igualmente aos grandes concertos da programação, permitindo aos detentores do livro-bilhete aceder a uma área reservada junto ao palco, numa extensão natural da experiência cultural proposta pelo BABELL. Em simultâneo, os espetáculos realizados na Avenida dos Aliados nos dias 25 e 26 de junho mantêm uma dimensão aberta à cidade, convidando o público em geral a participar gratuitamente nestes momentos de celebração coletiva.

São já milhares de livros colocados nas mãos do público para reserva de lugares nos diferentes momentos da programação, marcada por sessões literárias, concertos, exposições, poesia, performances, colóquios e programação infantil, afirmando o Porto como uma verdadeira Cidade-Livro.

Apoio e colaboração de parceiros

O BABELL é desenvolvido com o apoio e colaboração de um vasto conjunto de parceiros institucionais e estratégicos, cujo envolvimento é determinante para a concretização do projeto.

Entre estes, a Livraria Lello, a Câmara Municipal de Gaia, o Intercontinental Hotel Porto - Palácio das Cardosas, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Nasamotor, o Turismo de Portugal, o Turismo Porto e Norte de Portugal e o Wine & Books Hotels Porto, bem como um conjunto de entidades culturais, institucionais e académicas, como o Bairro dos Livros, a Casa Ferreirinha, o Centro Português de Fotografia, a Cityrama Gray Line Portugal, a CP - Comboios de Portugal, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Teatro Nacional São João, a Torre dos Clérigos, a Universidade do Porto – Faculdade de Letras da Universidade do Porto e CETAPS.

Conta ainda com a JCDecaux, a Rádio Comercial e a RTP – Radio Televisão Portuguesa como media partners.

MIRROR PEOPLE DE REGRESSO

 



















© Tiago Cerveira

Depois da edição de “Desert Island Broadcast”, lançado em setembro do ano passado, Mirror People regressa agora com o novo single “I Feel 4 U”, já disponível em todas as plataformas digitais, acompanhado por um videoclipe realizado por Alexandre Azinheira.

Escrito por Rui Maia em colaboração com Kyle Quest - nome artístico de Diogo Braga -, “I Feel 4 U” surge como um novo capítulo no percurso do alter ego do músico, produtor, DJ e teclista dos X-Wife, aprofundando a dimensão colaborativa e a ligação à música de dança que têm marcado o projeto desde a sua origem.

Gravado no ano passado, o tema cruza elementos de disco, funk e eletrónica numa construção marcada pela fluidez rítmica e pela abordagem melódica da voz de Kyle Quest, responsável pela letra e interpretação vocal principal. João Cabrita participa no tema com saxofone e vozes secundárias, reforçando a dimensão orgânica e coletiva da composição.

O lançamento é acompanhado pela faixa instrumental “Gordon Glu”, prolongando o universo destas sessões. Ambos os temas foram gravados e produzidos por Rui Maia, com mistura de Zé Nando Pimenta nos estúdios Arda Recorders, no Porto, e masterização de Jorge Lima.

Idealizado como um projeto aberto à colaboração com artistas de diferentes expressões culturais, Mirror People nasceu da vontade de explorar linguagens associadas ao disco, funk e eletrónica, mantendo sempre a pista de dança como ponto de encontro e espaço de liberdade criativa.

Ao longo da última década, Rui Maia foi consolidando Mirror People como um dos projetos mais singulares da música eletrónica portuguesa, construindo uma discografia marcada pela transversalidade estética e pela colaboração artística. Entre os temas mais reconhecidos do projeto encontram-se singles como “I Need Your Love”, “Come Over”, “Drinks Promise Better”, “Reckless”, “Gud Times” ou “Any Color U Like”, apresentados ao vivo em vários palcos nacionais e internacionais.

O videoclipe de “I Feel 4 U” foi filmado na Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, Matosinhos, espaço emblemático desenhado por Álvaro Siza Vieira. Originalmente captadas em 2016 para um projeto entretanto abandonado, as imagens são agora recuperadas numa nova versão com edição, efeitos e pós-produção realizados por Rui Maia.

“I Feel 4 You” e “Gordon Glu” estarão disponíveis em vinil, numa edição de 7” limitada e numerada a 50 unidades à venda no bandcamp de Mirror People e em lojas da especialidade. “Gordon Glu” estará disponível apenas na edição física e não será disponibilizada nas plataformas digitais.

domingo, 21 de junho de 2026

MÚSICOS POSTOS Á PROVA EM PODCAST PICANTE

 



O panorama digital e cultural português ganha um novo e irreverente fôlego já no próximo dia 28 de junho. Esqueçam as entrevistas ensaiadas, as respostas politicamente corretas e as habituais conversas de circunstância. Chega ao YouTube o "Em Brasa", um formato de entrevistas inovador e fora da caixa em Portugal, que promete levar os rostos da nossa cultura ao limite — literalmente.

Apresentado por Tatiana Fox da Silver Fox Management, o programa cruza o jornalismo de entretenimento com um autêntico teste de resistência física. A premissa é tão simples quanto cruel: à medida que as perguntas sobem de tom, o nível de piri-piri das asinhas de frango (com opções vegetarianas) aumenta exponencialmente na escala Scoville. Sem filtros, sem cortes e com as lágrimas nos olhos, os convidados são desarmados pelo picante, revelando o seu lado mais genuíno, hilariante e imprevisível.

O Batismo de Fogo: Bruno Celta e Peter Strange

Para o episódio de estreia, as honras da casa — e do sofrimento — competem a duas figuras marcantes do panorama musical e criativo: o músico e produtor Bruno Celta e o compositor Peter Strange. habituados à cumplicidade do estúdio e dos palcos, os dois artistas vão ver a sua parceria testada sob o efeito alucinante das "Asinhas Infernais".

Desde os piores hábitos no processo de composição conjunta até aos segredos mais bem guardados dos bastidores da produção musical, nada ficará por responder. Resta saber quem vai pedir o copo de leite primeiro e quem conseguirá manter a postura de "músico sério" até à última gota de piri-piri.

Uma Produção com a Assinatura Silver Fox

Com uma estética visual cuidada e uma dinâmica de "pensa rápido" que promete momentos de comédia pura, o "Em Brasa" assume-se como um conteúdo obrigatório para quem quer ver a cultura e os seus intervenientes de uma perspetiva completamente despida de artifícios.

PROGRAMA DE 20/06/26

1 - Alex FX - A turn point
2 - Jesuíno - Holllyfood
3 - Astronauta Desaparecido - That law (vox - Mahatma Gandhi)
4 - João Lucas - Acts of disturbance
5 - L'Ego - Senhores cinzentos
6 - Herr G meets Fuel2Fight - às vezes lá no meu monte
7 - Orquestra Popular de Paio Pires - Festas populares de Paio Pires
8 - Mão Morta - Oub'lá
9 - Travo - Burial

10 - Paul Oak - Sunny afternoon
11 - Santa Clara Blues - Hearts and souls
12 - Kakerlakk - Every time i die
13 - Dapunksportif - Everything changes
14 - The Pages - Teenager rebels
15 - Democrash - The concept of clothing

sexta-feira, 19 de junho de 2026

PROGRAMA DE 19/06/26

1 - Janeiro & Valter Lobo - Cor lá fora
2 - Virgem Suta - Barbara & Ken (acústico)
3 - Os Quatro e Meia ft Luís Trigacheiro - Quem me vê
4 - Riyta - Inferno
5 - Elvira - Dona do teu nariz
6 - Tsunamiz - Just sayin'
7 - Niki Moss - Getting to the bottom
8 - Mão Morta - Carícias malícias
9 - Travo - Burial
10 - Bastonada - 100 sem
11 - Napa - Sortudo
12 - Zarko - Vertigens
13 - M1ke - Deixa doer
14 - Maya Blandy - I don't need
15 - ATIC - Crayon

MÚSICA DOS HOMENS DO BARCO CHEGA ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS COM A PARTICIPAÇÃO DE DIOGO PIÇARRA





















O que começou como um momento descontraído entre amigos, a bordo de um barco e partilhado nas redes sociais, tornou-se num dos maiores fenómenos virais portugueses deste verão. Depois de conquistar milhares de adeptos online, ecoar nos arraiais de Lisboa e ser cantada espontaneamente por centenas de pessoas, "Vem Mundial, a Taça é Nossa" chega agora oficialmente às plataformas digitais.

Interpretada pelos Homens do Barco, a canção conta nesta versão oficial com a participação especial de Diogo Piçarra, juntando-se a um movimento que nasceu de forma totalmente orgânica e que rapidamente ultrapassou todas as expectativas dos seus criadores.

Inspirada no universo musical de António Variações, a música adapta a melodia da icónica "Canção de Engate" ao espírito de apoio à Seleção Nacional e ao sonho de conquistar o Mundial 2026. O resultado é um tema contagiante que une várias gerações em torno da paixão pelo futebol e por Portugal.

Tudo começou com a publicação de um pequeno excerto nas redes sociais. Em poucas horas, os comentários multiplicaram-se, os pedidos para uma versão completa tornaram-se constantes e o vídeo começou a circular de forma massiva. Dias depois, já havia adeptos a cantar a música em festas populares, encontros de amigos e eventos ligados à Seleção Nacional.

A dimensão alcançada pelo projeto levou à criação dos Homens do Barco, um grupo formado por:

Tiago Franco de Melo Pinto
Joaquim Pedro Gariso Coimbra
Tomás dos Santos Sousa
Pedro Abrantes de Mello Vieira
Miguel Ventura Antão
Gonçalo Alcobia Viola Simões Carlos
Francisco dos Prazeres Bispo
Rafael Emanuel de Lemos Lopes Cavaleiro
António Diogo Tito de Carvalho Simões
Rúben Macau Fonte Santos Almeida
Diogo Miguel Lobo Bule

A produção esteve a cargo de Duarte Carvalho e André Henriques, responsáveis por transformar uma simples brincadeira num lançamento musical profissional.

Os Homens do Barco fazem ainda questão de agradecer à família de António Variações, cujo apoio e abertura tornaram possível que esta homenagem pudesse ganhar vida e chegar ao público da forma correta e respeitando o legado de uma das maiores figuras da música portuguesa.

Mais do que uma música, "Vem Mundial, a Taça é Nossa" tornou-se num ponto de encontro entre adeptos, um cântico espontâneo que nasceu do povo e que promete acompanhar o percurso da Seleção Nacional rumo ao Mundial 2026.

O vídeo já está disponível no YouTube, e a música estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir das 00:00 de dia 20 de Junho.