quinta-feira, 9 de maio de 2024

DANIEL GALVÃO EDITA EP DE ESTREIA "PERFIL." E NOVO SINGLE ‘BÚZIOS.’





















Fotografia: Tomás Monteiro

O cantor e compositor Daniel Galvão lançou o EP de estreia “perfil.”, já disponível em todas as plataformas digitais. O curta duração ê uma mistura de R&B, Neo-Soul, Pop, Jazz e Bossa Nova e retrata o mundo na perspetiva do artista, com as canções a representarem símbolos de coragem e liberdade. Todas as letras e músicas são da autoria de Daniel Galvão, que assina também a produção do EP, exceto na faixa ‘sem refrão.’, co-produzida com João Sampayo e Martim Tonic.

Nas palavras do artista, “o EP "perfil." simboliza liberdade, perseverança e coragem de criar contra todas as adversidades e limitações. Representa, também, uma expressão irrestrita do meu universo musical através de 5 temas que, musicalmente, traduzem viagens distintas. Estou grato por finalmente dar a conhecer o meu ‘perfil.’ e partilhar o mundo segundo o meu ponto de vista”.

‘búzios.’ é o segundo single do EP de estreia de Daniel Galvão. Inspirado por uma viagem a Búzios, no Brasil, este é o tema do curta-duração que o próprio diz ser o mais biográfico e que descreve como “um antídoto de alegria”.

“A 'búzios.' é, para mim, uma das músicas mais especiais do meu EP “perfil.”. É, talvez, a menos parecida com as outras, musicalmente, porque representa uma viagem, uma fase da minha vida de pura inspiração e encantamento. É a única canção que escrevi completamente sozinho e, talvez por isso, seja a que melhor me traduz”, revela Daniel Galvão. “Eu queria fazer um tema que fizesse o ouvinte sorrir, que o levasse a um lugar de paz. E, para mim, esse lugar é Búzios, no Brasil. Eu apaixonei-me completamente por aquele sítio, pela luz, pelas melodias que fluíam pelas ruas, pelas praias, pelas pessoas. É, fundamentalmente, uma canção que fiz para ouvir naqueles momentos em que a tristeza parece avassaladora, como uma espécie de antídoto de alegria”, conta ainda.

Composto por um total de 5 canções, entre elas o single de avanço 'sem refrão.', o EP "perfil." marca a estreia discográfica de Daniel Galvão em nome próprio.

A música é parte integrante da vida de Daniel Galvão desde que se lembra: cresceu rodeado de cantores e músicos. Começou a gravar canções ainda muito novo e teve educação musical formal com cinco professores de canto diferentes, sendo que cada um deles lhe transmitiu técnicas distintas. No entanto, foi na igreja que frequentava com a família que conheceu a voz como "veículo" e "instrumento" e, ainda, a importância de ouvir e sentir os músicos em seu redor e executar, independentemente de qualquer improviso ou adversidade.

Muito por conta da sua educação e contexto familiar as principais inspirações e referências musicais de Daniel Galvão encontram-se no Gospel. Em casa ouvia Whitney Houston ou Sade, mas, também, cantores e músicos de Jazz, como Melody Gardot e Louis Dowdeswell, compositores como Claude Debussy e Tchaikovsky, e os contemporâneos Kings of Convenience, Tom Misch, Gal Costa ou Margarida Campelo.

As suas próprias composições são e serão um reflexo da fase da vida em que foram criadas. Daniel Galvão acredita que a música transcende a linguagem e, por mais que tenha uma mensagem em mente, cada pessoa que ouvir as suas canções poderá interpretá-las de maneira diferente. Assim, um dos objetivos passa por conseguir que as pessoas que o ouvem, independentemente de falarem ou não a língua em que escreve, possam simplesmente sentir, e associar cada tema a memórias e momentos das suas vidas, os passados e os que ainda estão por vir.

2024 é o ano da estreia discográfica de Daniel Galvão, com o lançamento do EP “perfil.”. Do alinhamento do curta-duração fazem parte os singles ‘búzios.’ e ‘sem refrão.’.

Sem comentários: