sexta-feira, 10 de maio de 2024

HADESSA ENCERRA “FORTUNA” COM “ÁVIDA”



HADESSA finaliza “FORTUNA”, disco de estreia editado em 2023, com novo tema inédito. "Ávida", a última canção a ser apresentada, ao invés de invocar a abundância e a opulência que ouvimos nos primeiros temas, é uma canção nervosa e inquieta, aparentemente simples, mas de métrica e compasso complexos.

Em "Ávida", que tem a particularidade de ter sido a primeira canção escrita para o disco, encontra-se a verdadeira génese de “FORTUNA”: um sentimento eufórico e de grandiosidade, um grande desejo de entregar ao mundo um disco de estreia altamente impactante, mas, ao mesmo tempo, uma grande dificuldade em visualizar o caminho até lá chegar. Ouvimos cantar sobre a constante necessidade de mudança e de estímulo, o pendor para o risco, a agitação e o descontrolo que caracterizaram o momento em que a artista – que vive com perturbação do espectro bipolar – atravessava quando começou a conceber o seu disco de estreia.

“Quando começo uma cena vejo logo onde onde é que vou desistir / Furo as regras, vou-me embora, já é tempo, é hora de partir / Quando parto para a guerra vou com vontade de perder / Quando perco uma batalha num instante estou a renascer / Quando nasce uma criança quero muito que cresça depressa / Não descanso, não acalmo, tenho mesmo muita muita pressa / Quando faço uma canção passo à frente antes de acabar / Quando acabo numa cama quero logo outra para acordar”.

Se há quem considere HADESSA artesã da palavra, "Ávida" é uma joia em filigrana, com cada sílaba perfeitamente pensada para cada lugar. Junto com harmonias que se vão adensando ao longo da música, o tema, produzido e gravado com Catarina Branco, é um exemplo de colaboração entre duas artistas, autoras e produtoras, onde o resultado é maior que a soma das partes.

A faixa já se encontra disponível nas plataformas digitais e encerra o capítulo de “FORTUNA”, que será editado em CD e Vinil, numa reduzida edição de autora, neste verão.

As imagens utilizadas no lyric video foram captadas entre agosto de 2021 e janeiro de 2022, período em que a artista começou a conceber o disco e, mais concretamente, esta canção.

HADESSA - Biografia

HADESSA estreou-se em 2023 com o opulento e misterioso álbum de estreia FORTUNA. A infância passada a ouvir Fado, a juventude a descobrir as músicas tradicionais e a curiosidade pelas músicas do mundo são audíveis no seu trabalho, que não é alheio às influências blues, jazz, hip-hop, rock, pop. Cada canção é única e reflete uma faceta diferente da artista, que não se enquadra em apenas um género musical.

A música de HADESSA é o veículo das suas palavras. No princípio é o verbo e a sua mensagem. Os poemas das suas composições abrangem as inquietações e alegrias do coração e da vida, e cada canção é um planeta. Fala-nos de maternidade, sexualidade, precariedade, desigualdade e clandestinidade, mas também de abandono, relações tóxicas e doença mental em intricadas mas tangíveis fábulas. “Escrevo sobre o que conheço, o que vivo, o que observo e o que imagino. Cada capítulo da minha vida tem mil finais alternativos que me levam, na minha imaginação, porém invariavelmente, à destruição. Sinto necessidade de contemplar as possibilidades trágicas da vida para reconhecer a minha existência feliz e pacífica, como se apenas conhecendo a dor profunda, pudesse também conhecer o zénite do prazer”, diz-nos HADESSA.

Sem comentários: