O novo álbum de DarkSunn, produtor com quase 20 anos de carreira, é uma composição sobre a arte de envelhecer na música, nos beats e no hip-hop. Para esta jornada, traz alguns dos companheiros que foi fazendo pelo caminho: DJ Madruga, J-K, João Pestana, Mlk Mau Aluno e Vasco Completo.
DarkSunn, produtor, co-fundador da Monster Jinx, DJ e host de um programa/podcast sobre beats. São quase 20 anos a fazer música, no entanto, este é apenas o seu 2º álbum. Depois da ode à cidade que o viu nascer e crescer, no álbum Almada Velha, o produtor aventurou-se pelas beat tapes, lançando ‘Cromática’ e ‘Beats for Plants Vol 1’. Agora regressa aos LPs para homenagear a arte de envelhecer ao ritmo das batidas.
Redundâncias à parte, Old Man Dark emana maturidade. Uma maturidade que vem dos anos a fazer beats mas também da sua presença em vários coletivos, eventos e comunidades.
‘Tell the Story’, single de antecipação do álbum lançado em abril de 2024, anunciava ao que vinha. Há uma história para contar e DarkSunn vai escrevê-la em faixas cheias de detalhe, para que nenhum pormenor escape. Há mais história para escrever e este Old Man não planeia sair de cena tão cedo, porque a evolução não tem data de validade.
‘Would you look at me now?’, ouve-se numa voz poeirenta em ‘Tinto da Casa’. Envelhecer como o vinho, costumamos dizer, sobre os que não procuram o pico mais alto para espetar uma bandeira, mas encontram o caminho na busca da melhor versão de si mesmos, dia após dia, ano após ano. Num género musical que ainda olha para o envelhecimento com embaraço, a afirmação de DarkSunn torna-se particularmente relevante. Este OG celebra o passar do tempo com o cálice bem lá no alto.
E existe melhor forma de festejar do que rodeado pelos amigos e colaboradores que encontramos pelo caminho? DJ Maddruga, J-K, João Pestana, Mlk Mau Aluno e Vasco Completo juntam-se à mesa e trazem o seu ponto de vista em forma de rimas, notas de guitarra e scratch.
'Old Man Dark', o novo álbum de DarkSunn, é lançado a 18 de outubro pela Monster Jinx. Terá edição limitada em vinil e estará disponível em todas as plataformas digitais. O concerto de apresentação acontece dia 14 de novembro, no Lux Frágil, pelas 22h30.
Sem comentários:
Enviar um comentário