segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Linda Martini - “Linda Martini” (Demo, Edição de Autor)


Grande surpresa. As coisas às vezes acontecem quando menos esperamos. E essas sim, são as maiores surpresas. Aquelas que nos deixam ficar uma enorme alegria interior.
No caso, não quer isto dizer que os Linda Martini nos tenham feito chegar aos ouvidos um tesouro rico em diamantes, jamais observados. Não, nada disso!
Este som sónico, que busca muito suor nas guitarras dos Sonic Youth, e alguma transpiração no som de uns Mão Morta, não é de todo a coisa mais inovadora do planeta.
Mas então onde está a surpresa que se esconde entre estas muralhas de som? Está no facto de a banda cantar em português. E aí sim, os Linda Martini conseguem ser diferentes, e afastarem-se da concorrência mais directa. Quem estaria à espera de ouvir por aqui palavras ditas na língua de Camões? Outra particularidade interessante é o facto de a banda apostar muito nos instrumentais. Nesta demo aparecem dois. E existe ainda outro factor que agrada na música dos Linda Martini. É lado mais experimental de alguns momentos das suas canções.
Tudo isto, chega e sobra, para fazer deste um cozinhado rico em vitaminas. Serve para mostrar uma banda que ao aventurar-se neste difícil mundo da música, sabe já muito bem aquilo que quer fazer.
Por isso podemos dizer sem medo, que estamos perante um grande grupo. 2006, altura em que o primeiro disco dos Linda Martini verá a luz do dia, irá confirmar sem receios aquilo que agora escrevo.

Nuno Ávila

Sem comentários: