Depois do lançamento de “À La Portugaise”, primeiro single e faixa-título do próximo álbum de Rossana, a artista portuguesa radicada em Londres acaba de disponibilizar “Inglaterra”, novo tema de antecipação.
“Inglaterra” não é uma canção que apenas resulta de influências; é uma canção que fala, isso sim, sobre influências. Numa realidade que se desenrola entre dois mundos distintos: a sua terra natal e a terra que escolheu; é em Londres que Rossana renasce artisticamente. Entre o impacto desta vivência bipartida, é notória a sua relação com os sons da lusofonia, que vai redescobrindo em várias das suas criações, e a conciliação nas sonoridades mais jazz, blues e psicadélicas que a capital britânica a aproximou.
Este novo tema, que nos fala sobre ser-se emigrante e viver numa realidade diferente, e que ao mesmo tempo nos transporta para os bailes do verão lisboeta — sem dizer que não a um ‘pézinho’ de samba — exalta a tão nossa saudade, trazendo na volta um pedaço de Inglaterra, e abrindo assim uma nova porta dentro do universo de Rossana: a da abordagem consciente a essa dualidade.
A faixa já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. O LP “À La Portugaise” está agendado para novembro e conta com o selo da BAIT Records.
Rossana - Biografia
Rossana, persona de Inês Barroso em palco, tornou-se sinónimo de abordagens inovadoras à música desde o início do projeto, há 5 anos. Sem nunca se prender ao convencional, a compositora portuguesa radicada em Londres há muito que se afastou da sua formação em piano clássico, explorando géneros que vão do jazz ao psy-rock, passando pela música latina, folclórica portuguesa ou mesmo eletrónica. No entanto, por mais longe que vá nas suas incursões sónicas, consegue sempre juntar todas estas influências num som que só pode ser descrito como seu.
Depois de ter actuado em Portugal, Inglaterra e França, lançando o seu primeiro LP no ano passado, “The Entertainer”, uma coleção de faixas instigantes que ilustram perfeitamente essa natureza eclética, Rossana está agora prestes a lançar o seu segundo disco. “À La Portugaise”, assinalando o início de um novo capítulo para o projeto. Com uma sonoridade que reafirma a sua herança, mas sem nunca se render a ela, a artista pretende falar uma linguagem universal capaz de cativar ouvintes de todo o mundo.
A promessa para o futuro próximo é aproximar a sua música de novos públicos internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário