Dizsonante [sound poetry. sound art. Performance. Spoken word. Oralidades]
O mais vanguardista dos festivais do TMG de regresso no final deste mês
No último dia do mês de Novembro (dia 30) regressa o mais vanguardista dos Festivais promovidos pelo TMG, o DizSonante [sound poetry . sound art .performance . spoken word . oralidades], cuja abertura é feita com as performances “Passagem”, de Alberto Pimenta e “Disección Poética en Público”, da poetisa espanhola Marina Oroza.
Alberto Pimenta é frequentes vezes apelidado de “experimentalista”, mas já explicou que rejeita a combinação de estética e programática de correntes .Uma das principais marcas da sua obra poética consiste porventura em sacralizar o profano e vice-versa. Da sua estética da performance faz partecentral tratá-la como um evento único, irrepetível, criado para a circunstância local e temporal da sua realização.
No dia 1 de Dezembro, “Rumor” de Ana Deus substui o espectáculo de Blixa Bargeld, que por motivos pessoais não se pode deslocar a Portugal. Ana Deus, dos projectos Ban e Três Tristes Tigres apresenta este “Rumor”, a solo, onde, só a voz se faz ouvir. Com a ajuda de pedais, cria texturas e ritmos sobre os quais vai criando e recriando temas. Alberto Pimenta, Ernesto Meloe Castro, Daniel Faria, Fausto, José Mário Branco e Regina Guimarães sã oalguns dos autores visitados. Os vídeos são de Amarante Abramovici e os desenhos de Paulo Ansiães Monteiro.
No dia seguinte (2 de Novembro) actuam também no âmbito do Dizsonante: Un oDuo Trio (Paulo Maria Rodrigues, Luís Miguel Girão e Rolf Gehlhaar) com aperformance “Cyberlieder”, e a espanhola Maria Durán apresenta “Cuisine Concrète”, espectáculo a partir de sons “cozinhados” com a ajuda de fogões e microfones.
“CyberLieder” é uma composição resultante da colaboração de Paulo Maria Rodrigues, Luis Miguel Girão e Rolf Gehlhaar. É uma estrutura para improvisação que se desenvolve em torno da descoberta pessoal do potencial existente na interacção entre o performer e o computador. A performance baseia-se na transformação da tradicional jaqueta do cantor clássico num interface de controle em comunicação com um computador.
Para mais informações, contactar:
Teatro Municipal da Guarda
Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA,
Tel. 271 205 240 • Fax. 271 205 248
Sem comentários:
Enviar um comentário